Livro Saúde, Alimento & Cultura relaciona saúde e longevidade

Livro Saúde, Alimento & Cultura relaciona saúde e longevidade

A publicação faz parte do novo projeto cultural e educacional da editora e produtora paulistana, que com patrocínio da Siemens por meio da Fundação Siemens, disponibilizará não apenas a obra, mas também uma série de materiais para professores e estudantes da rede pública de ensino

Bela Vista Cultural – editora e produtora paulistana voltada ao lançamento de ações de impacto social – apresenta a sua mais nova publicação: o livro “Saúde, Alimento & Cultura”, que é o carro-chefe de uma ampla iniciativa cultural e educacional, com o mesmo nome, que aborda os aspectos práticos e teóricos da alimentação saudável e balanceada, demonstrando como esta atitude impacta a nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Destinado a todos os que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre o tema, o livro aborda uma série de aspectos relacionados à maneira como comemos, trazendo informações que mostram a história dos principais alimentos presentes na mesa do brasileiro, além de apresentar como os nossos hábitos culinários foram influenciados por diferentes povos e regionalismos presentes no país.

“A nutrição é um fator essencial para a manutenção da saúde. A boa alimentação mantém o organismo em estado de plena saúde: ossos fortes, o peso e a estatura corporal compatíveis com o biotipo de cada pessoa, resistência imunológica, disposição para trabalhar, socializar, praticar atividades físicas e para as horas de lazer. Combinados, esses fatores conduzem a um estado emocional harmônico e a obra enfatiza justamente esses aspectos”, comenta Renan Cyrillo, sócio presidente da Bela Vista Cultural.

Formada por capítulos que destrincham a relação entre alimentação e saúde, a obra também enfatiza a importância da água para o funcionamento do organismo e aponta, por exemplo, quais alimentos fortalecem o sistema imunológico, retardam o envelhecimento e combatem a insônia, com o objetivo de orientar as pessoas que gostariam de ter uma rotina alimentar mais equilibrada, possibilitando a melhora da qualidade de vida.

Com prefácio de Giselle Duarte, nutricionista conhecida nas redes sociais pelo canal @maternutri, o livro é caracterizado por uma escrita simples e fluída, que busca desmistificar o assunto. 

A maior parte da tiragem será doada para estudantes e professores da rede pública de ensino em diferentes estados do Brasil, mas uma pequena parcela também estará à venda, no e-commerce da editora, a partir de 29 de abril, pelo valor de R$ 50,00.

A publicação conta com patrocínio da Siemens, por meio da Fundação Siemens, e do Grupo GEA, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e é acompanhada de uma cartilha pedagógica, com sugestões de atividades complementares a serem utilizadas por professores dos ensinos Fundamental e Médio, que assim poderão trabalhar o assunto de diferentes maneiras com os alunos em sala de aula, após passarem por atividades formativas com a equipe da editora.

Para Janaína Conceição, da Fundação Siemens, “o apoio a este projeto reflete o compromisso da Fundação Siemens com a promoção de informações sérias e relevantes sobre temas que contribuem diretamente no processo de aprendizagem de crianças e adultos. Temos como objetivo estimular a melhoria do cenário educacional brasileiro por meio da realização e do apoio a projetos como esse, que enriquece o trabalho dos docentes e oportuniza um aprendizado amplo”, finaliza.

O projeto ainda prevê a realização de palestras para os estudantes e o lançamento de uma exposição fotográfica digital, bem como de materiais acessíveis gratuitos disponíveis no site da editora, que englobam um audiolivro e uma apresentação com libras e audiodescrição, visando o acesso do público com deficiências visual e auditiva.

Ficha Técnica

Saúde, Alimento & Cultura 

Livro | “Saúde, Alimento & Cultura”

Tiragem: 2.000 exemplares

Formato: 21 cm x 25 cm fechado; 42 cm x 25 cm aberto

Número de páginas: 144

Miolo: em papel couché, impresso a 4×4 cores

Capa: dura, impressa a 4 x 0 cores

Valor: R$ 50,00

Cartilhas Pedagógicas e Materiais Acessíveis

Disponibilizados virtualmente, a partir do dia 29 de abril

Acesso via: belavistacultural.com.br/saudealimentoecultura

Exposição Fotográfica Digital | “Saúde, Alimento & Cultura”

Abertura: 29 de abril, on-line

Período expositivo: vitalício

Acesso via: belavistacultural.com.br/saudealimentoecultura

Sobre a Bela Vista Cultural

Fundada em 2016, a Bela Vista Cultural é uma editora, produtora cultural e consultoria especializada no desenvolvimento de projetos de forte impacto social. Desenvolve iniciativas culturais, educacionais e de responsabilidade social, voltadas à divulgação de temas urgentes e contemporâneos, em áreas como cultura, educação, meio ambiente, artes plásticas e patrimônio.

A empresa idealiza e desenvolve livros, cartilhas pedagógicas, exposições, filmes, palestras e cursos, a depender da temática e do formato de cada um de seus projetos culturais, sendo que todos possuem uma característica em comum: parte da distribuição desses materiais e o acesso às atividades complementares têm cunho gratuito aos professores e alunos da rede pública de ensino no Brasil, estimulando o diálogo e a continuidade das iniciativas abordadas nesses projetos. A Bela Vista Cultural acredita que a educação é o pilar fundamental para a transformação da sociedade, uma vez que impacta diretamente no desenvolvimento econômico e social. 

