3 Talheres - Gastronomia na Capital

Frutas que fazem bem para os cães

Túlio Villafañe

As frutas são uma ótima opção de lanche se você estiver procurando dar ao seu filhote algo saudável e delicioso. Embora nem todas as frutas sejam seguras para o seu amigo peludo, muitas podem fazer guloseimas nutritivas. Maçãs, bananas e melancia parecem ser as favoritas entre os cães, fornecendo-lhes vitaminas e minerais essenciais que seu corpo precisa.

No entanto, como acontece com qualquer item alimentar que você dá ao seu animal de estimação, certifique-se sempre de remover o núcleo e as sementes da fruta que podem ter toxinas nocivas. Além disso, é importante supervisionar seu filhote enquanto ele desfruta de seus lanches e certifique-se de que ele não coma demais ou coma qualquer outra coisa que possa deixá-lo doente.

-Maçãs

As maçãs são um deleite fantástico para os nossos amigos peludos! Não só eles são embalados com benefícios nutricionais, mas seu filhote certamente amará o sabor doce. No entanto, é importante lembrar de remover o núcleo e as sementes antes de alimentar qualquer maçã para o seu cão. Consumir as sementes pode ser inseguro, pois elas contêm um composto chamado amigdalina que produz cianeto quando quebrado na digestão. Então, da próxima vez que você estiver dando ao seu filhote um lanche, por que não experimentar uma maçã saborosa!

-Bananas

Muitos de nós nos perguntamos se é seguro alimentar nosso amado animal de estimação da família com um lanche de bananas doces, deliciosas e saborosas – afinal, os cães são conhecidos por desfrutar de quase sempre que lhes oferecemos! A boa notícia é que as bananas podem ser um ótimo lanche para o seu cão.

Não só eles estão cheios de vitaminas e minerais essenciais para manter uma dieta saudável, mas as calorias em 1 banana são tão baixas, até mesmo filhotes com problemas de peso podem se juntar ao deleite! Apenas certifique-se de cortar qualquer banana que você oferece em pedaços pequenos para que pedaços maiores não representem um risco de asfixia. Com apenas uma pequena precaução tomada, você e seu filhote podem desfrutar alegremente deste delicioso lanche juntos sem culpa.

-Mirtilos

Mirtilos são um lanche saboroso para os seres humanos, mas nossos amigos de quatro patas podem se juntar à diversão também? Permitir que seu filhote se entregue pode não ser uma má ideia. Estudos de laboratório descobriram que comer mirtilos pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo e ajudar a apoiar a função renal e cardíaca saudável em cães.

Sem mencionar que eles são ricos em antioxidantes, fibras alimentares, vitaminas C e K – então seu filhote se beneficiará de forma saudável de tê-los como parte de sua dieta. Apenas um cuidado: embora geralmente seja seguro dar ao seu cão alguns mirtilos como um deleite especial, você vai querer monitorá-los de perto no início para se certificar de que eles não têm uma reação adversa. Desfrutar!

-Cenouras

Se você já viu um lanche de cachorro em uma cenoura grande e suculenta, então você pode ter se perguntado se os cães podem comer cenouras. A resposta é sim, mas pode depender do seu filhote e de suas necessidades dietéticas individuais. As cenouras são um deleite nutritivo para a maioria dos companheiros caninos saudáveis, desde que estejam devidamente cozidas e cortadas em pequenos pedaços.

Embora as cenouras cruas não sejam recomendadas, pois podem ser difíceis para alguns cães digerirem, cenouras cozidas ou cozidas no vapor oferecem uma variedade de benefícios para a saúde. Alguns estudos sugerem que a natureza crocante deste vegetal dá aos dentes do seu cão uma boa escovação. Os palitos de cenoura também contêm betacaroteno, que promove uma melhor visão em humanos e animais! Então vá em frente e dê a Fido uma cenoura crua ocasional como um lanche especial – ele vai adorar!

