Aprenda preparar salmão e conheça os benefícios

Incluir salmão na rotina melhora a imunidade e o funcionamento da tireoide O peixe é rico em vitaminas e antioxidantes que proporcionam muitos benefícios para a saúde

Ele está sempre presente no cardápio dos adeptos à alimentação saudável e não é por menos: o salmão é uma excelente fonte de nutrientes para o organismo, além de ser um ingrediente versátil e muito saboroso, como sugere a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

“O peixe possui altos valores de vitaminas e minerais, que contribuem de diferentes maneiras para o bom funcionamento do corpo. As vitaminas D e as do complexo B, encontradas no salmão, atuam na saúde óssea e ajudam a fortalecer a imunidade”, ressalta a profissional.

Por ser rico em selênio, o sistema imunológico ganha mais uma força extra. A ação antioxidante desse mineral também tem uma outra função: a de estimular a tireoide a trabalhar melhor, uma vez que auxilia na formação dos hormônios dessa glândula.

O peixe é rico em vitaminas e antioxidantes que proporcionam muitos benefícios para a saúde

Segundo a nutricionista, outro benefício bastante conhecido do salmão (e dos pescados, de modo geral), é o ômega-3, um tipo de gordura que também age como antioxidante e tem participação direta na saúde neurológica e cardiovascular. “O ômega-3 ainda contribui para a melhora dos níveis de colesterol no sangue, tanto reduzindo o LDL, como elevando o HDL”, indica Renata Guirau.

Quer mais motivos para incluir o peixe na rotina alimentar? O salmão é rico em gorduras polinsaturadas, que possuem ação anti-inflamatória e fornecem energia, e é fonte de potássio, mineral importante para o controle da pressão arterial e contração muscular.

É fato que o pescado pode proporcionar muitas vantagens para a saúde, entretanto, os preocupados com a balança precisam ficar de olho na quantidade ingerida, já que o salmão possui valor calórico mais alto, quando comparado com outros tipos de peixes.

Ainda assim, vale apostar na presença do peixe nas refeições principais do dia! Confira as receitas propostas por Renata Guirau para aproveitar todos os benefícios do salmão:

Salmão com alcaparras simples

  • 4 filés de salmão
  • ½ xícara de chá de alcaparras
  • 1 col de sopa de manteiga
  • 2 col de sopa de manteiga
  • 1 dente de alho amassado
  • Sal e pimenta a gosto

Preparo:

1. Tempere o salmão com sal e pimenta e grelhe em uma frigideira untada com azeite.
2. Aqueça a manteiga em uma panela, refogue o alho e acrescente as alcaparras.
3. Refogue bem e sirva por cima dos filés de salmão grelhados.

Talharim com salmão

  • 500g de talharim
  • 4 dentes de alho
  • 2 xícaras de salmão cozido, em lascas
  • 3 col de sopa de azeite
  • 1/3 xícara de chá de manjericão fresco
  • Sal e pimenta a gosto

Preparo:

1. Cozinhe o talharim com água e sal, escorra e reserve.
2. Aqueça o azeite e refogue o alho.
3. Acrescente o macarrão, o manjericão e o salmão.
4. Acerte o sal e sirva em seguida.

Tartar fácil de salmão

  • 300g de salmão sem pele e sem gordura
  • 1 col de sobremesa de suco de limão siciliano
  • Raspas de ½ casca de limão siciliano
  • 1 col de sopa de azeite de oliva
  • Sal e pimenta a gosto

Preparo:

1. Corte o salmão em pequenos cubinhos.
2. Misture os temperos em uma tigela e acrescente o salmão picado.
3. Coloque em potinhos, para moldar o formato do salmão.
4. Desenforme direto no prato, na hora de servir.

Sobre o Oba Hortifruti

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Atualmente, a marca possui 47 lojas em São Paulo, Distrito Federal e Goiânia. Esse ano, comemora 40 anos de história. A rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.