A Bela Vista Cultural possui uma série de projetos culturais realizados sob as mais diferentes temáticas, desde 2016. Livros: Projeto de Vida e Cidadania (2024); A Cultura dos Alimentos (2023); China-Brasil: invenções que mudaram o mundo (2023); Educação Financeira para Jovens & Estudantes (2023); Caminhos do Brasil – terra, água e céus (2023); Flores, Cores e Sabores dos Alimentos (2022); Cultura e Saúde: Personagens e Histórias do Saneamento no Brasil (2022); Cultura e Natureza: RPPNs do Espírito Santo (2022); Caminhos da Riqueza no Brasil: o guia da Educação Financeira (2022); China Impressões: Cultura e Natureza (2022); Suíça-Brasil: 200 anos de Imigração (2021); Associação Comercial de Pernambuco – Rumo aos 200 anos (2023); Personagens e Histórias da Medicina no Brasil (2023); Art Déco São Paulo (2019) e; ABCZ: 100 anos de história e histórias (2019). Exposição de arte: Paixão: caminhando no amor, na união e na justiça (2017). Documentário: Belém 400 anos: a influência francesa na capital paraense (2016).

Renan Cyrillo: empreendedor social, produtor cultural, editor, escritor e palestrante. Cyrillo é graduado em Produção Editorial em Multimeios (Universidade Anhembi Morumbi), pós-graduado em Gestão Cultural – Cultura, Desenvolvimento & Mercado (SENAC) e possui MBA em ESG – Environmental, Social & Governance (IBMEC/Exame). Atua na área cultural desde 2010, transitando por diferentes editoras, até fundar, em 2016, a Bela Vista Cultural. Também realiza palestras em instituições culturais e educacionais, em diversos estados do Brasil.

Livro mostra a saga de um pipoqueiro visionário

Livro mostra a saga de um pipoqueiro visionário

Em “Pipoca na panela, resiliência no coração”, Toshio Hito, proprietário da Pop’s Fantasy, empresa que produz e comercializa pipocas e algodões doces, revela os 14 ingredientes essenciais para uma jornada de crescimento

Em seu livro “Pipoca na panela, resiliência no coração – Aprenda a transformar problemas em soluções com um pipoqueiro de rua”, o proprietário da Pop’s Fantasy, empresa do que produz e comercializa pipocas e algodões doce, Toshio Hito, usa sua trajetória de vida como pano de fundo para inspirar leitores a transformarem suas vidas e alcançarem o sucesso. Publicitário, dekassegui por 10 anos, Toshio conquistou o que tanto almejava à frente de um carrinho de pipocas, que guiava pelas ruas de Marília (SP). Nesta empreitada, descobriu seu propósito de vida, que o levou a se tornar um empresário bem-sucedido. Por meio da inovação e do serviço de qualidade, rompeu as fronteiras da cidade do interior paulista e agora comercializa seus produtos em diversas regiões do Brasil.

Para tanto, foi essencial, segundo o proprietário da Pop’s Fantasy, que ele fortalecesse sua resiliência, capacidade de enfrentar adversidades, superar desafios e se adaptar positivamente a situações difíceis, emergindo delas mais forte. Sem ela, afirma Toshio, seria muito mais difícil para que desbloqueasse seu potencial e conquistasse tudo que conquistou. Ciente do poder da resiliência, o autor busca em seu livro compartilhar as múltiplas facetas dessa habilidade tão essencial para qualquer trajetória. “Juntos, exploraremos as lições, histórias e as estratégias que poderão ajudar a aplicar esses Ingredientes de Resiliência em sua própria vida”, escreve Toshio no início da obra.

Servindo-se de metáforas, cada capítulo do livro faz referência a um componente e etapa do processo de cozimento da pipoca, ao mesmo tempo que mostra as etapas que levam ao crescimento pessoal e profissional. No capítulo, intitulado “A semente da resiliência”, o proprietário da Pop’s Fantasy aborda o início do processo de transformação que leva ao êxito, destacando que tudo começa em um ponto (semente) e apresenta os dois primeiros ingredientes da resiliência: rede de apoio e foco no objetivo. O primeiro diz respeito às pessoas com quem devemos nos relacionar para superarmos os obstáculos que a vida nos impõe. O segundo refere-se ao alinhamento dos objetivos com o propósito de vida (Ikigai), para que os empreendimentos se tornem prazerosos e cheios de sentido.

Em “O calor – transformando-se em pipoca”, Toshio aborda a tomada de decisão necessária para que um objetivo de vida comece a se formar. Nesse sentido, da mesma forma que a pipoca precisa do calor para estourar, as pessoas necessitam de coragem e rapidez para se posicionarem e agirem quando pressionadas. Para que isso seja feito da maneira mais eficaz, segundo o autor, outros dois ingredientes de resiliência são fundamentais: a habilidade de adaptação, que aumenta a capacidade de reagir diante das adversidades; e a flexibilidade mental, que faz o indivíduo agir de maneira rápida e certeira ante um acontecimento que exige sua rápida adaptação.

“Pipoca na panela, resiliência no coração”

No quarto capítulo, o autor debruça-se sobre o piruá – semente de milho que não estoura e fica no fundo da panela. Conforme o proprietário da Pop’s Fantasy, o piruá é o grão que resiste ao calor e não se permite transformar. Para que as pessoas não se comportem como piruás, Toshio destaca a necessidade de elas cultivarem mais dois ingredientes da resiliência: a perspectiva positiva, que faz com que não se prendam no que deu errado e foquem naquilo que almejam alcançar, e a autoempatia, que leva a nutrirem uma relação mais amigável consigo mesmas e descobrirem “a força necessária para encarar com coragem qualquer desafio que a vida coloque em seu caminho”.

