Abacaxi é uma das frutas ideais para o verão

Com o verão chegando, a alimentação pode ganhar aliados que ajudam a manter a forma física e que aliviam o calor dos dias mais quentes. Um exemplo é o abacaxi, uma fruta muito versátil, que vai bem em pratos doces, salgados, sucos, smoothies ou in natura.

Além de possuir um baixo teor calórico e proporcionar diversos benefícios para a saúde, o abacaxi também é conhecido por ajudar na digestão, pois contém uma substância funcional chamada bromelina, capaz de quebrar as células de proteína. Por isso, ele é muito indicado como acompanhamento para alimentos mais pesados, como carnes vermelhas, por exemplo. “A bromelina também tem ação diurética, que é potencializada pelo fato do abacaxi ser uma fruta suculenta, ideal para dias quentes”, explica a nutricionista Renata Guirau.

Outro benefício do abacaxi é sua ação antioxidante, pois é rico em vitaminas e minerais que atuam na redução da atividade dos radicais livres. Devido às suas fibras, ele também ajuda na melhora da função intestinal e no aumento da saciedade.

E não para por aí: a fruta também é uma rica fonte de vitamina C, “favorecendo a imunidade, além da saúde da pele”, aponta Renata.

Para garantir o máximo de nutrientes, o recomendado é o consumo in natura, preferencialmente no momento em que é cortado, pois uma parte da vitamina C se perde após a polpa ser exposta. “Se for consumir um tempo após o abacaxi ser manipulado, ele deve ser armazenado em geladeira, em recipiente tampado”, indica a nutricionista.

Renata também ressalta outras formas de consumo: em suco, com gelatina, em salada de frutas, com salada de folhas, na forma de chá (da casca), na forma de geleia ou compota. Ela salienta que, pessoas que sofrem com quadros de gastrite aguda ou têm tendência a apresentar aftas, por conta de alimentos ácidos, devem consumir a fruta com cautela. “No caso de quem tem gastrite, sempre optar pela fruta mais madura e junto com outros alimentos, como na sobremesa do almoço ou jantar, por exemplo”, explica.

A quantidade ideal do consumo do abacaxi varia de pessoa para pessoa. O Guia Alimentar Para a População Brasileira recomenda de 2 a 3 porções de frutas ao dia, sendo que uma rodela média de abacaxi já corresponde a uma porção. Depois de higienizada, sua casca também pode ser usada para preparo de sucos, chás e doces. “Para isso, é necessário lavar a casca do abacaxi em água corrente, com detergente neutro e auxílio de uma escovinha exclusiva para uso em alimentos. Em seguida, o ideal é deixar a fruta de molho, em solução de água com cloro, por 15 minutos. Vale ressaltar que esse processo deve ser feito antes do abacaxi ser cortado”, detalha a nutricionista.

Sobre o Oba Hortifrui

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

 

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.