3 Talheres - Gastronomia na Capital

Entenda por que a farinha para pizza é diferente da farinha para pastel

Redação

Finna explica as características de cada uma e os benefícios para cada receita

Você provavelmente já deve saber que o trigo está entre os alimentos mais consumidos do mundo, e uma enorme parte desse sucesso se dá, claro, ao elevado consumo do pão nas mais diferentes culturas, feito com o ingrediente em forma de farinha. Mas o trigo também é destaque em outros clássicos muito presentes na vida do brasileiro: a pizza e o pastel. E para que cada receita saia da forma ideal e mais saborosa possível, é necessário usar o tipo de farinha adequado àquele preparo. Para entender melhor sobre o assunto de forma técnica e te ajudar nesse processo do preparo perfeito, a Finna, marca de farinhas e massas para bolo da M. Dias Branco, traz as diferenças das farinhas para pizza e pastel. Confira!

Sabemos que cada um dos diferentes transformadores, pizzaiolos e pasteleiros, precisam de uma farinha no ponto, com características específicas, certo? Desta forma, há chances maiores que a sua receita seja executada com perfeição, chegando ao consumidor com qualidade, que é o principal objetivo dos profissionais.

A farinha para pastel é extraída do centro do grão de trigo, sendo clara, com baixo teor de cinzas (material mineral), baixa absorção de água, devendo garantir elasticidade e extensibilidade equilibrada para a massa e crocância do pastel.

Já a farinha para pizza, possui uma alta absorção de água, com boa quantidade de proteínas para uma formação adequada da rede de glúten, proporcionando a maciez na medida certa para a massa ser trabalhada. Esse tipo de farinha deve garantir uma massa extensível, tornando mais fácil a abertura do disco de pizza, sem retração depois de assada, entregando leveza e aeração com bolhas que uma boa pizza pede.

O portfólio de Finna, a farinha que sempre dá certo, conta com os dois diferentes tipos de farinha.

Mais extensível, clara, uniforme e fácil de manusear, a Farinha de Trigo Especial para Pizza Finna tem uma embalagem maior, de 5kg, ideal para o food service, principalmente pizzarias. Apesar de ser excelente para pizzas, esta farinha não precisa ser usada somente para esse tipo de receita, sendo ideal também para a preparação de esfihas, calzones, pão árabe, waffles e crepes.

Também feita para o food service, em embalagem de 5kg, há a Farinha Especial para Pastel Finna, uma farinha mais branca, de alto rendimento e resultado crocante, ótimo para massas fritas, como o próprio pastel. Porém, também é ideal para a preparação de croissants, massas frescas, folhados, semifolhados e todos os tipos de salgados assados e fritos.

Sobre a Finna

Líder de vendas no segmento de farinhas no Nordeste, de acordo com a (Nielsen ABR/MAI-2024), a marca Finna pertence ao portfólio de marcas da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos e atua nas regiões Norte e Nordeste do país. Com o slogan “Com Finna, sempre dá certo”, a marca produz e comercializa farinhas com e sem fermento, e mistura para bolo tradicional nos sabores chocolate, milho cremoso, laranja, baunilha, brownie, coco e festa.

Sobre a M. Dias Branco

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 22 indústrias, sendo 13 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 29 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Leave a Comment