-Cerejas

Alimentar seus animais de estimação com comida humana pode ser um assunto complicado. Por exemplo, quando se trata de cerejas. Claro, eles são deliciosos e podem até fazer um ótimo lanche de verão para você, mas os cães podem comê-los? A resposta é sim e não. Sim, porque as cerejas –

desde que sejam esburacadas – são ricas em nutrientes que são bons para a saúde do seu filhote. Por outro lado, o sabor amargo de amêndoa de seus caroços os torna potencialmente perigosos se ingeridos. Para jogar pelo seguro, fique alimentando suas cerejas peludas em pequenas porções e sempre monitore sua alimentação para garantir que ele não tenha problemas.

-Cranberries

Cranberries são um lanche popular e delicioso, mas você já se perguntou se eles são seguros para seus cães comerem? Muitos donos de cães ficam surpresos ao saber que cranberries podem ser uma opção de lanche saudável para seus amigos caninos! O principal é certificar-se de que eles não comem demais, porque o açúcar natural em cranberries pode causar problemas digestivos ou perturbar seus estômagos.

Além disso, é importante notar que os cranberries crus não são recomendados, uma vez que podem potencialmente conter bactérias que são prejudiciais para os cães. Então, se você quiser dar ao seu cão este delicioso deleite, vá para variedades de cranberry cozido ou seco. Com apenas algumas precauções e alguma moderação, seu filhote pode colher os muitos benefícios para a saúde desta potência nutricional nutritiva – quem diria que lanches poderiam ser tão benéficos?

-Uvas

Muitas pessoas muitas vezes se perguntam se seus membros da família de quatro patas são capazes de consumir uvas. Embora pareça inocente o suficiente, as uvas podem ser tóxicas para os cães quando ingeridas. Essa estranheza é muitas vezes um choque para os donos de animais de estimação, pois está fora dos alimentos usuais que os cães devem (e podem) comer com segurança.

Felizmente, estudos mostraram que existem certas raças de cães que têm uma maior tolerância a este tipo de alimento. Então, antes de tratar seu filhote com um punhado dessas deliciosas frutas, certifique-se de fazer alguma pesquisa – ou isso pode acabar custando mais do que apenas tempo e dinheiro!

– Feijão Verde

Cães e feijão verde. É um tópico que tem sido perguntado por muitos pais de animais de estimação por aí. Nossos amiguinhos peludos podem comer feijão verde? A resposta é sim! Obviamente, não apenas qualquer tipo de feijão – feijão verde enlatado deve ser evitado, pois muitas vezes contêm temperos ou ingredientes adicionais que podem ser perigosos para o seu filhote.

Atenha-se a feijões verdes frescos e simples e você poderá fornecer ao seu cão um lanche nutritivo. O feijão verde é uma ótima fonte de vitaminas A e C, fibra dietética e até proteína para o seu filhote! Fique de olho nas porções; A moderação é fundamental com guloseimas – nada pode substituir uma dieta saudável e um plano de exercícios adaptados para cada animal de estimação individual.

-Kiwi

Com tantos lanches deliciosos para oferecer, é natural se perguntar se uma de suas frutas favoritas, como o Kiwi, poderia ser um deleite para o seu filhote. Felizmente, você pode compartilhar essa delícia tropical com seu amigo de quatro patas. Desde que a fruta seja preparada adequadamente e dada apenas com moderação, o Kiwi faz um lanche suculento e saudável para os cães.

Antes de dar ao seu filhote o deleite, porém, certifique-se de remover a pele, sementes e quaisquer outras partes potencialmente irritantes que possam ficar presas na garganta do seu amigo peludo. Também tenha em mente que alguns cães são alérgicos a frutas cítricas, então cuidado com quaisquer reações adversas antes de dar ao seu cão outro pedaço de Kiwi!

-Mangas

As mangas são uma das melhores frutas do mundo – doces, suculentas e incrivelmente saborosas! Mas você pode estar se perguntando se é algo que seu amigo de quatro patas também pode desfrutar. A resposta não é um simples sim ou não – enquanto alguns donos de cães gostam de alimentar suas fatias de manga de filhote como um deleite, o veredicto não está inteiramente no assunto.

