Linha de empanados, com 10 novos produtos, atende a demanda de consumidores e ressignifica a categoria que está há algum tempo sem inovações
A Seara, presente em 90% dos lares brasileiros e reconhecida pela qualidade, sabor, inovação e liderança em diversas categorias do mercado de alimentos, apresenta o maior lançamento de sua história atendendo a uma demanda dos consumidores. A marca irá lançar uma linha de empanados, com 10 novos produtos, para ressignificar a categoria, ampliando o seu portfólio para todas as ocasiões de consumo.
Os hábitos de consumo foram reconfigurados desde o início da pandemia, tornando o sabor, prazer e a conveniência prioridades na busca pelas refeições. Atenta a esse movimento e buscando sempre ouvir o seu consumidor, a marca apresenta mais esse lançamento após novidades recentes como a linha de churrasco, petiscos, e novos itens em Seara Gourmet.
“Sabor, prazer e rapidez de preparo tornam-se aliados ao novo cotidiano de consumo. E a Seara inova mais uma vez, de olho em uma demanda do consumidor.”, afirma o CMO da Seara, Frank Pflaumer. “Queremos ressignificar a categoria no Brasil, já que esse é um prato tradicional nos lares brasileiros. O consumo só não é maior porque falta variedade de produtos e opções de alta qualidade”, completa o executivo.
A categoria está há algum tempo sem inovações e embora tradicional na mesa dos consumidores, o consumo de empanados congelados no Brasil ainda tem amplo potencial de crescimento quando comparado às taxas de penetração em mercados no exterior. Enquanto esses produtos estão presentes em 33% dos lares brasileiros, esse índice sobe para 54% nos Estados Unidos e 66% no Reino Unido.
Além do grande potencial de ampliação do consumo, o segmento de empanados registra forte expansão no curto prazo, crescendo, em média, a uma taxa anual de 7,4% nos últimos anos. Esse movimento encontra suporte em uma tendência de os consumidores cozinharem mais dentro dos seus lares. Segundo levantamento recente da Kantar, o empanamento de alimentos em casa aumentou 46% de 2021 para 2022. Estimativas de mercado apontam que o faturamento anual desta categoria seja da ordem de R$ 2,9 bilhões, com um ticket médio 15% superior aos produtos congelados sem empanados.
A nova linha de alimentos da Seara consiste em 10 tipos de empanados distintos produzidos 100% com peito de frango, integrais e moldados no formato snack, e coxas de frango, trazendo ao consumidor praticidade, variedade, sabor e ocasiões de consumo. A estratégia da marca foca em ampliar ainda mais a qualidade dos produtos. O novo portfólio de empanados está previsto para chegar aos principais pontos de venda entre abril e maio deste ano.
“Identificamos que os brasileiros são apaixonados por empanados, e queriam ainda mais conveniência e versatilidade. Para tanto, a nova linha da Seara expande a variedade de empanados disponibilizada pelo mercado. Com esse movimento, o consumidor vai contar com os produtos que ele desejava ou preparava em casa, agora prontos para o consumo”, diz a diretora-executiva de negócios de Alimentos Preparados da Seara, Gabriela Pontin.
Nova unidade em Rolândia
Toda a estratégia da Seara para ressignificar a categoria de empanados é reforçada pela entrada em operação da primeira fase da fábrica de Rolândia (PR). Totalizando R$ 1 bilhão, esse é o maior investimento da JBS no negócio desde a sua aquisição, em 2013. Instalada em um terreno de 257 mil metros quadrados (m²), com uma área construída de 54 mil m², a nova planta incorpora as principais tecnologias da indústria 4.0 e de sustentabilidade. Na etapa de construção, o empreendimento gerou mais de 1 mil empregos na região.
