17 motivos para beber mais Água!

beber mais água

A água é não só essencial para a sobrevivência, mas também uma das bebidas mais subestimadas e subconsumidas do mundo de hoje. Não é segredo que beber água é bom para si – ajuda a manter o seu corpo hidratado, a eliminar as toxinas e até a evitar que coma em excesso. No entanto, a maioria das pessoas luta para beber os oito copos de água recomendados por dia (ou seja, cerca de nove copos), o que pode ter efeitos adversos no nosso corpo.

Beber quantidades insuficientes de água pode resultar em desidratação, o que tem um impacto negativo no nosso desempenho no trabalho, na escola e mesmo no nível de exercício físico. Felizmente, há muitas razões para beber mais água que podem motivá-lo a aumentar a sua ingestão.

A água ajuda na perda de peso porque não tem calorias, ao contrário de outras bebidas, como refrigerantes ou sucos. Quando você bebe água, ela enche seu estômago e faz você se sentir cheio, por isso é menos provável que você coma lanches pouco saudáveis. Além disso, a água potável pode ajudar a aumentar seu metabolismo, o que ajudará a queimar mais calorias.

Conheça os 17 motivos para beber mais Água:

  1. Ajuda na digestão
  2. Melhora a pele
  3. Mantém o organismo hidratado
  4. Reduz a retenção de líquidos
  5. Diminui as chances de ter cálculos renais
  6. Controla a pressão arterial
  7. Auxilia no funcionamento do intestino
  8. Previne contra infecções urinárias
  9. Fortalece os ossos e articulações
  10. Ajuda na perda de peso
  11. Diminui as chances de ter diabetes tipo 2
  12. Protege contra problemas cardíacos e AVC’s
  13. Auxilia no tratamento da osteoporose
  14. Previne câncer
  15. Reduz os sintomas da menopausa
  16. Diminui os riscos de desenvolver ansiedade e depressão
  17. Regula o humor

Menina bebendo água

Benefícios para a saúde de beber mais água

Vamos agora entender um pouco mais como a água atua sobre o nosso corpo e os benefícios que ela nos trás:

1 Vai sentir-se mais energizado

Se consumir a quantidade diária recomendada de água, sentir-se-á naturalmente mais energizado e terá níveis de produtividade mais elevados. Foi demonstrado que o consumo de água suficiente para aumentar os níveis de energia em 28%, o que o pode ajudar a manter-se alerta no trabalho. Se estiver desidratado, o seu corpo confundirá isto como um sinal de stress extremo e enviará os sinais apropriados para libertar energia para contrariar a desidratação.

Contudo, isto pode esgotar rapidamente os seus níveis de energia, o que tornará mais difícil a conclusão das suas tarefas no trabalho. Consumir água suficiente pode ajudar a manter a sua mente alerta e concentrada, ao mesmo tempo que o ajuda a evitar as quedas de energia a meio da tarde que muitas pessoas experimentam. Beber água suficiente também pode ajudar a reduzir o risco de dores de cabeça, que são muito comuns nos empregados que não estão devidamente hidratados.

2 Melhora a pele

Ao beber mais água, terá uma pele melhor: Beber água suficiente pode melhorar o estado da sua pele e reduzir o risco de desenvolver doenças de pele, tais como dermatites e eczemas. Embora possa certamente usar diferentes produtos de cuidado da pele para melhorar o aspecto e a sensação da sua pele, consumir água suficiente pode ser uma forma fácil e gratuita de manter a sua pele saudável. Muitas pessoas não se apercebem que o maior órgão do corpo é realmente a pele, no entanto é aquele que muitas vezes negligenciamos e esquecemos de cuidar.

Homem bebendo água

A pele é um órgão frágil que requer numerosos nutrientes para se manter saudável. Uma das melhores formas de manter a pele hidratada e saudável é bebendo água suficiente. A água potável pode ajudar a pele a manter-se hidratada, o que pode reduzir o aparecimento do envelhecimento. Pode também ajudar a prevenir rupturas e outras condições de pele, tais como a psoríase. O bónus adicional é que a melhoria da saúde da pele também o ajudará a parecer mais jovem e a sentir-se mais confiante.

3 Ajuda na perda de peso

Ao beber mais água, perderá peso: Beber água suficiente pode ajudar a perder peso de duas formas diferentes. Em primeiro lugar, pode ajudar a reduzir as dores da fome e evitar que coma em excesso, o que pode levar ao aumento de peso.

Segundo, pode ajudar a eliminar as toxinas, que podem contribuir para o aumento de peso quando deixadas no corpo. De facto, consumir água suficiente pode ajudar a evitar o armazenamento de gordura e pode dissolver os depósitos de gordura, facilitando a perda de peso pelo seu corpo.

Muitas pessoas assumem erroneamente que devem beber menos água quando decidem perder peso. No entanto, isto pode na realidade ter o efeito oposto. Ao beber água suficiente, está de facto a ajudar o seu corpo a eliminar as toxinas e a decompor a gordura, o que pode ajudá-lo a atingir os seus objectivos de perda de peso muito mais rapidamente.

