Morango melhora a saúde do cérebro

O morango é conhecido como uma das frutas mais poderosas e utilizadas na culinária mundial. Muito apreciado nos lares brasileiros, ele pode ser incluído em preparações doces e salgadas. Mas, além da sua versatilidade, também possui ação antioxidante e anti-inflamatória, sendo um grande aliado para a proteção do cérebro contra os danos do envelhecimento.

Segundo explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, a quantidade de antioxidantes presente no morango tem uma importante ação na prevenção da perda cognitiva ao longo da vida.

Pesquisa mostra que a ingestão regular da fruta favorece a função cognitiva e retarda seu envelhecimento

De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, publicada recentemente pelo Neurology Journals, após dez anos de análises, feitas com quase 50 mil adultos, o estudo revelou que, devido às suas diversas propriedades, o consumo regular da fruta pode estar associado à melhora das funções cerebrais.

“O fruto fornece boa quantidade de vitamina C – que desempenha um papel significativo no funcionamento do cérebro -, possui baixo índice glicêmico e contém poucas calorias – o que é ideal para pessoas que precisam fazer controle do peso corporal”, comenta a nutricionista.

Renata pontua que não há uma recomendação diária exata para todas as pessoas, mas o indicado é que se consuma de três a cinco porções de frutas por dia. Uma porção de morango corresponde a aproximadamente quatro unidades médias.

Outro ponto importante é o momento da escolha. “Deve-se avaliar se os frutos estão firmes, de cor viva, além da quantidade de líquido presente na bandeja – que, caso seja muito, é sinal que podem estar passando do ponto. Se já estiverem mais maduros, precisam ser consumidos rapidamente após a compra”, finaliza Guirau.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.