No capítulo intitulado “A pipoca – permita-se transformar”, o autor destaca que para uma semente se transformar em pipoca, ou melhor, para uma pessoa se tornar aquilo que deseja, ela precisa tolerar as incertezas e permitir-se, outros dois ingredientes da resiliência. “Desenvolver o atributo de tolerar incertezas é fundamental para não paralisar diante dos desafios que surgem no meio do caminho”, diz. Já a capacidade de permitir-se é essencial para que os indivíduos saiam de suas zonas de conforto, superando medos e experimentando novas sensações.

Em “O futuro – continuando a crescer”, o proprietário da Pop’s Fantasy versa sobre o crescimento interior, um ponto crucial da jornada de qualquer indivíduo. “O crescimento interior serve como motor do sucesso”, afirma. De acordo com Toshio, dois ingredientes de suma importância para a jornada de crescimento são a paciência e a habilidade de resolver problemas. “A paciência é o fio condutor que nos orienta pelas etapas de crescimento interior. Ela nos recorda que o sucesso não é uma conquista instantânea, mas o resultado de um processo contínuo de desenvolvimento”, diz. Por sua vez, a habilidade de resolver problemas é fundamental para a inovação, sem a qual torna-se muito difícil nos mantermos relevante em um mundo em constante mudança.

O oitavo e último capítulo da obra trata sobre a etapa da jornada que vai além do crescimento. Segundo Toshio, para que o indivíduo não caia em uma zona de conforto, ele precisa constantemente estimular-se, almejando a expansão. “Por que só crescer, se posso expandir, e ir além?”, indaga. Esse desejo pela expansão é ancorado em outros dois ingredientes (autoconfiança e coragem), que afloram quando tudo começa a se encaixar na vida.

A autoconfiança, destaca o proprietário da Pop’s Fantasy, ajuda a enfrentar desafios com uma atitude positiva, o que é fundamental para não se desvirtuar do caminho do crescimento. A coragem impulsiona a encarar situações desafiadoras e a traçar objetivos ainda mais ambiciosos, mesmo na presença do medo. Mas, alerta o autor, de nada valem a autoconfiança e a coragem sem outro precioso ingrediente: o autocontrole. “Ele atua como um equilíbrio importante para evitar que nos tornemos excessivamente confiantes ou impulsivos. Excesso de confiança pode nos levar a subestimar desafios, e coragem excessiva pode fazer com que ajamos sem pensar nas consequências”, diz.

Aos 13 ingredientes essenciais da resiliência, vem-se a somar mais um, ao qual Toshio chama de Hikari (luz em japonês). De fato, segundo o autor, Hikari é a representação definitiva da resiliência, que não deve ser vista apenas como a habilidade de superar obstáculos, mas também como a capacidade de encontrar a luz interior “que permite enfrentar cada desafio com coragem, autoconfiança e autocompaixão. No final do livro, o autor convida a todos a continuar cultivando seu Hikari e compartilhando-o com o mundo.

Ficha Técnica:

Título: Pipoca na panela Resiliência no coração

Autor: Toshio Hito

ISBN: 980-65-5699-263-1

Páginas: 104

Gênero: Autoajuda/ Empreendedorismo

Preço de capa: R$ 39,90

Preço: R$ 49,90

Chef lança livro Terrines da Gi

Chef lança livro Terrines da Gi

A Chef catarinense Gizelle Becker Furlan é especializada em Terrines. Muito conhecida pelas receitas criativas e o modo de apresentação, ela inovou no lançamento de seu livro “Terrines da Gi” com 22 receitas deliciosas e seis vídeos com a apresentação prática que ensina como ganhar dinheiro vendendo terrines.

        “Em 2018 resolvi seguir o meu coração e finalmente trabalhar na cozinha, uma paixão antiga. Acredito que a cozinha tem o poder de reunir e agregar as pessoas. Sou muito bem-sucedida e chegou a hora de mostrar como fazer deliciosas terrines e ensinar outras pessoas a ganharem dinheiro com isso, como uma renda complementar. Empreender é o sonho de muitas pessoas e se for colocar em prática suas habilidades culinárias, melhor ainda! Vou ensinar tudo, desde a compra dos ingredientes. Se necessário, ajudo com uma consultoria sobre embalagens e criação de um cardápio com precificação para o perfil de clientes”, explica a Chef Gizelle Becker Furlan.

O “Terrines da Gi” em edição bilíngue Português-Inglês, está à venda na loja virtual Littera e em E-Book nas plataformas mundiais da Amazon.

TERRINES DA GI
Chef Gizelle Becker Furlan
Edição bilíngue Português-Inglês
Letras Amigas – 80 Páginas
Vendas – Livro impresso na loja virtual Littera e em E-Book nas plataformas mundiais da Amazon
Valor – R$ 390

Livro reúne grandes nomes da gastronomia brasileira

Livro reúne grandes nomes da gastronomia brasileira

Obra faz parte do projeto Comida Nada Básica – Alimentar com Cultura Faz Bem

Com a proposta de tornar a gastronomia acessível a todos e democratizar o acesso à cultura e à educação alimentar nas comunidades periféricas, será lançado na próxima segunda-feira, 17/07, o projeto Comida Nada Básica, uma iniciativa que tem como carro-chefe o livro de receitas Comida Nada Básica – Alimentar com Cultura Faz Bem. A obra é uma coletânea de receitas que explora a culinária popular brasileira, destacando os ingredientes da cesta básica como as estrelas principais de cada receita.

O livro conta com a participação de dez chefs, como Henrique Fogaça, Helena Rizzo, Claude Troisgros,  Thiago Castanho, Raul Lemos, entre outros. Eles presenteiam os leitores com receitas práticas e econômicas que valorizam os ingredientes do dia a dia, como tapioca, feijão carioca, sardinha, feijão preto, fubá, potencializando e enriquecendo os sabores mais queridos pelos brasileiros.

