Embaixada do Vietnã comemora parceria com Brasil

O embaixador do Vietnã, Sr. Do Ba Khoa, promoveu uma cerimônia para celebrar os 30 anos de parceria e de uma relação bem-sucedida com o Brasil. A confraternização aconteceu no salão da sede oficial da embaixada e contou com a presença de jornalistas e convidados especiais.

O embaixador falou da importância das relações entre os dois países e fez um balanço das conquistas alcançadas nessas três décadas de parceria e amizade. Entre os anos de 2001 a 2018, as relações comerciais entre os dois países cresceram 155 vezes: de US$ 39 milhões para US$ 4,2 bilhões.

Entre os convidados, dois brasileiros e três bolivianos tiveram uma noite especialmente feliz. Eles foram condecorados pelos esforços na promoção da amizade entre os países. Os brasileiros ganhadores da medalha Pela Paz e Amizade foram o ex-secretário de Indústria e Comércio de Goiás, William Leyaer O’Dwyer; e a jornalista Fabiana Ceyhan, editora do portal Brasília In Foco.

A celebração encerrou com um almoço para os convidados. A culinária vietnamita é rica e cheia de cores e sabores. Como referência, podemos citar a cozinha chinesa e tailandesa, que também são conhecidas dos brasileiros. Geograficamente, o Vietnã fica localizado na região da Indochina ao leste da Índia e o sul da China. Inclui o Vietnã, Laos e o Camboja.

Além da influência chinesa sobre a cozinha vietnamita, podemos lembrar da influência francesa sobre o país por causa da colonização. Assim como o Brasil, o Vietnã se tornou um país com uma rica culinária com influência de diversos povos e cultura.

A cozinha vietnamita hoje pode ser reconhecida pelo uso de alguns ingredientes, como os molhos a base de peixe, a pasta de camarão e os molhos de soja. Além do arroz, é uma cozinha que esbanja frutas e verduras, por isso é conhecida por ser leve e saudável. Os vietnamitas também são conhecidos por usarem pouco óleo e gostarem de ingredientes frescos. Assim, estão abrindo espaço no mundo da gastronomia internacional.

Nós já falamos aqui no 3 Talheres sobre o Pho, a sopa maravilhosa e um dos pratos mais conhecidos da culinária vietnamita no mundo. Nós agora damos uma outra recomendação: o Banh Cuon. É um rolinhi (parecido com o rolinho primavera chinês) feito com farinha de arroz e cheio de recheios. Normalmente com carne de porco bem condimentada e molho de peixe mas cada chef pode fazer uma versão diferente porque, assim como nós, a gastronomia do Vietnã também se modifica um pouco segundo cada região.

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.