Inaugurado em dezembro de 2020, o Xamam tem a proposta de ser o primeiro espaço dedicado 100% à carne de porco no Centro-Oeste. Com dois ambientes a casa é dividida entre o salão do restaurante e a charcutaria, comandados pelo chef Anthony Soares e pelo mestre charcuteiro, Alexandre Freitas.
Um dos carros-chefes do Xamam é o menu degustação (R$ 199). A opção apresenta um desfile de pratos inéditos com inspirações e técnicas das cozinhas de vários países, tendo a carne de porco como protagonista e apresentada de diferentes formas. A cada mudança de estação o menu se renova, e a casa cria um from head to tail – da cabeça ao rabo -, com diferentes cortes do porco. Com a chegada do inverno, o restaurante lança seu primeiro menu, apelidado de Inspirações.
“Criamos esse menu baseado em grandes chefs do mundo todo e do Brasil. Observamos pratos criados por eles e fizemos uma ‘versão suína’, com tudo que nós temos disponível em nossa charcutaria”, explica o chef Anthony Soares.
Entradas
Assim que o cliente escolhe o menu degustação, ele já é servido com uma saborosa água de moranga para abrir seu paladar. Em seguida, rodelas de calabresa, paio e copa defumadas e maturadas são apresentadas. Cada uma traz um sabor diferente devido ao modo de preparo. Logo depois é a vez do Combinado Xamam, com três sushis feitos de carne de porco e servidos em uma cama de gelo: a primeira opção é com picanha, abacaxi, arroz e flor de sal; o segundo é um corte da barriga, montado com couve e arroz; e o terceiro uma bochecha de porco, com nori e arroz. A próxima etapa é mais leve, com uns snacks especiais e muito ousados: pirulito de bochecha, tortinha de joelho e bomba de costela.
O ápice dos pratos de entrada fica por conta do “Nem tudo é o que parece ser”, composto por batata bolinha com demi de glacê suíno e bacon de fraldinha. O prato instiga pela forma que é apresentado, dentro de uma crosta de sal queimado. Por fim, para finalizar as entradinhas é servida uma raspadinha de abacaxi com gengibre e salada refrescante para limpar o paladar.
Pratos principais
Abrindo as opções protagonistas do menu, uma revisão da clássica sobremesa Romeu e Julieta, feita com queijo de cabra, goiabada, burrata, rosbife suíno e água de tomate. Logo após, o chef apresenta um rústico inhame recheado com costela e farofa de aparas, preparada com um blend de várias partes do porco servido em cima de uma cama de sal, que mais parece neve. Para finalizar, o chef apresenta o “Diversidade”: uma junção de sabores que jamais foram imaginados juntos, feito com picanha de porco, espuma de tucupi e arroz de coco. Uma delícia!
Sobremesas
A primeira delas é uma “pré-sobremesa”, como o chef Anthony gosta de chamar. Um combinado de pão de calabresa, queijos e diferentes tipos de mel. Para finalizar a experiência gastronômica, a penúltima jogada do xadrez o “Xeque” ganha uma homenagem e carrega o nome do prato que apresenta dois chocolates em formato de peças do jogo, servidos em um mini tabuleiro. Uma delas é revestida com pistache e a outra tem uma bala explosiva. A última sobremesa é uma composição de bananas com caramelos, com creme, tartar e chips de banana, toffee, sorvete de caramelo e farinha de bacon.
Xamam Restaurante e Charcutaria Onde: CLS 210 Bloco B loja 30 - Asa Sul - DF Horário: segunda a domingo, 11h às 23h; Para mais informações: @xamam.rc Telefone: (61) 98593-8593