O Projeto Comida Nada Básica – Alimentar com Cultura Faz Bem é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e apresentado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Consigaz e realização da Avant Produções.

“A ideia do projeto nasceu durante a pandemia, quando estávamos executando uma exposição urbana nas ruas de São Paulo para outro projeto, e contávamos com a Consigaz como principal patrocinadora. Porém, em razão da Covid-19, tivemos que cancelar tudo e entrar em quarentena, explica Karine Alvesz, idelizadora do projeto. “Diante do novo cenário, comecei a elaborar um projeto multicultural que atendesse às exigências da Lei Rouanet, ressaltando a cultura, a gastronomia social, a capacitação e a economia criativa. Essa ideia se alinhou perfeitamente com os objetivos da Consigaz, que buscava um projeto humanitário nas comunidades periféricas com foco na educação alimentar.”

Além do livro, o projeto conta com outras duas iniciativas: a Cesta Nada Básica, com os mesmos ingredientes em destaque no livro, e ainda dez oficinas culinárias apresentadas pelo curador da obra e ex-MasterChef Raul Lemos. Os episódios ficarão disponíveis a partir do dia 17/07.

Em cada episódio, é apresentada a releitura de uma receita do livro, enquanto Lemos compartilha o passo a passo do preparo, convidando todos a participar e colocar a mão na massa.

O projeto tem como diferencial proporcionar uma experiência completa para os participantes. Para isso, serão entregues, no dia 17/07, no G10 Favelas, 500 Cestas Nada Básicas, cada uma com um exemplar do livro, para moradores em vulnerabilidade social de Paraisópolis, em São Paulo. Essa ação visa permitir que eles acompanhem e reproduzam as receitas durante as oficinas, além de contribuir para o combate à fome e fornecer recursos essenciais às famílias beneficiadas.

“O Comida Nada Básica é um projeto que veio para ficar e terá outras edições, inclusive em outros estados. Teremos outros lançamentos e vamos continuar com o mesmo formato inicial, porém, na próxima edição, vamos trazer mais uma novidade, o Chef Chapa Quente Favela. Ao melhor estilo MasterChef”, finaliza Karine Alvesz.

Vale destacar a parceria com o G10 Favelas, que forneceu aos editores do livro um cadastro de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar na comunidade de Paraisópolis. Os beneficiados foram escolhidos com o auxílio de 658 voluntários conhecidos como “presidentes de rua”.

O livro Comida Nada Básica – Alimentar com Cultura Faz Bem ficará disponivel gratuitamente para download no site: www.comidanadabasica.com.br

Sobre Karine Alvesz – Avant Produções

Fundadora da Avant Produções, produtora especializada em eventos culturais e projetos de Live Marketing desde 2005, com destaque em projetos proprietários, como o Cruzeiro do Roupa Nova e o Cruzeiro Agnaldo Rayol & Amigos, além de realizações culturais como a Intervenção Urbana do Caminho da Paz, nas ruas de São Paulo, entre outras.

Sobre a Consigaz

A Consigaz é uma das marcas mais importantes do mercado brasileiro e há mais de 40 anos aplica sua ampla experiência no engarrafamento, na distribuição e na comercialização de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para todo tipo de aplicação: de residências e condomínios a indústrias, comércios, prestadores de serviços e agronegócio. A marca atua constantemente na promoção de projetos culturais, reforçando seu compromisso com a responsabilidade social, o que faz da empresa um agente transformador para uma sociedade mais justa e igualitária.

Sobre o G10 Favelas

Bloco de líderes e empreendedores de impacto das favelas brasileiras, que uniu forças em prol do desenvolvimento econômico e social das comunidades do país. Com Gilson Rodrigues como presidente nacional, a ideia do G10 Favelas é inspirar o Brasil inteiro a olhar com atenção para as favelas, tornando-as grandes polos de negócios atrativos para investimentos, transformando assim a “exclusão” em startups e empreendimentos de impacto social de sucesso.

A entrega dos livros e cestas contará com duas aulas-show com os chefs Raul Lemos e Paulo Rocha, vencedor da disputa Iron Chef Brasil.

Ficha técnica Comida Nada Básica – Alimentar com Cultura Faz Bem

Produção Karine Alvesz | Avant Produções

Número de páginas 72

Lançamento 17/07

Sessões com aulas-show Raul Lemos e Paulo Rocha: 14h e 16h

Onde  Pavilhão social G10 Favelas – Rua Itamotinga, 100, Paraisópolis

Oficinas no YouTube  https://m.youtube.com/channel/UCPc9-JQ23MzxivIc-I9pB3w

Sete reivindicações de uma criança negra

Sete reivindicações de uma criança negra

Racismo e falta de representatividade são os principais assuntos abordados na história contada em Preta de Greve e as Sete Reivindicações, obra escrita pela professora aposentada Zenilda Vilarins Cardozo. Com muitas rimas, inspirado na literatura de cordel e ilustrações de Tone Ribeiro, o livro envolve e emociona os leitores que acompanham a jornada da protagonista Pérola Preta, que busca voz e vez na sociedade.

A partir do tripé Informação, Resistência e Reivindicação, Pérola Preta, após vivenciar situações de racismo na escola, nota que essa prática se estende para outros lugares e inicia uma luta pela sua afirmação. Inicialmente ela recorre ao espelho, um presente que recebeu da tia assim que nasceu, pois o objeto tem o poder de confortá-la. Ao não ter suas dúvidas sanadas, Peróla resolve buscar respostas, recebe ajuda da professora e une forças para aliviar suas angústias.