A nova fábrica é a mais automatizada da Seara no Brasil e uma das mais modernas da JBS em todo mundo, contando com robôs em suas esteiras de produção e embalagem, tecnologias integradas à inteligência artificial e armazenamento de dados em nuvem. A fábrica também nasce com protocolos de sustentabilidade, como coleta de águas pluviais, geração de energia solar no estacionamento dos veículos e utilização de veículos elétricos.
A operação de Rolândia está dividida em etapas, sendo a primeira, entregue agora, focada na produção de empanados. Com isso, o empreendimento criará 681 vagas de emprego e vai injetar R$ 31 milhões por ano de massa salarial na economia de Rolândia e região. Esse projeto integra o plano investimento de R$ 8 bilhões, anunciado pelo negócio no final de 2019.
Seara inicia campanha da linha de empanados no ‘BBB23’
Para reforçar a presença da marca na mesa dos brasileiros, a Seara terá dois grandes momentos de experiência interligados com o lançamento da linha de empanados. O primeiro é o ‘BBB23’, que será palco de apresentação dos novos produtos, dentro e fora da casa mais vigiada do País. O segundo é o The Town, o mais novo festival de música, cultura e arte de São Paulo, que acontece em setembro desse ano e vai reunir milhares de pessoas. A comunicação é assinada pela WMcCann.
“Acreditamos que os territórios de música, entretenimento, gastronomia e culinária fazem parte da construção de memórias na vida das pessoas e permitem a participação da marca em conversas ricas. Pensando nisso, entendemos tanto o ‘BBB’ quanto o The Town como oportunidades para participarmos de forma legítima de diálogos ao redor desses temas”, afirma o CMO da Seara, Frank Pflaumer.
Cada vez mais presente na mesa dos brasileiros, a Seara consagrou sua liderança no mercado com conquistas importantes. Nos últimos 8 anos, foi destaque como uma das marcas que mais evoluiu no ranking do Brasil Footprint 2022, da Kantar, e listada entre as cinco mais escolhidas pelo brasileiro, por conta do forte crescimento em penetração e recompra. Em 2022, a Seara expandiu o dobro do que vinha crescendo em preferência, atingindo o maior patamar de sua história. Além disso, se tornou a marca mais valiosa do setor no Brasil (Ranking Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2022, revista IstoÉ Dinheiro).
“No território de entretenimento, o ‘BBB’ é a nossa escolha para apresentar esse lançamento porque, assim como a Seara, o reality é democrático e alcança um número significativo de pessoas, como um grande potencial de vitrine”, diz o executivo. “Enquanto o The Town, o mais novo e o mais esperado festival de São Paulo, é o palco ideal para levarmos o sabor único e a qualidade da nova linha de Empanados da Seara, por meio de ações e ativações que destacarão os atributos e os diferenciais dos produtos da marca para milhares de pessoas”, completa Pflaumer.
Sobre a Seara
Presente há mais de 64 anos nos lares brasileiros, a Seara tem um dos portfólios mais diversificados do setor de alimentos – com opções que vão de proteína animal (frango e suínos) a pratos prontos, margarinas, pizzas, frios, lanches prontos, embutidos e proteína vegetal, essa última representada pela linha Incrível Seara, líder em seu segmento.
Completam o portfólio global as marcas Seara, Seara Gourmet, Seara Nature, Seara DaGranja, Seara Turma da Mônica, Big Frango, Marba, Massa Leve, Doriana, Primor, Delicata, Salada, entre outras. Atualmente, a empresa conta com milhares de produtos ao redor do mundo. Exporta para mais de uma centena de países e possui certificações internacionais de excelência em produção.
Sobre a JBS
A JBS é a maior indústria de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 250 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é a maior empregadora.
No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular.
A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, e assumiu em março de 2021 o compromisso de se tornar Net Zero até 2040. Isso significa que a JBS vai zerar o balanço líquido das suas emissões de gases causadores do efeito estufa, reduzindo a intensidade das emissões diretas e indiretas e compensando toda a residual. A JBS foi a primeira empresa global do setor de proteína a estabelecer esse compromisso, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.