Hidratação alta e alimentos ricos em fibras e vitaminas ajudam a não sair da dieta durante a festa
São Paulo, dezembro de 2022 – Todo início de ano, a promessa de “fazer uma dieta” é tão recorrente quanto os fogos de artifício. Com o Natal batendo na porta, quem conseguiu atingir a meta, agora se preocupa com as delícias da ceia e em como manter a forma. Apesar de tantas comidas diferentes, ainda é possível aproveitar sem se preocupar com os quilos a mais.
Segundo Luis Gustavo Mota, nutricionista do Hcor, a ‘mágica’ acontece quando encontram-se estratégias para não aumentar muito o consumo calórico. “As dicas básicas consistem em comer de tudo um pouco, mas evitando os excessos, fracionar as refeições durante o dia para não exagerarmos em um horário só, optar por frutas mais hidratadas, como melancia, abacaxi e melão e evitar o consumo excessivo de álcool e alimentos ultraprocessados”, explica o especialista.
Apesar de essas dicas estarem voltadas para o Natal, elas podem ser seguidas durante o ano inteiro, já que os alimentos saudáveis trazem benefícios ao coração. Além disso, é interessante também manter o consumo de nozes e castanhas, frutas secas, bem como de frutas in natura, legumes e leguminosas para uma alimentação mais balanceada.
Ceia de Natal para vegetarianos, veganos e celíacos
Felizmente, a ceia de Natal pode ser bem diversa e atender a todos os gostos, necessidades e restrições alimentares. “Uma boa opção é preparar um arroz natalino com passas, damasco e castanhas, acompanhado por lentilha cozida ou salada de grão-de-bico, além de farofa com ingredientes naturais. Para os celíacos, no entanto, é preciso estar atento à procedência dos ingredientes, ao preparo e ao consumo, para que não haja contaminação cruzada”, alerta o nutricionista do Hcor.
Sobre o Hcor
O Hcor atua em mais de 50 especialidades médicas, entre elas Cardiologia, Oncologia Clínica, Mastologia, Neurologia e Ortopedia, além de oferecer um centro próprio de Medicina Diagnóstica. Possui Acreditação pela Joint Commission International (JCI) e diversas certificações nacionais e internacionais. Desde 2008, é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
Instituição filantrópica, o Hcor iniciou suas atividades em 1976, tendo como mantenedora a centenária Associação Beneficente Síria. Além do escopo assistencial, o hospital conta com um Instituto de Pesquisa, reconhecido internacionalmente, que coordena estudos clínicos multicêntricos com publicações nos mais conceituados periódicos científicos. Também está à frente de um Instituto de Ensino, que capacita e atualiza milhares de profissionais anualmente e é certificado pela American Heart Association.