Zenilda, que dedicou 34 anos de sua vida à educação, sentiu-se motivada a começar a escrever quando identificou a ausência de textos sobre questões sociais para trabalhar com os alunos em sala. Este também foi o pontapé inicial que deu origem ao livro Preta de Greve e as Sete Reivindicações, uma trama sobre mulheres negras e o pouco espaço que elas ocupam no poder.

No título da publicação literária, o termo “Preta de greve” é uma licença poética que a escritora utiliza como provocação a norma culta “em greve”. Zenilda propõe chamar a atenção para a condição da mulher negra na sociedade e a necessidade de lutar diariamente por direitos. A ideia da trama surgiu enquanto ela participava do projeto Força Substantivo Feminino, que trabalhava o empoderamento da mulher, com crianças de 6 a 11 anos. Desta forma, Pérola Preta dialoga com os jovens leitores.

As 7 reivindicações fazia questão de divulgar,
E sempre que necessário fazia questão de lembrar:
1. O que é cabelo bom?
2. Lápis da cor da minha pele não há?
3. Por nossa história, meu povo merece respeito.
4. Feio é seu preconceito.
5. Nós também temos direito a voz, podemos falar.
6. Escolas para todos nós, pois queremos estudar.
7. Somos lindas, somos fortes.
(Preta de Greve e as Sete Reivindicações, p. 23)

Zenilda Vilarins Cardozo acredita que a literatura deve tocar o coração dos pequenos e que as crianças são os parceiros perfeitos para a construção de um mundo melhor e a escola é o melhor lugar para se iniciar esse projeto. Preta de Greve e as Sete Reivindicações vai de encontro com os ideais da autora ao apresentar um cenário real e cotidiano de jovens e adultas negras.

Ficha técnica:
Título:
 Preta de Greve e as Sete Reivindicações
Autor: Zenilda Vilarins Cardozo
Editora: Fontenele Publicações
ISBN: 978-65-5871-113-1
Páginas:  23
Formato: 23×23 cm
Preço: R$ 40,00
Link de venda: Amazon ou Instagram da autora

Sinopse: O livro conta a história de Pérola Preta, uma menina negra que até frequentar a escola se sente linda e feliz e representada nos espaços cotidianos de sua convivência. Ao iniciar a vida escolar, ela conhece o preconceito quanto as suas características étnico raciais. Diante da nova realidade surgem questões em sua vida e Peróla percebe a falta de representatividade de mulheres negras em diversos contextos e espaços, descobre duramente o conceito de invisibilidade e por isso recorre a um espelho, presente que recebeu da tia assim que nasceu, para confortar-se.

Sobre a autora:

Zenilda Vilarins Cardozo, nasceu em 26 de outubro de 1969 na cidade do Gama, no Distrito Federal. Cresceu em uma família de 12 irmãos e com pais que sempre valorizaram a educação e plantaram nos filhos o amor pelos livros e pela arte. Formou-se professora em 1987. Ao longo da carreira cursou pedagogia e fez especialização em gestão e supervisão escolar. Sempre gostou muito de escrever, principalmente poesia. Atualmente trabalha com escrita e visita escolas para falar de uma literatura.

Redes Sociais: Instagram | Facebook

Flip agora é Zona Livre de Plástico

Flip agora é Zona Livre de Plástico

Por sua presença integrada à Baía de Paraty, a Feira Literária Internacional de Parati (Flip) tem, desde sua origem, a preocupação com a sustentabilidade e o uso consciente de recursos. Em 2022, a festa dá um passo além em seu compromisso com a mudança: nessa edição, foi estabelecida uma parceria com a ONG Oceana para reduzir o consumo de itens de plástico descartáveis no evento.

“Essa parceria inédita traz uma solução inovadora para a poluição marinha que batizamos de Zona Livre de Plástico (ZLP). Nelas não há fornecimento, comércio ou utilização de plásticos de uso único, que são descartados logo após a sua utilização. A criação de ZLP, em eventos do porte da FLIP, é uma forma de contribuir para a saúde dos oceanos”, aponta Lara Iwanicki, engenheira ambiental e gerente de campanhas da Oceana Brasil.

Na programação da FLIP, a Oceana participa ainda da mesa “Preservação, Biodiversidade em Questão, no dia 24.11, às 18h, na Casa M.A.R, com participação de Iran Magno (analista de campanhas), Vinicius Soares (secretário do meio ambiente) e Márcio Rogério Grogião (Secretaria de Agricultura e Pesca).

Festa sem poluentes

Uma série de ações foram tomadas para atingir esse objetivo, a exemplo do uso de 10 mil copos de papel em áreas estratégicas, para diminuir a utilização de copos de plástico e garrafas PET durante os dias de festa. Bebedouros foram instalados para que as equipes de produção e montagem possam usar xícaras e copos reutilizáveis durante o trabalho, diminuindo ainda mais a dependência dos galões e copos plásticos.

Em especial no Auditório da Matriz, palco dos aguardados encontros entre célebres nomes da literatura nacional e internacional, será proibida a entrada de copos descartáveis, garrafas PET e sacolas descartáveis. Além de fortalecer campanhas de comunicação para a conscientização de parceiros, colaboradores, equipe e fornecedores, incluindo a rede de pousadas e restaurantes de Paraty, foram feitas parcerias com a cooperativa local para a coleta seletiva e o direcionamento de resíduos recicláveis e, com as secretarias do Meio Ambiente e de Obras, para que essas ações tenham repercussão em longo prazo.

Zonas Livres de Plástico

A partir dessas iniciativas, a Flip pretende iniciar um processo para tornar-se uma Zona Livre de Plásticos (ZLP). Nessas áreas não são fornecidos, comercializados ou utilizados plásticos de uso único, reduzindo assim o impacto desse material no meio ambiente. O conceito foi concebido pela Oceana, a maior ONG internacional voltada exclusivamente à proteção dos oceanos, que tem como um dos focos de sua atuação o combate à poluição marinha por plásticos.

