O que é um Super Alimento, e você deveria estar comendo?

Túlio Villafañe

Superalimentos são alimentos ricos em nutrientes que são considerados essenciais para uma saúde ótima. Estes alimentos são considerados como contendo uma concentração mais alta de vitaminas, minerais, antioxidantes e outros componentes benéficos do que outros tipos de alimentos.

Também se pensa que eles fornecem mais nutrição em menos calorias, tornando-os ideais para aqueles que procuram manter ou melhorar sua saúde. Embora não haja uma definição científica exata para o que constitui um superalimento, os especialistas geralmente concordam que essas poderosas fontes nutricionais devem ser parte integrante de qualquer dieta saudável.

Então, por que exatamente você deveria considerar incorporar os super-alimentos em sua rotina diária? Bem, há muitos benefícios associados ao consumo de uma dieta balanceada que incorpora estes nutrientes especiais. Por um lado, os super-alimentos têm sido ligados à melhoria da saúde do coração e podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver certas doenças crônicas, tais como doenças cardíacas, câncer e diabetes.

Além disso, eles podem fornecer propriedades de aumento de energia – ajudando a manter a energia durante todo o dia sem ter que depender de bebidas açucaradas ou lanches insalubres. Finalmente, eles também fornecem fontes naturais de vitaminas e minerais importantes que podem ser difíceis de obter de nossas dietas diárias.

Super-alimentos mais populares

Alguns dos super-alimentos mais populares incluem frutas como mirtilos e bagas de açaí, vegetais como couve e espinafre, nozes como amêndoas e nozes, sementes como sementes de chia e sementes de cânhamo, grãos como quinoa e painço, leguminosas incluindo lentilhas e feijão, proteínas à base de plantas como tofu e tempeh, peixe incluindo salmão e atum.

Gorduras saudáveis do azeite de oliva, óleo de abacate ou óleo de coco, ervas como tumericão e gengibre, especiarias como pimenta-de-caiena ou canela, iogurte/kefir probiótico, chocolate preto com pelo menos 70% de cacau, chá verde (cafeinado ou descafeinado), suplementos de algas/algas como espirulina ou clorella, mel crú / xarope de maçã / néctar de caverna, se desejado para fins de doçura, pães de grãos germinados/produtos de cereais feitos com grãos germinados em vez de farinhas refinadas (e. g., pão de Ezekiel), bagas secas de goji/mirtilos, se desejado para fins de petiscos.

Atividade física

Além de manter uma dieta equilibrada que incorpora algumas dessas poderosas fontes nutricionais, é importante ter certeza de que você está tendo atividade física suficiente a cada semana para colher todos os benefícios associados com o consumo desses tipos de alimentos.

O exercício ajuda seu corpo a absorver nutrientes essenciais de forma mais eficiente – fortalecendo seus ossos e músculos enquanto melhora sua saúde e bem-estar geral ao mesmo tempo! O exercício regular também pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver certas doenças crônicas como a obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas – permitindo que você tenha uma vida mais longa e saudável em geral!

Adicionar alguns super-alimentos à sua rotina diária pode ser extremamente benéfico para a sua saúde e bem-estar em geral! Eles não apenas fornecem numerosas vitaminas e minerais essenciais que ajudam a aumentar seus níveis de energia e imunidade, mas também podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver certas doenças crônicas! Portanto, certifique-se de incluir alguns super-alimentos ricos em nutrientes em suas refeições diárias – o seu corpo lhe agradecerá em troca!

2 thoughts on “O que é um Super Alimento, e você deveria estar comendo?”

  1. Bom dia! Considero barata doce e inhame super alimentos, pois ajuda na imunidade e são ótimos no café da manhã e lanche da tarde .

    Reply

Leave a Comment