3 Talheres - Gastronomia na Capital

Como preparar um churrasco de primeira com carne de segunda

Redação

Especialista dá dicas de cortes e preparo para compartilhar momentos e sabores sem pesar no bolso

Realizar um churrasco delicioso e acessível é possível, mesmo utilizando cortes de carne considerados de segunda. Com técnicas adequadas de preparo e uma seleção cuidadosa de acompanhamentos, é possível surpreender os papais e economizar ao mesmo tempo.

“Um churrasco de qualidade não se define pelo preço dos cortes, mas pelo preparo e pela criatividade na escolha dos ingredientes”, explica Bruno Alvarengas, fundador do Mr Moo Churrasco e Mr Moo Festival, evento que acontece há quase 10 anos em São José dos Campos e que chega pela primeira vez em Valinhos, no dia 7 de setembro, celebrando sua 18ª edição.

O especialista em churrasco explica que entre os cortes de carne de segunda que podem brilhar no churrasco estão a fraldinha, o acém, a paleta e a costela. A fraldinha, por exemplo, é um corte saboroso e, quando preparado corretamente, pode ser tão macio quanto cortes mais caros. Marinar a carne por algumas horas com temperos como alho, cebola, sal grosso e um toque de limão ajuda a realçar o sabor e amaciar as fibras.

Outra dica é apostar na costela, um corte que exige paciência no preparo. Assada lentamente em fogo baixo, a costela se torna suculenta e desmancha na boca.

“O segredo da costela está no tempo de fogo. Com uma boa marinada e cozimento lento, ela se transforma em um dos pratos mais saborosos do churrasco”, destaca Alvarengas.

Além das carnes, os acompanhamentos também são essenciais para um churrasco completo. Assar legumes como batata-doce, abobrinha, berinjela e pimentão é uma ótima opção. Basta cortar em fatias grossas, temperar com azeite, sal e ervas e levar à grelha. Esses legumes ganham um sabor especial com o toque defumado do carvão.

O tradicional pão de alho não pode faltar. Para economizar, prepare a pasta de alho em casa misturando manteiga, alho picado, salsinha e um pouco de queijo ralado. Passe essa mistura em fatias de pão francês e leve à grelha até dourar.

Outra dica do mestre é o Choripan, um sanduíche tradicional argentino que consiste basicamente em uma linguiça grelhada, geralmente de porco ou bovina, servida em um pão francês ou baguete. Ele é normalmente acompanhado de molho chimichurri, que é uma mistura de azeite, vinagre, salsinha, alho, pimenta e orégano. Simples e saboroso, o choripan é um clássico dos churrascos e eventos ao ar livre na Argentina e em outros países da América do Sul, apreciado por sua combinação de sabores intensos e textura crocante.

Com essas dicas, é possível realizar um churrasco de primeira sem gastar uma fortuna. “A chave está na criatividade e no conhecimento dos cortes e técnicas de preparo. Afinal, o verdadeiro espírito do churrasco está na celebração da data e no prazer de compartilhar momentos e sabores”, finaliza Bruno.

Bruno Alvarengas é chef churrasqueiro e idealizador do Festival Mr Moo – Instagram @ bruno_alvarengas

Deixe um comentário