Globalmente, ao menos 8 milhões de toneladas de plástico são despejados nos oceanos anualmente. Isso equivale a um caminhão de lixo por minuto. Aqui no Brasil, a organização aponta em seu relatório “Um Oceano Livre de Plásticos” que, todos os anos, cerca de 325 mil toneladas de plástico chegam aos nossos mares.

A organização defende medidas concretas para solucionar o problema, como a criação de políticas públicas para a redução da produção de plásticos descartáveis. A aplicação da metodologia ZLP, demonstra que é possível ajustar “a pegada” de plástico a espaços coletivos que desejam se integrar à mudança. Desde escritórios corporativos, aeroportos, escolas, hotéis e quiosques de praia até eventos — como estamos fazendo na Flip.

Os plásticos descartáveis são uma ameaça duradoura para todas as espécies marinhas, para a natureza e para a humanidade. Uma vez no ambiente, o plástico – que é feito a partir do petróleo – nunca desaparece. O material se divide em partículas cada vez menores, chamadas microplásticos, que já foram encontradas por cientistas no sal, no ar e em nosso organismo (sangue, placenta e até no leite materno).

Skeelo lança audiobook Comida no Cotidiano com Janaína Torres

Skeelo lança audiobook Comida no Cotidiano com Janaína Torres

Publicado pela Editora Contexto, o livro Comida no Cotidiano, escrito pelo chef Max Jaques, acaba de ganhar versão em audiobook disponível exclusivamente no Skeelo. A obra também pode ser adquirida na loja virtual no formato e-book.

Com narração da premiada chef Janaína Torres Rueda, proprietária do Bar da Dona Onça e Presidente do Instituto Brasil a Gosto, o livro é uma idealização do Instituto — fundado pela chef Ana Luiza Trajano — e destaca as origens da gastronomia brasileira, suas influências históricas e culturais. “A chegada deste livro, escrito com excelência por Max Jaques, soma muitas etapas nessa nossa trajetória #pelacozinhabrasileira. Além de seu trabalho como cozinheiro, ele traz para o Instituto Brasil a Gosto seu olhar de pesquisador e estudioso da cozinha. De alguém que gosta da nossa comida e a trata com atenção e consciência. E é esse desejo que queremos plantar em cada um dos leitores”, explica Ana Luiza.

Para o Skeelo e a Editora Contexto, a escolha de Janaína Rueda como voz da versão em audiobook de Comida no Cotidiano não poderia ter sido mais acertada. A chef, que também comanda, ao lado de Jefferson Rueda, o restaurante A Casa do Porco — único estabelecimento brasileiro no top 10 mundial da premiação The World’s 50 Best Restaurants — além dos restaurantes Hot Pork e Porco Real e Sorveteria do Centro, imprime toda a culinária e os ingredientes típicos da cultura brasileira em sua cozinha.

“É importante valorizarmos a nossa brasilidade composta por diversidade única, de capacidade e beleza infinita. Este livro trata exatamente disso com foco na comida, fortemente ligada à identidade e ao afeto, e que permeia nosso cotidiano. Assim, ao pensar na escolha da voz para o projeto – a chef tantas vezes reconhecida pela sua excelência, trabalhando os elementos brasileiros Janaina Torres Rueda -, surgiu naturalmente, com a certeza de dar ao leitor a sensação de sentar-se em volta da mesa, conduzida por ela, através dos sabores próprios do Brasil”, conta Thereza Castro, Supervisora editorial do Skeelo.

“O Comida no Cotidiano conseguiu ser um livro que sintetiza muito bem as características dos trabalhos da Contexto: excelente conteúdo, pesquisa de ponta, qualidade editorial e um texto delicioso. Ter, agora, essa obra em áudio, com a narração de uma estrela como a Janaína, é um prazer para a gente e, com certeza, será ainda maior para o público”, comenta Daniel Pinsky, Diretor Comercial da Editora Contexto.

Ping-Pong com a chef Janaína Rueda:

Como se deu o convite para narrar o livro?
O convite veio através do Max Jacques e do Instituto Brasil a Gosto.

Como foi a experiência de narrar a obra que celebra a culinária brasileira? Foi um grande aprendizado, uma forma nova de estudo da cozinha brasileira.

Que diferenciais os amantes da culinária vão encontrar ao experimentar o livro no formato de áudio? O áudio nos dá a oportunidade de estudar de uma forma mais eficaz. Ouvir as pessoas sempre é a melhor forma de conhecer, estudar e orientar.

Como leitora e chef e, agora, narradora, quais os insights de “Comida no Cotidiano” que você destacaria para os ouvintes/leitores? A política pública através do alimento, a história mais próxima da realidade da cozinha popular brasileira, memórias afetivas e diálogo entre o velho e o novo mundo da cozinha do Brasil.

O que é Comida no Cotidiano para você? É a comida que alimenta a alma, que conta a vida das pessoas. Conta sobre quem somos e para onde vamos.

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Sinopse oficial do livro

Feijão bem temperado com arroz soltinho. Tapioca com queijo de coalho no ponto. Café acompanhado de um belo bolo de fubá. Deu água na boca? Comer é tão fundamental quanto respirar, como todos sabem. Mas não comemos apenas para sobreviver. Afinal, comida é também uma construção histórica e cultural. E como tal constitui uma das dimensões formadoras das identidades individuais e coletivas. Este livro é um convite para se pensar a cozinha que compõe nosso cotidiano. Uma cozinha, portanto, brasileira — com as multiplicidades em suas raízes, histórias, ingredientes, técnicas e pratos, espalhados pelo nosso território ou carregados por seus emigrantes. Narração de Janaína Torres Rueda.

