Como a alimentação pode ajudar a manter um bronzeado saudável

Cuidados para uma pele bronzeada e saudável neste verão: hidratação, ácido hialurônico e betacaroteno

Durante o verão, os cuidados com a pele precisam ser redobrados. Isso porque os raios solares, o suor e a desidratação podem ocasionar alguns problemas como queimaduras, envelhecimento precoce e aumentam até mesmo o risco de câncer. Isso não quer dizer que você não possa tentar ficar com o bronzeado perfeito. Mas, apenas se expôr ao sol não é suficiente para conquistar a cor desejada pois o corpo precisa estar preparado para recebê-la.

Certos cuidados, como o uso de protetor solar e o consumo regular de água, precisam ser tomados não só no verão mas durante o ano inteiro. Porém, nessa época específica, para precaver-se dos raios solares mais intensos e da maior exposição ao sol que acabamos tendo em busca do bronzeado, é importante que se dê atenção também para outros fatores.

A médica Elisa Urban nos ajuda a entender quais são os principais aspectos que merecem atenção para quem busca o bronzeado perfeito e saudável na estação mais quente do ano:

Hidratação é mais do que beber água: aposte em eletrólitos

Segundo a médica, “geralmente, pressupõe-se que se hidratar é apenas tomar a quantidade de água suficiente para suprir a quantidade que perdemos durante o dia”. Entretanto, a hidratação só é eficiente quando essa água tem a capacidade de entrar nas células, e para isso é necessário a presença de eletrólitos.

Ou seja, para manter a pele hidratada antes e após a exposição ao sol, além de beber bastante água e usar cremes hidratantes após a exposição solar, é preciso optar por bebidas que tenham a presença de eletrólitos. “Uma pele bem hidratada sofre menos com a superexposição solar, além de evitar descascamentos”, reforça a doutora.

Uma opção é o Hydrolift, uma formulação equilibrada, com eletrólitos, micronutrientes e vitamina C. Hydrolift é uma alternativa saudável às bebidas esportivas populares e repositores hidroeletrolíticos comumente encontrados em farmácias, que além de não conterem todos os micronutrientes essenciais para a recuperação do organismo desidratado, também oferecem pouca variedade de eletrólitos e possuem ingredientes indesejados como açúcar e corantes. Hydrolift combina os seis principais eletrólitos – sódio, potássio, magnésio, fósforo, cloro e cálcio – com os minerais zinco, cromo, manganês, selênio, molibdênio, além de vitamina C, adoçante natural estévia e aroma natural de tangerina.

Somente o protetor solar não é suficiente para proteger a pele do excesso de sol – aprenda a manter o bronzeado saudável

Ácido hialurônico: beleza de dentro para fora

O ácido hialurônico é uma molécula produzida naturalmente pelo nosso organismo e tem como função principal o preenchimento dos espaços entre as células, dando volume aos tecidos. Segundo a médica, a pele é o órgão que tem a maior concentração de ácido hialurônico no organismo e é beneficiada diretamente por três características desse ácido: preenchimento, hidratação e ação antioxidante. Porém, com o passar dos anos, a concentração de ácido hialurônico no corpo diminui consideravelmente.

Ao restabelecer os níveis desse ácido nas camadas internas da pele, o equilíbrio de água é mantido, regula-se a distribuição de proteínas nos tecidos e compõe-se um ambiente físico no qual ocorre o movimento das células, o que contribui para a melhora na estrutura e elasticidade da pele. “Consequentemente, são notadas a redução de rugas e a suavização das linhas de expressão, que estão também bastante associadas a grande exposição solar”, destaca a doutora Elisa.

Betacaroteno e astaxantina: aliados do bronzeado

O betacaroteno e a astaxantina são carotenóides – pigmentos naturais encontrados em plantas. O betacaroteno é precursor de vitamina A no organismo e é conhecido por dar pigmentação a alguns legumes, frutas e verduras, além de contribuir para o bronzeado perfeito, ajudando na formação de melanina e ainda, desempenha um papel importante como antioxidante, eliminando os radicais livres – responsáveis por causar, entre outras coisas, o envelhecimento precoce, com o surgimento de rugas, linhas de expressão e flacidez na pele. A astaxantina não se converte em vitamina A no organismo e é um poderoso antioxidante, cerca de 10 vezes mais eficaz que outros carotenóides. Responsável por dar pigmentação em algas, leveduras, crustáceos e alguns peixes (como o salmão e a truta), tem benefícios que vão desde proteção cardiovascular ao aumento da fertilidade.

De acordo com Elisa Urban, “investir em alimentos ou suplementos com betacaroteno e astaxantina é uma ótima escolha para o verão. Combinado com a vitamina C, ômega 3 ou licopeno, são ainda melhores absorvidos pelo corpo”.

Ácido hialurônico + betacaroteno + astaxantina + vitaminas A, C e E = super bronze

Quem busca potencializar os benefícios para a pele, unhas e cabelo, pode apostar em em uma fórmula com os nutrientes necessários para esse efeito. Com uma composição que traz ácido hialurônico, ácido ortosilícico, betacaroteno, vitaminas A, C e E, zinco, cobre, lisina, prolina, arginina, glicina, treonina, biotina, astaxantina e licopeno; Vegan Pro-Collagen é um pró-colágeno vegano que protege a pele e beneficia o bronzeado.

E o melhor: não contém: colágeno, ingredientes de origem animal, açúcar, glúten, lactose, conservantes, adoçantes, aromas ou corantes artificiais. Desenvolvido pela Essential Nutrition, traz ingredientes cuidadosamente pensados, que trabalham em sinergia para oferecer ao corpo a matéria-prima necessária para que ele funcione em perfeito equilíbrio.

Essential Nutrition: expertise farmacêutica com nutrição funcional

Concebida no Brasil em 2011, a Essential Nutrition hoje já atua em mais de 10 países. Seguindo a expertise farmacêutica da Essentia Pharma, a marca foi criada a partir da vontade de seus idealizadores de reunir em seus produtos o que eles não encontravam em nenhum outro. Já são mais de 100 itens, como suplementos nutricionais, superfoods, linha clínica e acessórios. Todos desenvolvidos com fórmulas inteligentes e deliciosas, apenas com as melhores matérias-primas do mundo, sem adição de açúcar, conservantes, glúten, lactose, corantes ou adoçantes artificiais. Além disso, contam com adição de proteínas, vitaminas, aminoácidos e minerais em sua melhor forma e na proporção ideal para maior absorção. Tanto cuidado fez da Essential Nutrition a primeira marca brasileira de suplementos a entrar no Whole Foods UK (maior rede de supermercados de produtos saudáveis do mundo).

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.