Os cães podem definitivamente comer pequenas quantidades de mangas menos a pele e o poço, no entanto, essas frutas açucaradas são ricas em teor de açúcar e carecem de vitaminas importantes necessárias para uma dieta canina. Então, embora dar a Fido uma mordida ocasional possa ser bom, provavelmente é sábio limitar seu acesso a frutas adicionais, como maçãs ou mirtilos, mais adequados especificamente para o melhor amigo do homem.

-Laranjas

Esta é uma ótima pergunta para qualquer dono de animal de estimação, pois as laranjas são uma fruta comum que a maioria das famílias tem em suas casas. Mas, por mais que os cães possam querer participar das guloseimas gostosas de nossos lanches frutados, as laranjas são, infelizmente, algo que não deve fazer parte de suas dietas. O açúcar e o ácido das laranjas podem perturbar seus estômagos, e as cascas cítricas podem até bloqueá-las ou sufocá-las se tentarem comê-las. Felizmente, ainda existem muitas outras frutas que são seguras para dar ao seu filhote, então seu filhote nunca perderá a hora do lanche!

Os cães não podem comer todos os alimentos que os seres humanos comem

Por mais que você queira alimentar seus restos de mesa de filhotes, é importante lembrar que nem todos os alimentos que comemos podem ser consumidos com segurança por cães. Embora existam alguns saborosos petiscos humanos que os cães podem desfrutar com moderação, como proteínas cozidas simples, como frango ou carne bovina e certas frutas, muitos outros alimentos devem ser evitados para manter seu cão seguro.

Por exemplo, chocolate, abacates e álcool são conhecidos por causar graves problemas de saúde, incluindo danos aos órgãos em cães, se ingeridos. Para garantir que nossos amigos peludos permaneçam felizes e saudáveis, é inteligente verificar antes de servir-lhes algo de nossos próprios pratos. Atenha-se aos alimentos e guloseimas especificamente formulados disponíveis em lojas de animais e você não pode dar errado

Se você nunca tem certeza sobre um certo tipo de alimento, é sempre melhor consultar seu veterinário para obter conselhos. A segurança deve sempre vir em primeiro lugar quando se trata de nossos amigos animais!

Além de estar atento à comida que você dá ao seu cão, também é importante lembrar de não alimentá-lo demais. Comer demais pode levar à obesidade e a uma série de outros problemas de saúde, por isso certifique-se de manter o tamanho das porções, conforme indicado pelo seu veterinário ou na embalagem de alimentos comerciais para animais de estimação. Alimentar seu filhote com a quantidade certa em intervalos regulares ao longo do dia ajudará a garantir sua saúde e felicidade nos próximos anos!

Você sabia que os cães nunca devem ter doces? Enquanto os seres humanos muitas vezes gostam de comer doces e outras guloseimas açucaradas, esses lanches podem ser perigosos para nossos amigos caninos. Os sistemas digestivos dos cães não estão equipados para lidar com os altos níveis de açúcar encontrados na maioria das sobremesas. Na verdade, mesmo uma pequena quantidade de açúcar escondido em alimentos como pão ou molhos pode ser suficiente para causar problemas de saúde em cães. A melhor maneira de garantir que seu filhote permaneça seguro é mantendo os doces fora de seu alcance!

Embora possam parecer poços sem fundo, os cães realmente não podem comer alimentos gordurosos. Claro, pode parecer saboroso, mas infelizmente os alimentos gordurosos podem ter algumas consequências bastante negativas para nossos companheiros caninos. Pode criar uma dor de estômago e indigestão e, em casos mais graves, até mesmo afetar a saúde do coração.

Então, da próxima vez que você estiver pensando em ceder aos olhos tristes de Fido e dar-lhes um lanche gorduroso, lembre-se de que, não importa o quanto eles imploram, simplesmente não vale a pena deixá-los doentes!

Seguindo estas dicas e dando ao seu cão apenas alimentos seguros e saudáveis em porções apropriadas, você pode ajudar a mantê-lo em boa forma. Com nutrição adequada e muito exercício, ele estará vivendo sua melhor vida em pouco tempo.

1 comentário em “Frutas que fazem bem para os cães”

  1. Minha Belinha (cadela) gosta de pão com manteiga, com requeijão. E as vezes eu dou quando tomo café. Isso faz mal?

    Responder

Deixe um comentário