Sobre o Skeelo

O aplicativo Skeelo, disponível em smartphones, tablets, Android e iOS, tem disponível em seu acervo os livros mais vendidos do Brasil, disponibilizados por meio de parcerias com as maiores editoras do país.

Com gêneros que vão de desenvolvimento pessoal, jovem adulto e romance até suspense e terror e com o objetivo de democratizar a leitura e impactar positivamente vidas através dos livros, a plataforma conta hoje com 200 milhões de usuários elegíveis por meio de seus planos de celular, TV ou outros serviços. Para verificar seu acesso, clique neste link. O Skeelo ainda conta com uma loja de livros digitais com um catálogo de mais de 60 mil títulos com opção de e-books e audiobooks.

Carolina Pimentel lança livro sobre Alimentação Vegetariana

Carolina Pimentel lança livro sobre Alimentação Vegetariana

Nutricionista, MSc e PhD, certificada como Lifestyle Medicine Professional e Diplomate of CBMEV/IBLM, entre outros títulos, Carolina Pimentel faz das 24 horas do dia uma verdadeira maratona para transformar a vida das pessoas através da alimentação. Além de suas atividades acadêmicas, consultorias para o setor privado com ênfase em alimentos, nutrientes, bioativos, dietas vegetarianas e estilo de vida saudável, é muito ativa no mundo virtual, com perfis no Facebook e Instagram, canal no YouTube, seu portal, podcast e muito mais.

Seguindo a máxima da autora e nutricionista norte-americana Adele Davis (1904- 1974), que afirmou que “Na verdade, somos muito mais do que aquilo que comemos; mas o que comemos pode nos ajudar a ser muito mais do que aquilo que somos”, Carolina – que participou do programa de ferramentas da medicina para promoção de um estilo de vida mais saudável da Harvard Medical School (2019) e apresentou seus trabalhos em diversos congressos mundiais, como o International Union of Nutritional Sciences – IUNS (2017) e o International Congress on Vegetarian Nutrition em Loma Linda, Califórnia/EUA – está lançando Nutrição e Alimentação Vegetariana – Tendência e Estilo de Vida, livro que coorganizou ao lado da Professora Sonia Tucunduva Philippi – orientadora-parceira em seu primeiro livro, Alimentos Funcionais: Introdução aos compostos bioativos – e da Doutora em Ciência de Alimentos Marcia Cristina Teixeira Martins.

“Certamente os profissionais ligados à nutrição terão uma melhor compreensão dos fatos científicos relacionados à dieta vegetariana”, afirma o Prof. Dr. Durval Ribas Filho no prefácio do livro, que traz 26 capítulos em que as organizadoras, cientistas, especialistas, acadêmicos e clínicos abordam temas como informações científicas, perfil da persona vegetariana e seus hábitos, alimentação vegetariana para atletas, implicações clínico-nutricionais do vegetarianismo e doenças crônicas e uma coletânea de receitas práticas.

Nascida em Santos, litoral de São Paulo, Carolina Pimentel graduou-se em Nutrição na UniSantos e desde então, muita coisa aconteceu. Fez Mestrado e Doutorado em Ciências da Nutrição pela Universidade de São Paulo, foi Professora Titular e Pesquisadora da UNIP Universidade Paulista, aonde atuou por mais de 15 anos em cursos de graduação e ministrou aulas para mais de 40 turmas, além de também atuar como docente em cursos de pós-graduação e extensão nas áreas de nutrição, farmácia e medicina.

A dinâmica Carolina é ainda Diretora Científica da consultoria em saúde Suporte Ciência oferecendo apoio científico ao marketing para indústria de alimentos e fármacos e do Centro de Educação em Nutrição Avançada (CENA). Atualmente está em fase de conclusão da pós-graduação em nutrição clínica materno-infantil no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, onde também é nutricionista voluntária no ambulatório de obesidade infantil.

Carolina reforça o papel da mulher e a família na influência de uma saúde melhor para as futuras gerações, já que é cada vez mais evidente que a saúde do adulto pode ser influenciada pela alimentação da mulher, que se inicia na preconcepção, da gestão até a amamentação. “Além disso e de todas as alegrias e desafios da concepção e da criação de filhos, acredito que também se abre uma janela importante onde os pais estão mais propensos e muitas vezes em prontidão para procurar e receber atendimento nutricional, ampliando ainda mais a atuação e o mercado de nutrição materno infantil”, afirma a nutricionista que, com sua visão inovadora, abrangente e acolhedora, pauta sua atuação e renova sua motivação a cada atendimento em seu consultório.

 

 

Nutrição e Alimentação Vegetariana – Tendência e Estilo de Vida
Organizadoras: Sonia Tucunduva Philippi, 
Carolina Vieira de Mello Barros Pimentel, Marcia Cristina Teixeira Martins
Categorias: Nutrição, Alimentos vegetarianos
Editora: Manole Editora
Número de páginas: 728
Edição: 1ª (2022)
Versão impressa: R$ 198,00
Versão E-book: R$ 158,00

Henrique Fogaça lança o livro O Mundo do Sal – História, cultura e receitas

Henrique Fogaça lança o livro O Mundo do Sal - História, cultura e receitas

O livro O Mundo do Sal relata de maneira inédita e criativa o protagonismo do sal na cultura, economia, política, crenças, religiões, saúde e nas diferentes culinárias do mundo em 5.000 anos da história da humanidade. Único mineral que os seres humanos comem, o sal é o produto mais democrático que existe, porque é um dos poucos alimentos que entram na casa de todos, todos os dias, em todos os países, independente de raça e classe social.

