Em 2015, o mercado de hamburguerias no Brasil era dividido entre os estabelecimento de fast food e as opções gourmetizadas, cujas criações chegavam facilmente aos R$ 50. Nesse cenário, surgiu a Bullguer e a proposta de oferecer hambúrgueres clássicos com ingredientes de alta qualidade e, o melhor, preços amigos. Como diferencial, também trouxe ao país a técnica do smash burger, bastante difundida nos Estados Unidos, mas até então desconhecida em terras brasileiras. Para completar, tratou de fortalecer a sua imagem com a sua logomarca estampada nos pães.
A fórmula foi certeira. Atualmente, são 120 mil clientes atendidos por dia, nas 13 lojas já em funcionamento em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Esses números, no entanto, irão aumentar a partir de agora, com a abertura de mais um endereço da marca, dessa vez em Brasília.
O local escolhido para a 14ª unidade foi a comercial da 410 Sul. A loja de 85 lugares tem o mesmo serviço ágil e despojado praticado nas outras unidades.
Todos os hambúrgueres são servidos em embalagens descartáveis e têm preços entre R$ 18 e R$ 25.
Para pedir o lanche, o cliente se dirige ao caixa e, após o pagamento, recebe um sensor luminoso que o avisa quando o pedido estiver pronto, para que seja retirado no balcão.
O cardápio
Um pouco menores que os de outras casas do gênero, os hambúrgueres da Bullguer são elaborados com 100g de carne 100% Black Angus, na medida da fome e sem exagero. A porção de proteína compõe cinco combinações do menu fixo e uma versão especial por mês. Os discos de carne são preparados a partir da técnica de smash burger, na qual o blend vai à chapa moldado como uma bola e é esmagado com a espátula depois de atingir o ponto ideal de caramelização, o que faz com que continue suculento com cor e sabor preservados. Essa forma de fazer hambúrgueres é bastante comum nos Estados Unidos e chegou ao Brasil pelas mãos da Bullguer em 2015.
Outra inovação adotada primeiramente pela Bullguer no país foi a marcação da logo no pão com um stencil em brasa, que acabou se tornando tendência entre casas do gênero. É justamente daí que vem o nome de um dos carros-chefes da Bullguer, o Stencil (R$ 22), composto por carne, queijo prato fundido, cebola roxa, alface, tomate e molho especial à base de páprica. Já Lumberjack (R$ 22), outro queridinho da casa, leva carne, queijo, bacon e picles. Enquanto isso, o Bullguer (R$ 20) é montado com os mesmos ingredientes, mas não inclui as tiras de carne suína defumadas.
Vendidas a R$18, as opções mais baratas são o Standard, com pão, carne e queijo, e o Bulldog, cachorro-quente com salsicha frankfurt enrolada em bacon e passada na chapa, acompanhada por salada coleslaw, de repolho com cebola roxa e maionese. Ótima opção para os vegetarianos, o Cheese Please (R$ 25), é feito com um disco de 100g de queijo camembert empanado em farinha panko, além de molho, alface e tomate.
No Chicks (R$ 20), um hambúrguer de frango crocante é coberto por queijo, cebola roxa, alface e maionese da casa. E no Fisherman (R$ 25), o peixe é preparado como um tempurá antes de ser servido com queijo, alface e molho. Todos os sanduíches podem ganhar carne e queijo dobrados, por mais R$9.
Para acompanhar, a casa oferece as Batatas Crinkles (R$ 9), que são onduladas, fritas e temperadas com páprica. As porções são servidas com a maionese da casa, que pode ser consumida à vontade. Há também a opção de adicionar às fritas uma generosa porção de queijo fundido cremoso, por R$ 5 a mais.
Na seleção de bebidas, há o Milkshake (R$ 16) disponível no sabor chocolate crocante com avelã. Outras possibilidades são a Berrie Lemonade (R$ 9), bebida refrescante feita na casa, com base de limão e frutas vermelhas; refrigerante (R$ 6, com refil), chá gelado (R$ 7) e chopp Heineken (R$ 9, 330 ml).
As sobremesas também seguem a máxima de que “menos é mais”: a Apple Pie (R$ 18) é uma torta de maçã assada, ao estilo americano, servida quente com sorvete de creme e caramelo, enquanto o Sundae (R$ 14), de creme e de máquina, recebe como topping pedaços e farofa do famoso Brownie do Luiz, além de calda de chocolate. Por fim, há ainda a casquinha de creme (R$ 5).
Sobre a Bullguer
O conceito da marca remete ao fast casual, modelo com serviço mais ágil e com preços menores que os praticados em restaurantes, porém com maior cuidado dispensado aos preparos e ingredientes que nas redes de fast food.
Inspirada no Shake Shack, fenômeno surgido em Nova Iorque, a Bullguer é resultado da sociedade de Alberto Abbondanza, Ricardo Santini e Thiago Koch, chef responsável pela concepção do cardápio. Atualmente, são 13 unidades em funcionamento em São Paulo e no interior desse Estado, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. A unidade de Brasília é a 14ª da marca.
Em 2015, a Bullguer foi premiada como melhor “Bom e Barato” pela Veja São Paulo Comer e Beber e primeira colocada no ranking do hambúrguer da Viagem e Turismo.
Serviço Bullguer Brasília Endereço: CLS 410, Bloco C, Loja 5 Telefone: (61) 3554-1777 Horário de funcionamento: Diariamente, das 12h à meia-noite