Wines of Argentina estreia na Wine South America

Redação

Buscando expandir mercado e se consolidar ainda mais no Brasil, a Argentina terá uma participação expressiva na feira internacional Wine South America – o maior evento profissional do setor da América Latina –, que ocorre de 25 a 27 de setembro, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O estande coletivo do Wines of Argentina será o mais representativo da área internacional, com a presença de 33 vinícolas das províncias de La Rioja, Mendoza, Neuquén, Río Negro e Salta, de todas as regiões vitivinícolas (Norte, Cuyo e Patagônia).

Além da Malbec, casta emblemática do país sul-americano, novidades com outras cepas e blends serão apresentadas no espaço de 160m². Das 33 empresas participantes, 11 já exportam ao Brasil e 22 querem passar a comercializar.

A Argentina compõe o ranking de principais exportadores de vinhos e espumantes para o Brasil. De janeiro a junho deste ano, o país ocupou a terceira posição, comercializando no território verde-amarelo 6,8 milhões de litros e movimentando mais de US$ 23 milhões. Neste primeiro semestre, os produtos argentinos representaram 13,69% do volume de rótulos importados ao Brasil e 14,60% do valor, segundo dados do Comex Stat, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

“O Brasil é o nosso quarto mercado em importância para a exportação de vinho fracionado em garrafa, depois dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. A Wine South America terá um papel importante para nos fazer chegar a uma maior quantidade de estados brasileiros, ampliando para além das principais cidades do país”, afirma Carolina Tonnelier, gerente de área para o Brasil e América Latina do Wines of Argentina.

Trinta e três vinícolas premium representarão o país na Wine South America, que ocorre em setembro, na Serra Gaúcha. Além de estande coletivo, associação promoverá uma masterclass sobre Malbec no terceiro dia do evento

Malbec, o cartão de visitas argentino
Além do espaço coletivo, o Wines of Argentina promoverá no terceiro dia da Wine South America (27 de setembro), às 18h, uma masterclass exclusiva sobre os vinhos Malbec. A casta é atualmente a variedade de uva mais cultivada na Argentina e emblema indiscutível do país.
Conforme o Wines of Argentina, a cepa atravessa seu melhor momento: representa 21,4% do total da área produtiva e 37,53% das uvas tintas da Argentina. É também a variedade que mais aumentou sua superfície. Em 18 anos, cresceu 163%, o equivalente a 26.653 hectares, pulando de 16.347 hectares (2000) para 43 mil hectares (2018). Mendoza lidera a produção nacional de Malbec, com 36.585,50 hectares, 85% do total de vinhedos.

A comercialização do produto também vem expandindo. Segundo a entidade setorial, a variedade é líder na exportação argentina: em 2018, o Malbec representou 29% do total de litros comercializados ao Exterior e 49% do faturado. Em 11 anos, as exportações do produto cresceram 375%. Lideram o ranking de países importadores os Estados Unidos, seguido por Reino Unido, Canadá e Brasil.

Mas não há somente Malbec na Argentina. Também é possível encontrar outras uvas, como Cabernet Sauvignon, Syrah, Tempranillo, Bonarda e Pinot Noir, nas tintas, e da Chardonnay à Sauvignon Blanc e Torrontés, nas brancas. As variedades tintas representam 57% do cultivo do país, as brancas, 19%, e as rosadas, 24%.

Vinícolas no estande Wines of Argentina:
Alpamanta Estate Organic & Biodynamic
Alta Vista
Andeluna
Belhara Estate
Bodega Argento
Bodega Carelli
Bodega Cielo Y Tierra
Bodega Del Río Elorza | Verum Patagonia
Bodega Gieco
Bodega Piedra Negra
Bodega Torreleones
Bodegas Bianchi
Bodegas Y Viñedos Familia Goyenechea
Carinae
Casir Dos Santos
Corbeau Wines
Diamandes
Don Cristobal
Familia Aicardi
Familia Cassone
Finca La Anita
Finca Sophenia
Flechas De Los Andes S.A
Gauchezco Vineyard & Winery
Jasmine Monet Organic Vineyard
Kaiken
La Riojana
Mendoza Vineyards
Pascual Toso
Prozan
Tapiz
Vinorum
Vinos De La Luz

Sobre a Wine South America


Maior feira profissional de vinhos da América Latina, a Wine South America chega à segunda edição focada em promover negócios entre a indústria, os compradores de varejo e os profissionais do vinho. Durante três dias, o evento reunirá, em 10 mil metros quadrados, os principais players do Brasil e do Exterior, que buscam iniciar ou ampliar negócios especialmente nos países do continente latino-americano. Em 2019, o evento contará com mais de 250 marcas expositoras das principais regiões produtoras nacionais e internacionais. Até o momento, 10 países estão confirmados: África do Sul, Argentina, Áustria, Brasil, Chile, Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai. Os setores de destilados e olivicultura também integram o portfólio desta edição.

Leave a Comment