Panela Nestlé: 5ª Rodada de Desafios para Startups

Redação

O Panela Nestlé, plataforma de inovação aberta da companhia, está com inscrições abertas para a 5ª rodada de desafios a startups de todo o Brasil interessadas em criar soluções para levar displays abastecidos de produtos para os pontos de vendas e estruturar uma solução voltada a microempreendedores de culinária que avalie se o relacionamento atual promove a lealdade e aumenta o consumo médio de produtos da marca. As propostas devem ser enviadas até 11 de setembro pelo site https://panelanestle.com.br/.

Desafios da 5ª Rodada

Nesta rodada, são dois desafios abertos: um deles é focado em iniciativas para entregar displays físicos já abastecidos nos pontos de venda, com otimização no reabastecimento de modo a manter o mobiliário sempre completo de produtos da marca; o outro tem como objetivo encontrar maneiras de mensurar o relacionamento e a fidelização de microempreendedores do ramo culinário nas plataformas digitais da Nestlé. Após a seleção, as startups terão a oportunidade de desenvolver um projeto piloto ou prova de conceito com a companhia, já com aplicação em ambiente comercial para avaliação de aderência sobre o desafio lançado. Nessa fase, os participantes já são remunerados de acordo com cada projeto e, ao final do programa, as propostas validadas podem ser contratadas como parceiras ou fornecedoras.

Importância da Inovação Aberta

“Acreditamos fortemente na inovação aberta, onde as melhores ideias emergem ao abrir portas para colaborações externas. Para nós, parcerias são importantes ferramentas para enfrentarmos desafios complexos e estamos empolgados para criar novas alianças com startups, cocriando projetos inovadores que façam a diferença nas mais diferentes áreas da Companhia. O Panela Nestlé permite que nossos parceiros ganhem visibilidade e possam testar soluções em um contexto real de negócio”, afirma Carolina Falcoski, Gerente de Inovação Aberta da Nestlé.

Resultados do Panela Nestlé

A Plataforma Panela Nestlé existe desde 2021 e, até 2023, a iniciativa já mapeou quase 900 startups, avaliou mais de 500 e desenvolveu cerca de 30 projetos piloto. “Temos uma taxa de conversão de piloto em negócio bastante expressiva, cerca de 40% dos projetos são incorporados na Companhia”, explica Carolina.

Casos de Sucesso

Food to Save

Entre as parcerias com startups que a companhia converteu através do Panela está a proposta de sacolas-surpresa criada pela foodtech Food to Save. A startup contratada dá destino a alimentos que poderiam ser descartados – como o volume excedente de linhas de produção das fábricas e produtos já embalados próximos da data de validade – para novo ciclo na cadeia de compras. O projeto piloto já com comercialização de sacolas-surpresa com desconto no valor final dos itens, gerou mais de 5,5 mil vendas em três meses, o equivalente a 10 toneladas de alimentos que não foram desperdiçados. E agora, a startup se tornou parte da base de clientes da Nestlé e segue apoiando a Companhia no combate ao desperdício de alimentos.

Água Camelo

Outra proposta bem-sucedida contemplada em edições passadas nas chamadas dos desafios do Panela Nestlé foi com a startup Água Camelo. O projeto encontrou uma solução economicamente viável capaz de levar água tratada a fazendas produtoras de cacau na Bahia. Atualmente, a iniciativa integra o primeiro e maior programa de sustentabilidade da cacauicultura brasileira, o Nestlé Cocoa Plan (NCP), oferecendo a produtores baianos o mapeamento da fonte de água em suas propriedades, captação, filtragem, construção de encanamentos, instalação de caixa d’água e bomba, até treinamentos sobre consumo consciente e manutenção de um filtro próprio, concedido e instalado. O sistema robusto é capaz de filtrar até 1000L/H em cada um dos pontos de purificação de água.

Atualmente o trabalho da Nestlé com a Água Camelo está ativo em duas fazendas nas cidades de Mascote e Arataca, no sul baiano, e vai ser expandido para mais 19 propriedades pelo estado, através do programa NCP.

Para mais informações e inscrições à 5º rodada de desafio do Panela Nestlé 2024, acesse: https://panelanestle.com.br/.

Detalhes dos Desafios

DESAFIO 1

Entregar displays físicos já abastecidos com produtos da Nestlé aos pontos de venda de todo o Brasil, com constância no reabastecimento

Os produtos da Nestlé têm conquistado o paladar dos brasileiros há mais de 100 anos e agora a empresa quer garantir que os produtos estejam sempre em destaque e com disponibilidade no ponto de venda. Para isso, a Nestlé já utiliza displays de chão posicionados de modo estratégico para atrair a atenção dos shoppers. O desafio consiste em encontrar uma solução que garanta a chegada dos displays já abastecidos nos pontos de venda, assegurando o abastecimento contínuo e correto dos mesmos, maximizando a eficácia da exposição e mantendo a visibilidade dos produtos durante todo o ciclo de vida dos displays.

Resultado esperado: Displays entregues já abastecidos no ponto de venda, com reabastecimento contínuo e presença otimizada nas lojas.

DESAFIO 2

Mensurando o relacionamento com microempreendedores culinários

A Nestlé tem um grande vínculo com microempreendedores da culinária, como pessoas que fazem bolos, doces, marmitas, entre outros alimentos como fonte de renda. O objetivo do desafio é fortalecer ainda mais essa relação, sempre apoiando o crescimento dos negócios destas pessoas, e identificar quais iniciativas têm o potencial de ampliar a lealdade delas aos produtos da Nestlé.

Resultado esperado: Mensurar a lealdade de microempreendedores de culinária a partir de iniciativas novas ou já existentes e seu impacto em vendas.

Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, e Espírito Santo, além de oito centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 98% dos lares brasileiros.

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