Simplesmente aumentando a sua ingestão diária de água, pode perder um quilo extra por mês, o que o pode ajudar a atingir os seus objectivos de perda de peso muito mais rapidamente.

4 Pode prevenir a obstipação

Beber água suficiente pode ajudar a prevenir a obstipação, que pode ocorrer quando o seu corpo está desidratado. Isto é particularmente comum entre os adultos mais velhos, que podem não consumir água suficiente para contrariar a desidratação que ocorre naturalmente em resultado do envelhecimento. A desidratação pode fazer com que o seu sistema digestivo fique apertado, o que pode levar à obstipação.

Beber água suficiente pode ajudar a prevenir a obstipação, mantendo o seu sistema digestivo a funcionar suavemente e melhorando os seus movimentos intestinais. Se estiver a debater-se com a obstipação ou a ter dificuldades com os seus movimentos intestinais, o aumento da sua ingestão diária de água pode ajudar a expulsar o seu sistema digestivo e ajudar a melhorar a sua regularidade. Beber água suficiente também pode ajudar a manter a sua pele saudável, o que pode ajudar a prevenir condições de pele, tais como a acne.

Artigo Relacionado: Os benefícios da água de coco

5 Ajuda ficar longe de comida má

Beber água suficiente pode ajudá-lo a manter-se longe de comida má e impedir que chegue para petiscos pouco saudáveis. Estudos demonstraram que quando as pessoas estão devidamente hidratadas, é menos provável que cheguem a lanches pouco saudáveis, tais como batatas fritas e outros alimentos salgados. Beber água suficiente pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, o que pode prevenir a ânsia e a alimentação compulsiva.

Quando o seu corpo estiver desidratado, desejará açúcar e sal para ajudar a hidratar as suas células. Se não for devidamente hidratado, isto pode causar um aumento dos seus níveis de açúcar no sangue e fazer com que anseie por alimentos maus, tais como doces açucarados. Ao beber água suficiente, pode ajudar a prevenir os súbitos desejos de açúcar e a manter os seus níveis de açúcar no sangue estáveis.

6 Aumenta sua imunidade

Ao beber mais água, pode aumentar a sua imunidade: Beber água suficiente pode ajudar a aumentar a sua imunidade e reduzir o risco de contrair uma infecção. Se estiver desidratado, o seu sistema imunitário é forçado a fazer horas extraordinárias para ajudar a eliminar as toxinas e manter-se saudável. Isto pode deixar o seu corpo menos preparado para combater infecções, tais como o frio comum, e manter-se saudável.

Ao beber água suficiente, pode ajudar a aumentar a sua imunidade e a manter o seu corpo saudável. Isto pode reduzir o seu risco de contrair uma infecção e ajudá-lo a manter-se produtivo no trabalho. Se estiver doente, é provável que falte ao trabalho. Se estiver hidratado, pode ajudar a reduzir o risco de ficar doente e manter-se saudável, o que o pode ajudar a manter-se produtivo no trabalho.

7 Reduz inflamação

Ao beber mais água, pode reduzir a inflamação: Quando o seu corpo está desidratado, pode causar um aumento da inflamação e levar a vários problemas de saúde. A desidratação pode diminuir a produção de neurotrofina, uma proteína que ajuda a reduzir a inflamação e a prevenir doenças. Beber água suficiente pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo e pode ajudar a prevenir várias doenças e enfermidades.

Se sofre de inflamação, tal como uma articulação ou músculos inchados, beber mais água pode ajudar a reduzir o inchaço e a aliviar a dor. Ao beber água suficiente, pode ajudar a reduzir o risco de muitos problemas de saúde, tais como doenças cardíacas, diabetes tipo 2, e mesmo certos tipos de cancros, tais como o cancro do cólon.

8 Previne infecção

Ao beber mais água, pode ajudar a combater as infecções: Beber água suficiente pode ajudar a combater infecções e pode mesmo ajudar a prevenir a propagação de infecções, tais como a gripe. Quando o seu corpo está desidratado, torna-se mais susceptível a infecções e doenças, tais como o frio e a gripe comuns. Beber água suficiente pode ajudar a eliminar toxinas e bactérias, o que pode ajudar a prevenir infecções e a combater infecções que já se encontram no seu corpo.

Isto pode ser particularmente útil durante a época da gripe, quando muitas pessoas estão a contrair a gripe. Pode ajudar a evitar que a gripe se espalhe para si, bebendo água suficiente para ajudar a expelir a gripe, o que também pode ajudar a evitar a perda de trabalho devido a uma infecção por gripe.

