Henrique Fogaça lança o livro O Mundo do Sal – História, cultura e receitas

O livro O Mundo do Sal relata de maneira inédita e criativa o protagonismo do sal na cultura, economia, política, crenças, religiões, saúde e nas diferentes culinárias do mundo em 5.000 anos da história da humanidade. Único mineral que os seres humanos comem, o sal é o produto mais democrático que existe, porque é um dos poucos alimentos que entram na casa de todos, todos os dias, em todos os países, independente de raça e classe social.

O MasterChef Henrique Fogaça e o jornalista Rogerio Ruschel exploram neste livro da Editora Essential Idea curiosidades desse ingrediente tão valioso que serviu de moeda, criou estradas e cidades, financiou guerras e garantiu a economia de impérios. Abordam também como o sal está presente em quase todas as religiões e em crendices populares e simpatias.

Como é um produto de terroir, existem diferentes variedades, tipos e apresentações de sais; no livro são apresentados mais de 20 tipos como o sal marinho, sal rosa do Himalaia, Flor de Sal, Sal-gema, sal negro, sal defumado, sal kosher, sal do Havaí e o Sal de Maldon.

VOCÊ SABIA? O sal é um elemento realmente extraordinário. Você sabia que no Japão existem 4.000 tipos de sais? E que o Salar Uyuni na Bolívia é o maior e mais alto deserto de sal do mundo com 10 bilhões de toneladas de sal? Que na Alemanha existe uma gigantesca montanha de sal com 500 hectares e mais de 200 metros de altura? Na Índia, terceiro maior produtor mundial, existem 11.800 produtores de sal marinho, gerando cerca de 1,1 milhão de empregos. O sal Maldon, produzido no Condado de Essex, desde 2012 é o sal escolhido pela rainha da Inglaterra para ser o oficial do Palácio de Buckingham. Essas são apenas algumas das muitas curiosidades que o livro traz.

No livro são apresentadas 45 receitas criadas pelo chef Henrique Fogaça em pratos para diferentes comemorações; um jantar a dois, um almoço em família, uma data especial, petiscos para acompanhar os drinks do happy hour, um brunch de domingo e churrasco com os amigos. Em 200 páginas com centenas de fotos, o leitor vai aprender a fazer saladas, carnes, peixes, camarões, risotos, legumes, batatas, filés, costelas e assados, bruschetas, drinks, geleias, pães, cremes, pancettas, omeletes, burratas, croques, caldas, granolas, queijos, confitados, rabanadas e sobremesas. E algumas das receitas podem ser acessadas em vídeo via QR Code.

O livro está disponível na versão impressa ou em e-book em livrarias do Brasil, nos restaurantes Sal Gastronomia e Cão Véio, lojas especializadas de gastronomia e no site da Essential Idea Editora (Valor sugerido: R$ 150,00)

 

Ficha técnica:
O Mundo do Sal - História, cultura e receitas
Editora: Essential Idea Ltda
Coordenadora: Sonia Fonseca
Editor e redator: Rogerio Raupp Ruschel
Curador gastronômico: Henrique Fogaça
Impressão: IPSIS Gráfica e Editora
R$ 150,00
Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.