Criatividade e sabor no Jantar Contemporâneo do Kurotel

Michel Toronaga

Aqueles que não conhecem um grande spa podem desconfiar da disponibilidade de boas refeições por causa da preocupação com as calorias. Mas foi uma grande surpresa a experiência que o 3 Talheres – Gastronomia na Capital teve ao aceitar o convite e se hospedar no Kurotel – Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar. Localizado no Rio Grande do Sul, na charmosa cidade de Gramado, o local oferece uma experiência incrível, além de garantir uma alimentação saudável e muito saborosa. E aqui já vai o aviso: lá ninguém passa fome porque, por dia, são sete refeições: desjejum, lanche da manhã, almoço, dois lanches da tarde, jantar e, por fim, a ceia, que é servida diretamente nos quartos dos hóspedes.

O último dia 20 de agosto foi marcado pela estreia do Jantar Contemporâneo, uma das novidades do espaço. Ele foi servido ao som de saxofone tocado ao vivo por um instrumentista.

O Kurotel ofereceu um cardápio que segue as diretrizes do chef francês relais gourmand Jean Paul Bondoux, que é o consultor gastronômico do local.

O resultado foi uma refeição atrativa e divertida, que chamou a atenção pela interatividade dos pratos. A entrada foi formada por uma salada colorida que brinca com o estado natural dos alimentos e segue a tendência crudívora: mini alface, folhas de cenoura, pimenta biquinho, rúcula baby, mini alho-poró, mini cenoura e mini beterraba. Também havia physalis com purê de cenoura e manga grelhada. Tudo acompanhado com um vinagrete de frutas vermelhas.

O prato principal, por sua vez, contou com purê de ervilhas com vieiras, cogumelo paris com creme de gorgonzola, purê de beterraba com salmão grelhado e camarões com creme de macadâmia, além de shitake com molho tarê e limão. Foram usadas várias texturas: do sólido até as mousses de laranja e de couve com gengibre. A iguaria foi servida com um pincel e dois potinhos de geleia de pimenta e molho mediterrâneo com alcaparras e tomate para que os hóspedes pudessem usar a criatividade para temperar e pintar sua refeição como uma obra de arte. Isso fez com que cada convidado tivesse sua própria experiência, de acordo com seu gosto.

Kurotel - Jantar Contemporâneo
Sobremesa do Jantar Contemporâneo do Kurotel

A sobremesa também seguiu a mesma linha surpreendente: figo assado com creme gorgonzola, laranja desidratada, chutney de laranja kinkan, laranja-de-sangue com molho de maracujá e perfume de rosas. Para decorar e dar uma crocância, crumble de frutas secas.

Uma curiosidade: as mesas estavam perfumadas com um raminho de lavanda e decoradas com um vaso de plantas comestíveis. Assim, qualquer pessoa poderia retirar um ramo ou folha e comer algumas PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Esses alimentos, por sinal, são sempre usados pelo Kurotel e o cardápio, sempre em transformação, é trocado a cada 15 dias.

A gastronomia do Kurotel desperta os sentidos e traz uma apresentação que salta os olhos. O serviço, impecável, iguala-se ao dos melhores restaurantes. Após uma hospedagem, além de desintoxicar corpo e alma, é possível ter a certeza de que alimentação saudável e sabor podem andar lado a lado.

Os jantares especiais acontecem semanalmente. Em agosto, por exemplo, já foi servido um Jantar no Sítio com Parrilla Saudável e Jantar Harmonizado com Chás. Para o próximo dia 27, a escolha será o Jantar Especial Cinema. Tudo isso garante que as refeições nunca caiam na rotina. O preparo de algumas delas pode ser conhecido no livro de receitas que foi lançado recentemente.

Confira em breve aqui no 3 Talheres – Gastronomia na Capital o relato de como foi a hospedagem no Kurotel – Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar, bem como os destaques das refeições e o programa relax que tivemos o prazer de experimentar.

Leave a Comment