Um delicioso jantar na embaixada do Vietnã

Pho Noodle Soup - Um delicioso jantar na embaixada do Vietnã

O embaixador do Vietnã, o Exmo Sr. Do Ba Khoa, promoveu no final do ano, na sua residência oficial, no Lago Sul, um encontro para jornalistas e convidados. Na confraternização, o site 3 Talheres pôde conhecer um pouco mais da cultura vietnamita e das relações internacionais que o país estabelece com o Brasil e com o resto do mundo.

A noite foi muito agradável. O embaixador é uma pessoa simples e carismática. Ele fez uma apresentação sobre os principais acontecimentos do ano de 2018 ocorridos no Vietnã, abrindo um espaço ao final para perguntas.

O embaixador do Vietnã, o Exmo Sr. Do Ba Khoa, promoveu um encontro para jornalistas e convidados mostrando um pouco da cultura vietnamita

Um dos momentos mais bonitos do discurso foi ele quando declarou que o Vietnã é um país de paz e que cultiva a amizade nas suas relações diplomáticas – não tendo inimigos ou rancor por qualquer país. O embaixador estendeu essa boa disposição a todos os presentes, declarando assim que somos todos amigos do Vietnã.

O jantar aconteceu no salão da residência. Os convidados foram surpreendidos por uma baixela delicada e bonita. As taças com relevo floral são aquelas de qualquer um sonha em ter para receber os amigos em casa. Mas isso foi só detalhe perto jantar servido na noite: uma mesa com diversos pratos típicos. Esperávamos uma comida mais picante, mas foi tudo leve e saboroso.

Destacamos o gỏi cuốn (um rolinho primavera vietnamita feito com massa de arroz). Também foi feito pelos chefs da embaixada pato assado e diversas verduras cozidas, além de salada. Apesar do desconhecimento da comida vietnamita, achamos o cardápio leve e agradável: uma seleção saudável com arroz como base.

Mas o que realmente nos conquistou foi o phở, uma sopa de carne e macarrão de arroz que lembra o lámen japonês. Maravilhosa. Explicaram que nesse prato a carne não é temperada na hora da cocção – mas pega todo o tempero do caldo.

Wiki: O phở é normalmente servido como uma tigela de sopa de fitas brancas de arroz (ou seja, de massa ou macarrão de arroz), postas num caldo de carne claro e extremamente quente, com pedaços finos e crus de carne de bovino.

O evento terminou deixando uma impressão positiva em relação ao país e ao povo vietnamita. O embaixador transmite otimismo em suas falas e a expectativa é que as relações entre Brasil-Vietnã sejam cada dia maiores. Nós adoramos conhecer a gastronomia vietnamita e gostaríamos de conhecê-la ainda mais. Temos certeza que esse só foi o início de um mundo maravilhoso de descobertas culturais.

1 comentário

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.