Manioca oferece os sabores da floresta com padrão internacional de qualidade

Redação

Investindo na produção familiar e sustentável, empresa de Belém leva alimentos tradicionais da Amazônia para 11 países

Com a proximidade da COP30, em Belém, os olhos do mundo estão voltados para a Amazônia. É uma oportunidade única para a região apresentar à plateia global sua riqueza cultural e gastronômica.

E a MANIOCA se posiciona na vanguarda da globalização da culinária amazônica. A empresa, fundada e gerida por Joanna Martins (filha do saudoso Paulo Martins, que apresentou os sabores do Pará ao Brasil), está presente em 12 estados brasileiros e 11 países, incluindo França e Estados Unidos.

Isso é possível graças ao trabalho que a MANIOCA desenvolve junto a seus fornecedores. A empresa aposta todas as fichas na agricultura familiar e sustentável, oferecendo estrutura e capacitação para que alimentos tradicionais da Amazônia, como o tucupi e a farinha d’água, sejam produzidos de acordo com os mais rigorosos padrões internacionais de qualidade. Todos ganham: as comunidades, o ambiente e o consumidor.

Em 2024, nosso programa RAÍZES impactou 37 famílias de comunidades tradicionais em 11 municípios paraenses. Esses agricultores forneceram mais de 120 toneladas de produtos regionais: alfavaca, chicória, feijão manteiguinha, farinha de mandioca, pimenta cumari, tucupi preto, nibs de cacau, cumaru e farinha de tapioca. E, claro, mandioca in natura, matéria-prima do nosso tucupi.

Ao chegar à nossa unidade em Belém, esses alimentos são minimamente processados para se transformar em alguns dos nossos carros-chefes. As farofas de farinha suruí, perfeita para acompanhar churrasco e outros pratos do dia a dia. A granola com tapioca, cupuaçu e nibs de cacau amazônico. Os molhos de pimenta com sabores da floresta. O shoyu amazônico, feito de tucupi preto, uma bomba de umami que substitui o molho de soja com mais sabor e menos sódio.

O desafio assumido pela MANIOCA é tirar da cozinha paraense a falsa percepção de se tratar de uma culinária exótica, para ocasiões excepcionais. “Aqui no Pará, essa é a comida de todo dia”, diz Joanna Martins. “São ingredientes que nem sempre compõem os pratos típicos mais conhecidos, como o tacacá e o pato no tucupi, eles também participam da culinária caseira, mais simples e mais prática.”

Essa é a razão por que a MANIOCA tem investido em itens de fácil assimilação no resto do país. “Todo brasileiro conhece farofa, todo brasileiro conhece pimenta”, observa Joanna. Mas não é qualquer farofa nem qualquer pimenta: são alimentos com alma amazônica, com o DNA da floresta. Produtos feitos para abrir corações, estômagos e mentes do Brasil e do mundo para o imenso universo da comida da Amazônia.

SOBRE A MANIOCA

A MANIOCA nasceu em 2014 para levar ao mundo os sabores da Amazônia, dando sequência a um trabalho de amor pelos ingredientes da região que começou ainda em 1972, com o saudoso chef Paulo Martins e sua mãe, dona Anna Maria, fundadores do restaurante Lá em Casa, em Belém-PA. Assim, a MANIOCA utiliza a criatividade herdada da gastronomia para desenvolver alimentos que de forma simples podem estar no dia a dia do consumidor, no Brasil e no mundo, sempre levando os sabores autênticos da maior biodiversidade do planeta de forma 100% natural.

Hoje somos dois sócios – Joanna Martins e Paulo Reis – três conselheiros e 15 profissionais das mais diversas áreas, além das dezenas de famílias que nos fornecem matéria-prima e de todos os empregos indiretos que ajudamos a manter.

A MANIOCA une tradição e inovação a partir de uma cadeia produtiva pautada pela sustentabilidade e entendendo que os pequenos produtores que atuam e vivem dentro da floresta são os maiores aliados para que possamos valorizar e preservar as riquezas da Amazônia.

Por esse trabalho, a MANIOCA foi recompensada com o reconhecimento nacional e global. Somos uma empresa certificada pelo Sistema B, que reúne iniciativas que contribuem para o bem-estar da sociedade e do planeta. Obtivemos o Selo Nacional de Agricultura Familiar (SENAF), concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Somos ainda integrantes do Pacto Global da ONU, compromisso de seguir dez princípios universais baseados em direitos humanos, meio ambiente e combate à corrupção.

Site:

maniocabrasil.com.br

Loja on-line (entregas para todo o Brasil):

tenditudo.com.br/manioca

Instagram:

@maniocabrasil

Deixe um comentário