Dia do Bacon: restaurante Xamam apresenta diversas facetas do bacon

Bacon é vida! A iguaria é uma das favoritas dos amantes da carne de porco principalmente devido a sua versatilidade de uso, em pratos salgados por exemplo é muito explorado em hambúrgueres, feijoada, churrasco e como petiscos. Em sobremesas ele também não fica de fora, como os criativos bacons caramelizados e em farofinha acompanhado de sorvete. A paixão mundial pela carne de porco é tão grande, que os americanos criaram o Dia Internacional do Bacon! Sem uma data fixa, a celebração acontece dois dias antes da primeira segunda-feira do mês de setembro, quando é comemorado o Dia do Trabalhador dos Estados Unidos, que esse ano cai em 6 de setembro.

Especialista em carne suína, o restaurante brasiliense Xamam é um dos principais representantes dessa paixão em Brasília, trazendo a especiaria tanto no menu do espaço gastronômico, quanto nos embutidos e frios produzidos em sua charcutaria.

“Normalmente o bacon é feito da barriga do porco. No Xamam nós fazemos bacon de outros cortes suínos, como a fraldinha, que deixa o produto com mais carne e menos gordura”, conta Anthony Soares, chef da casa e apaixonado por bacon.

No espaço, um dos defumados favoritos dos brasileiros ganha várias apresentações, entre os destaques temos: a farofa de bacon – um dos acompanhamentos mais pedidos na casa, servida com a feijoadinha, o joelho de porco e a linguiça do espaço -, e os sanduíches do XAMAM como o Charcutaria BAO, feito com blend 100% suíno, queijo, aioli, pepperoni e bacon.

O restaurante também traz o ingrediente nas sobremesas, com um combinado de bacon, sorvete de tapioca e calda de goiaba.

Saiba mais sobre a Charcutaria do Xamam!

Todo o bacon utilizado no menu é produzido na charcutaria do Xamam. O mestre charcuteiro Alexandre Freitas faz toda a preparação da carne, desde a compra, passando pelo corte, preparo e exposição. Vale destacar que tanto o bacon como os demais embutidos feitos na casa como copa, pepperoni, salame e o rosbife estão disponíveis para compra e consumo no local, e também para levar para a casa.

“Nós recebemos a carne e temperamos, onde ela fica na cura por sete dias, depois é defumada com um blend único de serragem, feito aqui mesmo no Xamam, Um processo que leva aproximadamente 8h, em uma temperatura de 85ºC. Logo em seguida, a peça fica em descanso por mais 16h até estar pronta para o consumo”, explica o mestre charcuteiro Alexandre Freitas.

Xamam Restaurante e Charcutaria
Onde: CLS 210 Bloco B loja 30 - Asa Sul - DF
Horário: segunda a domingo, 11h às 23h;
Para mais informações: @xamam.rc
Telefone: (61) 98593-8593
No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.