Férias escolares: dicas de brincadeiras para os pequenos

As férias permitem que as crianças tenham um tempo de descanso depois de mais um semestre cansativo. Mas ao contrário do que muitos pensam, este também é um tempo de aprendizado, em que é fundamental estimular a criatividade, a imaginação e a curiosidade das crianças.

Taiana Abreu, orientadora bilíngue do Colégio Objetivo DF, explica que as férias favorecem o desenvolvimento das habilidades sociais, emocionais e comunicativas das crianças, que podem interagir com outras pessoas, expressar seus sentimentos e opiniões, resolver conflitos e cooperar. Além de proporcionar oportunidades de aprendizagem cultural, ambiental e cidadã. “Este é um período muito importante e benéfico para as crianças, que podem aproveitar para se divertir, aprender e se desenvolver de forma integral”, destaca.

O que não faltam, segundo a especialista, são brincadeiras e atividades para manter as crianças ativas durante o período de férias. “É importante ressaltar que os pequenos precisam gastar energia, por isso, deve-se evitar o uso de dispositivos eletrônicos e incentivar brincadeiras e atividades mais saudáveis”, pontua.

Confira atividades para curtir as férias com a criançada em família:

● Cinema em casa – pipoca, comida gostosa, cobertas no sofá e todos juntos e bem confortáveis para assistir um filme. Além de criar memórias para as crianças, usamos esse tempo para estar junto e curtir a família e os amigos.

● Festa do pijama – a criança ficou com saudade dos colegas? Você pode chamar todos eles para uma festa do pijama ou como se diz em inglês ‘sleepover’. Ter esse contato com os amigos nas férias ajuda muito no desenvolvimento social da criança. Numa festa de pijama o que não falta são opções de atividades para fazer com os pequenos.

● Just Dance – além de ser muito divertido, ele trabalha também a coordenação motora da criança – pode ser facilmente encontrado no Youtube.

● Jogos de tabuleiro de acordo com a faixa etária – jogos ajudam no pensamento e no desenvolvimento da criança. Banco imobiliário, por exemplo, nos ensina como administrar o dinheiro para não falir.

● Brincadeiras externas – pular corda, andar de bicicleta, correr, nadar, praticar esportes.

● Aula de culinária – fazer um bolo ou biscoitos. A criança gosta de colocar a mão na massa, e sem contar o quão orgulhosa fica vendo o resultado final.

● Jardinagem (mini horta) – novamente colocar a mão na massa. Plantar, aguar, ensinar como fazer e o quão importante é cuidar das plantas e os benefícios que elas trazem.

● Incentive habilidades – aproveite esse tempo para incentivar aquela habilidade, colorir, desenhar, cantar, entre outras. A criança gosta de ser explorada com suas habilidades, gosta de mostrar que aprendeu algo novo ou que melhorou aquilo que tinha um pouco mais de dificuldade.

● Crie novas brincadeiras – escute a ideia da criança, crie regras de como é para jogar/brincar.

● Fazer um forte – use o sofá/cama e cobertas. Faça o forte para brincar (ainda mais em dias chuvosos).

“O importante é não deixarmos as crianças sedentárias, gastando as férias apenas para descanso. Elas precisam ter uma rotina de atividades e diversão, gastando energia de forma saudável e cultivando o aprendizado da sala de aula”, conclui Taiana Abreu.

Deixe um comentário