Feira do Japão ocupa o Clube do Congresso

Apresentações folclóricas, exposições, workshops, artes marciais, cultura pop, tecnologia, área de lazer, palcos musicais e a tradicional gastronomia japonesa. Maior evento nipônico do Centro-Oeste, o Festival do Japão está de volta com novo nome e formato. Devido à pandemia da Covid-19, a atração chega como Feira do Japão e traz uma rica programação, como a cerimônia Tooro Nagashi. Nesta cerimônia, centenas de lamparinas flutuantes serão lançadas ao Lago Paranoá em homenagem às milhares de vítimas da Covid-19. Aliás, será às margens do lago que a Feira do Japão irá acontecer, permitindo, assim, um maior distanciamento e muito entretenimento em área livre.

O evento acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de novembro, respectivamente sexta, sábado e domingo no Clube do Congresso (SHIN QI 16 – Lago Norte). Sexta e sábado, das 10h às 22h. Domingo, das 10h às 20h. Ingressos antecipados no Sympla. Valor: R$ 10 (meia-entrada). Livre para todos os públicos.

Em uma área de aproximadamente 90 mil m², a Feira do Japão contará com mais novidades. Na praça de alimentação, ponto forte do evento por conta da culinária japonesa, haverá espaços para piqueniques, onde o público poderá contemplar a natureza na beira do lago com distanciamento e, ainda, experimentar os pratos da terra do sol nascente. Sashimi, tempurá, guioza, temaki, missoshiru, huramaki, hot roll, yakisoba, dentre outros, farão parte dos cardápios.

Outro destaque serão as apresentações culturais. Cantores do Distrito Federal e de outras cidades trarão músicas japonesas, além da Odori Coletivo e Individual (dança tradicional); Kassa Odori (dança tradicional); Taiko (tambores); Matsuri Dance (dança contemporânea); Street Dance (dança contemporânea). Ainda, concurso de cosplay (com fãs com roupas de personagens de animes, filmes e quadrinhos) e demonstração de Shodô (caligrafia japonesa) vão rechear o evento, que pretende também apresentar e valorizar a cultura asiática.

Haverá ainda exposições de bonsai, kimono, shodô, origami, oficinas de artes marciais como judô, caratê, kendô, kyudo, jiu jitsu, aikidô; cerâmica; ikebana (arranjos florais); gô e shogi (jogos de tabuleiro), espaço de cultura pop para os fãs, cosplay e geek (aficionados por tecnologia, videogames, quadrinhos e filmes). O Espaço de Variedades também convidará estandistas de várias regiões do país e vitrines para grandes marcas japonesas da indústria de automóveis, motocicletas, eletrônicos, bem-estar, dentre outros segmentos.

A Feira do Japão Brasília é organizada pela FEANBRA – Federação das Associações Nipo-brasileiras do Centro-Oeste, entidade particular sem fins lucrativos. Correalização: Embaixada do Japão no Brasil.

Uma ode às vitimas da COVID-19

A grande atração da Feira do Japão será a Cerimônia Tooro Nagashi, que iluminará o Lago Paranoá com centenas de lamparinas flutuantes lançadas à água em homenagem às milhares de vítimas da pandemia. Os interessados poderão registrar o nome de amigos ou parentes e soltar a sua própria lamparina para prestar sua homenagem pessoal a seus antepassados. O Tooro Nagashi encerrará o evento no domingo, dia 7 de novembro, a partir das 16h.

“Em 2020, no Festival do Japão on-line, mais de 3 mil pessoas enviaram nomes para serem homenageados na cerimônia. É um momento único e emocinante”, declara o presidente da FEANBRA, Luiz Nishikawa.

Cuidados sanitários

Conforme o Decreto Nº 42.352 do Governo do Distrito Federal, de 2 de agosto de 2021 para o enfrentamento da pandemia por Covid-19 (Sars-Cov-2), o evento será realizado seguindo todos os protocolos e medidas de segurança e previstos para este tipo de evento.

Serviço
Feira do Japão
Data: 5, 6 e 7 de novembro (sexta, sábado e domingo)
Local: Clube do Congresso (SHIN QI 16 – Lago Norte).
Horário: Sexta e sábado, das 10h às 22h. Domingo, das 10h às 20h
Ingressos antecipados no Sympla
Valor: R$ 10 (meia-entrada). Pagam meia-entrada estudantes e professores, pessoas com mais de 60 anos, menores de 12 anos (mediante documento de comprovação) e doadores de 1 Kg de alimento não perecível.
Livre para todos os públicos.
Informações: Instragram @fjapaobsb

 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.