Associação Brasileira de Produtores de Abacates organiza eventos (São Paulo)

Associação Brasileira de Produtores de Abacates

A associação Abacates do Brasil participa do CPNutri com palestra satélite da Escritora Conceição Trucom, autora do livro Amo Abacate, uma parceria da Associação com a escritora que estará também lançando o livro durante o VIII CPNutri – Congresso Paulista de Nutrição e VIII Encontro de Nutricionistas, realizado pela APAN – Associação Paulista de Nutrição e pela FMO- Fundação Mokiti Okada. A palestra satélite será no dia 24 de agosto das 12h às 13h no auditório da Fundação Mokiti Okada, em São Paulo.

A Abacates do Brasil vem realizando diversas ações com o objetivo de ampliar as informações sobre o fruto aos consumidores, trabalho este que a entidade já vem fazendo há alguns anos juntos aos produtores, agora ampliado aos consumidores.

Exemplo disso é a recente parceria com a Escritora Conceição Trucom e o lançamento do Livro Amo Abacate e mais recentemente o lançamento do site exclusivo aos consumidores Amo Abacate, com informações sobre o fruto, receitas e dicas.

De acordo com Jonas Octávio, diretor presidente da Abacates do Brasil “ A Abacates do Brasil percebeu que o público consumidor está se fortalecendo e querendo informação especializada sobre Abacate, por essa razão decidimos montar um canal específico para quem Ama Abacate, seja por receitas, vídeos ou conteúdo especializado, os apaixonados por abacate podem por meio do site, ter acesso a informação online em tempo real sobre o fruto. ”

Ainda de acordo com Jonas, a Abacates do Brasil vê e acompanha o crescimento de consumo de Abacate em todo o país, e espera contribuir com este crescimento trazendo ao consumidor todas as vantagens de consumo do fruto. Para ele os hábitos de consumo estão mudando, há um aumento do crescimento do veganismo e vegetarianismo e o abacate é um alimento muito importante para esse segmento e para o público em geral.

“Nosso papel também está no outro lado na produção, onde incentivamos nossos associados produtores, a trabalharem com as boas práticas de produção, e com novas tecnologias, aumentando a produtividade e trabalhando em sinergia com o meio ambiente, sempre em busca da preservação”, destaca Jonas.

Associação Brasileira de Produtores Abacate

A Abacates do Brasil foi criada em 2006, é uma organização civil sem fins lucrativos, organizada por produtores rurais e demais elos representados na cadeia produtiva do Abacate.

Ela atua em todo o território nacional, e tem como objetivo central a promoção de Abacate como produto no campo da produção, comercialização, industrialização, valorizando todas as suas qualidades nutricionais, nutracêuticas, cosméticas e outros benefícios.

Seu objetivo é unir os produtores de abacate imprimindo sustentabilidade na cadeia produtiva.

A associação Abacates do Brasil atua no desenvolvimento das seguintes finalidades:

  • Buscar constantemente o desenvolvimento tecnológico da cadeia do Abacate;
  • Incentivar o aumento do consumo per capita de Abacate no Brasil e no exterior;
  • Garantir a sustentabilidade da cadeia produtiva do abacate no Brasil;
  • Preservar o meio ambiente.

A associação Abacates do Brasil fomenta o crescimento da cadeia produtiva do Abacate, amparada na força nutricional do fruto.

Dados da produção no Brasil

A produção de frutas no Brasil representa 41.023.611 toneladas, conferindo ao país o 3º lugar na produção mundial de frutas. Segundos dados do CEAGESP (2016), o consumo de abacate está posicionado em 12º lugar no consumo dos brasileiros. A produção brasileira de Abacate chega a 195.492 toneladas, o destaque de região produtora fica com os Estados de São Paulo (160.945 toneladas), Minas Gerais e Paraná. O IBGE (POF 2008) aponta que o consumo percapta no Brasil é de apenas 1kg/ano. Para um país de tamanho continental como o Brasil, esse consumo fica bem abaixo do esperado, já que em outros países como o México o consumo percapta fica em 8 quilos e nos EUA é de 5 quilos.

Segundo dados do IBGE na Pesquisa Agrícola de Municípios, a área brasileira destinada a produção de abacate foi de 10.868 hectares, em 2016. O destaque fica para a região Sudeste.

Os associados da Abacates do Brasil são produtores de abacate, muitos deles diversificaram sua produção com subprodutos usando o abacate como matéria prima. Mas um dos produtos novos é o Óleo de Abacate

e de Avocado. Óleo funcional extremamente nutritivo e com amplo uso na culinária e gastronomia.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.