Alimentos que turbinam a saúde mental

A pandemia tem sido prejudicial à saúde mental das pessoas. O isolamento social e até mesmo conciliar a quarentena em família juntamente com o home office desencadeou doenças emocionais que afetam o modo comportamental de como as pessoas se alimentam. Segundo a OMS, no Brasil, 11,5 milhões de pessoas sofrem com depressão e até 2030 será a doença mais comum no país.

Especialista em adequação nutricional e comportamental, Dra. Luanna Caramalac Munaro destaca que todos os sistemas do nosso organismo estão interligados. “É necessário tratar a saúde como um todo. A comida está relacionada com as relações afetivas e todas as pessoas devem cuidar da saúde nutricional e mental. O reflexo das tensões, ansiedade, e estresse com o confinamento são características dos tempos atuais onde encontrar o equilíbrio é essencial”.

Dra. Luanna destaca também a importância da alimentação correta para nossa saúde psicológica. “Para melhorar o bem-estar mental é necessário consumir alimentos que induzem a produção de triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina (hormônio neurotransmissor do prazer que regula o sono, humor, apetite) como banana, aveia, alface, e chocolate meio amargo que contém magnésio e atua como relaxante muscular. Vegetais verde-escuros como brocólis, rúcula, couve, espinafre, escarola também contém muitas fontes de magnésio e complexo B, nutrientes que auxiliam e modulam a saúde mental.

A serotonina é capaz de liberar diversos efeitos positivos normalmente relacionados às sensações de bem-estar e saciedade. No cérebro, essa substância regula a ansiedade, aumenta a felicidade e melhora o humor.

Receita para dar um UP na Saúde Mental: Vitamina de Banana com Cacau

Ingredientes:

  • 1 banana
  • 1 scoop de proteína vegetal ou whey hidrolisado
  • 1 colher sopa de cacau em pó 70% zero açúcar
  • 200ml de água

Modo de preparo: bater tudo no liquidificar e tomar em seguida

Sobre:

Nutricionista Dra. Luanna Caramalac Munaro – CRN – 3 49383 – atua na área da saúde integrativa com o foco em prevenção e tratamentos de doenças crônicas não transmissíveis, como: doenças autoimunes, depressão, infertilidade, câncer, diabetes, HAS, compulsão alimentar e emagrecimento.

Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional- VP, em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase, Pós- graduanda em Nutrição Comportamental- IPGS, formação em modulação intestinal.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.