O MasterChef Henrique Fogaça e o jornalista Rogerio Ruschel exploram neste livro da Editora Essential Idea curiosidades desse ingrediente tão valioso que serviu de moeda, criou estradas e cidades, financiou guerras e garantiu a economia de impérios. Abordam também como o sal está presente em quase todas as religiões e em crendices populares e simpatias.

Como é um produto de terroir, existem diferentes variedades, tipos e apresentações de sais; no livro são apresentados mais de 20 tipos como o sal marinho, sal rosa do Himalaia, Flor de Sal, Sal-gema, sal negro, sal defumado, sal kosher, sal do Havaí e o Sal de Maldon.

VOCÊ SABIA? O sal é um elemento realmente extraordinário. Você sabia que no Japão existem 4.000 tipos de sais? E que o Salar Uyuni na Bolívia é o maior e mais alto deserto de sal do mundo com 10 bilhões de toneladas de sal? Que na Alemanha existe uma gigantesca montanha de sal com 500 hectares e mais de 200 metros de altura? Na Índia, terceiro maior produtor mundial, existem 11.800 produtores de sal marinho, gerando cerca de 1,1 milhão de empregos. O sal Maldon, produzido no Condado de Essex, desde 2012 é o sal escolhido pela rainha da Inglaterra para ser o oficial do Palácio de Buckingham. Essas são apenas algumas das muitas curiosidades que o livro traz.

No livro são apresentadas 45 receitas criadas pelo chef Henrique Fogaça em pratos para diferentes comemorações; um jantar a dois, um almoço em família, uma data especial, petiscos para acompanhar os drinks do happy hour, um brunch de domingo e churrasco com os amigos. Em 200 páginas com centenas de fotos, o leitor vai aprender a fazer saladas, carnes, peixes, camarões, risotos, legumes, batatas, filés, costelas e assados, bruschetas, drinks, geleias, pães, cremes, pancettas, omeletes, burratas, croques, caldas, granolas, queijos, confitados, rabanadas e sobremesas. E algumas das receitas podem ser acessadas em vídeo via QR Code.

O livro está disponível na versão impressa ou em e-book em livrarias do Brasil, nos restaurantes Sal Gastronomia e Cão Véio, lojas especializadas de gastronomia e no site da Essential Idea Editora (Valor sugerido: R$ 150,00)

 

Ficha técnica:
O Mundo do Sal - História, cultura e receitas
Editora: Essential Idea Ltda
Coordenadora: Sonia Fonseca
Editor e redator: Rogerio Raupp Ruschel
Curador gastronômico: Henrique Fogaça
Impressão: IPSIS Gráfica e Editora
R$ 150,00

Liana Sabo lança livro sobre gastronomia

Liana Sabo lança livro sobre gastronomia

A história gastronômica de Brasília começa antes mesmo de ela ser inaugurada, quando os primeiros restaurantes se estabeleceram na Cidade Livre (hoje Núcleo Bandeirante). Mas foi só nos anos 1990 que essa história começou a ser contada de forma mais sistemática nos jornais da capital. Em 1993, a jornalista Liana Sabo escreveu os primeiros textos sobre o tema, tornando-se pioneira no jornalismo gastronômico não só de Brasília, mas do Centro-Oeste.

Primeiro lançamento do selo Boníssimo! Edições, Histórias dos Sabores que Vivi é uma coletânea de matérias e notas escritas por Liana ao longo de três décadas e publicadas nas páginas do Correio Braziliense, jornal onde mantém desde 1998 a coluna Favas Contadas.

Nos escritos de Liana, estão registros de restaurantes, chefs, proprietários e outros personagens ainda hoje em evidência ou que vieram, contribuíram de alguma forma para a história da gastronomia na capital, e se foram.

Selecionados e organizados pelo também jornalista Rosualdo Rodrigues, os textos estão divididos em sete capítulos: Histórias de Pioneiros, A Cozinha e o Poder, Brasília à Mesa, O Sabor do Mundo, O Mundo dos Vinhos, Ingredientes e Preparos e Ao Sabor das Horas Vagas – este último, sobre a incursão de personalidades de outras áreas no mundo da cozinha.

Mesmo quando os textos são factuais, referem-se a acontecimentos pontuais – a inauguração ou o fechamento de um restaurante, um evento, uma nova tendência, a vinda de um chef celebridade… –, a habilidade de repórter de Liana Sabo acaba por enriquecê-los com histórias ou informações curiosas, fazendo com que não percam o interesse e transformando-os em registros preciosos.

Histórias dos Sabores que Vivi foi produzido com apoio do Correio Braziliense e conta com textos de apresentação do chef Francisco Ansiliero (Dom Francisco) e da jornalista Conceição Freitas, fotografias de Zuleika de Souza, projeto gráfico de Chica Magalhães e preparação de originais de Teresa Mello.

O livro pode ser adquirido em formato digital na loja online do Boníssimo! e, em breve, também em formato digital na plataforma Amazon.com.

SOBRE BONÍSSIMO EDIÇÕES

O selo Boníssimo! Edições foi criado a partir do blog Boníssimo!, do jornalista Rosualdo Rodrigues, com o objetivo de editar publicações que se aprofundem nos temas tratados rotineiramente na página virtual – ou seja, cultura, gastronomia e viagem. Histórias dos Sabores que Vivi é o primeiro livro físico do selo, que iniciou com a publicação experimental do e-book 35 Coisas Para Fazer em João Pessoa Depois do Banho de Mar, em 2018.

HISTÓRIAS DOS SABORES QUE VIVI
Boníssimo! Edições, 2021, 250 páginas, R$ 80 – em pré-venda.
Preço promocional de R$ 70 no boníssimo.blog até o dia 21 de setembro.