Conversa com Ensei Neto, especialista em café

Redação

Conversamos com Ensei Neto, autor do livro Receitinhas Para Você – Café. O especialista lançou a obra em Brasília e, nesta entrevista, falou mais sobre a bebida e os grãos que cada vez possuem mais fãs.

Seu livro traz muitas curiosidades. Gostaria que você falasse sobre o não-recomendado uso garrafa térmica, tão usada no Brasil para armazenar o café depois de feito.

A garrafa térmica pode ser utilizada desde que seja por pouco tempo, no máximo em até 1 hora. Depois disso o processo de oxidação, que modifica o sabor para pior, fica muito intenso, principalmente se for um café de menor qualidade e adoçado. Octavio Café ensina diferentes métodos de preparo de café

Apesar de muito presente no país, você acredita que o brasileiro sabe apreciar o café?

Pode-se afirmar que sim. O brasileiro está reaprendendo a consumir o café em razão das novidades que o atual vigoroso mercado vem apresentando. Produtores com sementes de alta qualidade, muitos novos torrefadores com torras muito bem feitas, diferentes métodos de preparo e utensílios que surgem a cada dia ajudam a criar maior interesse pelo café. Além disso, muitos artigos, publicações, blogs e programas sobre o café vêm sendo produzidos com base no maior interesse que o brasileiro tem pela bebida, sua origem e produção.

Para além da bebida, você acredita que o café é bem aproveitado na gastronomia brasileira?

Conversa com Ensei Neto, especialista em café

Ainda o café é sub utilizado na gastronomia. Observe que a maior parte dos pratos utilizam de forma direta o café coado ou espresso, o que abre um mundo de novas perspectivas. Pode-se, por exemplo, combinar o café com extratos ou até mudar sua apresentação, como fazê-lo esferificado como na cozinha molecular.

Que dica você dá para quem quer começar a apreciar o café, mas está acostumado com os cafés mais simples e adoçados?

Experimentar de tudo e sempre! A experiência é o melhor caminho para o aprendizado, pois é um processo em que os sentidos precisam ser estimulados. E em relação ao açúcar, se sempre usou é porque essa pessoa provavelmente experimentou apenas cafés ruins. Consumindo cafés de boa bebida, tentar diminuir a quantidade de açúcar gradativamente é o treino diário a ser feito!

Há atualmente um movimento muito grande de apreciadores de café no país. O que te leva a crer que mais pessoas passaram a se interessar pela bebida?

O café se tornou definitivamente uma bebida de moda! Percebe-se o vigor do mercado porque programas de TV, eventos, premiações e novas cafeterias, além de instrumentos e utensílios criativos são claro sinal de que muita coisa está por vir e, por isso mesmo, atrai cada vez mais adeptos, os coffee lovers.

Conversa com Ensei Neto, especialista em café

E como você, que soma mais de 30 anos de experiência no tema, começou a se aventurar no universo do café?

Foi praticamente por acaso minha entrada no café. Meu sogro tinha iniciado o plantio de café e pediu para que cuidássemos desse novo negócio, o que nos fez, inicialmente, mudar de São Paulo e passar a morar nessa fazenda. Daí foi uma paixão que cresceu, abrindo caminhos e criando grandes amizades, numa aventura sem fim.

Ficha técnica
Título: Receitinhas para você - Café
Autor: Ensei Neto
Editora: SESI-SP
Páginas: 112
Preço: R$ 32

Deixe um comentário