Ao beber mais água, pode ajudar a combater as infecções

Apesar de todos esses benefícios que água  pode trazer, a qualidade da água é uma questão muito importante pois pode levar a riscos para a saúde:

Os Riscos e Perigos de Beber Água Contaminada

Todos os dias, dependemos da água para nos sustentar. Utilizamo-la para saciar nossa sede, cozinhar nossos alimentos e limpar nosso corpo. Mas o que acontece quando a água de que dependemos está contaminada? Infelizmente, a água contaminada é uma realidade para muitas pessoas em todo o mundo. Vamos analisar mais de perto os riscos e perigos de beber água contaminada.

A água contaminada pode causar uma variedade de doenças, desde um leve desconforto gastrointestinal até doenças mais graves como cólera e febre tifóide. Em alguns casos, ela pode até ser mortal.

As crianças são especialmente vulneráveis aos efeitos da água contaminada, pois seus sistemas imunológicos ainda não estão totalmente desenvolvidos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, todos os anos, mais de dois milhões de crianças menores de cinco anos morrem de doenças diarréicas causadas pela água contaminada.

Um dos contaminantes mais comuns na água é a bactéria. A contaminação bacteriana pode ocorrer devido a transbordos de esgoto, escoamento agrícola ou mesmo sistemas sépticos defeituosos.

Quando ingeridas, essas bactérias podem causar gastroenterite, que é uma inflamação do estômago e dos intestinos. Os sintomas incluem náusea, vômitos, diarréia e cãibras abdominais. Em casos graves, pode ocorrer desidratação.

Outro tipo comum de contaminação da água é a contaminação química. Isto pode ocorrer quando os resíduos industriais são despejados em corpos de água ou quando produtos químicos usados na agricultura escorrem para os cursos d’água. A contaminação química pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo irritação da pele, problemas respiratórios e até mesmo câncer.

Ninguém deve ter que se preocupar se a água que está bebendo é segura ou não. Infelizmente, para milhões de pessoas em todo o mundo, a água contaminada é uma realidade. A melhor maneira de se proteger e proteger sua família dos riscos e perigos da água contaminada é se educar sobre o assunto e defender a água limpa para todos.

As crises climáticas também são outro fator de preocupação em relação com a disponibilidade de água para todos:

Água Contaminada

A água potável vai acabar?

Não é segredo que a água é essencial à vida humana. Podemos viver por semanas sem comida, mas sem água, duraríamos apenas uma questão de dias. 97% da água da Terra é água salgada, e dos 3% restantes, dois terços estão congelados em geleiras ou indisponíveis para uso humano. Isso deixa apenas 0,5% da água do mundo como água doce, e é esse 0,5% que sustenta toda a vida na Terra.

Com a população mundial projetada para atingir 9,7 bilhões até 2050, é claro que algo terá que ser feito para garantir que haja água doce suficiente para circular. Neste post do blog, vamos dar uma olhada no estado atual da água potável do mundo e explorar algumas soluções potenciais para a crise mundial da água.

O quanto nos resta de Água Potável?

Estima-se que cada pessoa requer entre dois e quatro litros de água por dia para beber, cozinhar e higiene. Em 2016, a população mundial era de 7,3 bilhões de pessoas. Isto significa que entre 14 e 29 bilhões de litros de água são necessários todos os dias apenas para atender às necessidades humanas básicas. Com apenas 10% da água doce do mundo sendo facilmente acessível, é claro que algo precisa ser feito para evitar uma grande crise global.

A agricultura consome a grande maioria dos recursos mundiais de água doce acessíveis, com aproximadamente 70% sendo usada apenas para irrigação. Isto significa que há muito pouca água sobrando para uso doméstico ou industrial, uma vez que as necessidades agrícolas tenham sido atendidas. Em muitos países, isto resultou em uma escassez generalizada de água, bem como em conflitos políticos sobre recursos escassos.

A África do Sul é um país onde as tensões são altas devido à escassez de água. No início de 2018, foi dito aos residentes da Cidade do Cabo que esperavam o “Dia Zero” – o dia em que as torneiras seriam fechadas devido à falta de água disponível. Embora o Dia Zero tenha sido adiado para 2019, os residentes ainda estão sendo racionados a apenas 50 litros de água por dia, num esforço para conservar o pouco que resta.

Qual é a soluções para a Crise de Água?

Embora certamente não seja uma solução perfeita, a dessalinização – o processo de remoção do sal da água do mar – poderia ajudar a aliviar as tensões na cidade do cabo, fornecendo uma nova fonte de água doce. Entretanto, a dessalinização é um processo que consome muita energia e é, portanto, bastante caro.

Outra solução é a reciclagem da “água cinza” – utilizando águas residuais de residências para fins de irrigação em vez de água potável (potável). Isto também tem suas limitações, pois a água cinza pode conter produtos químicos nocivos ou patogênicos que poderiam contaminar as culturas cultivadas utilizando água residual reciclada.

Os desafios enfrentados pela água potável do mundo são assustadores, mas não intransponíveis. Investindo em melhorias de infra-estrutura e desenvolvendo técnicas de irrigação mais eficientes, podemos garantir que haja água doce suficiente para atender nossas necessidades agora e no futuro.

 

Deixe um comentário