Por que o gin é tão popular?

Por que o gin é tão popular?

Um relatório da Market Research Future (MRFR) aponta que o mercado de gin terá um tamanho de US$ 13475,4 milhões até 2030, com um crescimento de 4,51% por ano.

No Brasil, o que se sabe é que o consumo da bebida vem crescendo. De acordo com a Euromonitor, tivemos um salto de 1,1 milhão de litros em 2016 para 13,1 milhões de litros em 2021. Até 2026, a expectativa é de que o volume possa triplicar para 35,1 milhões de litros. No mundo, o consumo saltou de 454 milhões para 732 milhões na mesma base de comparação.

Mas, afinal, por que gin é popular? Nossa equipe procurou os especialistas da The Gin Flavors para entender melhor os motivos para que a popularidade e o consumo do destilado tenha aumentado, continue a leitura conosco e confira!

O que levou as pessoas a consumirem mais gin hoje em dia?

Para a sommelier de bebidas, Mikaela Paim, em entrevista ao Valor Investe, a aceitação do gin decorre de vários fatores, como a refrescância, as baixas calorias, a ausência de açúcar na composição, o aroma e a versatilidade na execução de drinks.

A riqueza encontrada nas possibilidades de preparação de receitas com a bebida tem se tornado um grande atrativo, pois agrada os mais diversos paladares, inclusive os do público mais exigente.

Além disso, como o mercado está aquecido, sendo possível encontrar clubes de assinatura de gin, bem como o surgimento crescente de rótulos nacionais e internacionais em lojas especializadas, a tendência é que ele se mantenha fortemente consumido no país.

Para se ter uma ideia da dimensão da popularização, a cidade de São Paulo sediou a Gin Week no ano de 2019, um evento de uma semana exclusivamente dedicado à bebida. E não para por aí, também na capital paulista, já existem mais de 10 bares que só servem o destilado.

Assim, considerando também que ele pode ser encontrado nos mais diversos valores e com diversas composições diferentes, torna-se uma opção viável para os consumidores.

Busca por bebidas artesanais e locais

Também é possível atribuir a ressurgência do gin à explosão da cultura da coquetelaria artesanal e ao interesse crescente por produtos locais e artesanais. A possibilidade de explorar uma variedade de botânicos e ingredientes, juntamente com a disponibilidade de destiladores independentes produzindo gins exclusivos e de alta qualidade, cativou a imaginação dos amantes de bebidas.

Além disso, o destilado tem uma rica história, com raízes profundas na cultura britânica, e essa tradição tem sido reavivada e reinterpretada com um toque contemporâneo. A combinação de sua história fascinante, seu sabor distinto e a criatividade infinita que ele permite fazem do gin uma bebida icônica e irresistível para muitos.

Como essa bebida era consumida antigamente?

O gin foi criado no século XVII após um médico, Francisco de la Boie, tê-lo desenvolvido como um remédio para o tratamento de doenças renais.

A popularização do destilado misturado com cereais e zimbro foi tão grande que as pessoas começaram a consumi-lo como uma bebida normal, sem considerar os benefícios medicinais originais.

Durante a Guerra dos Trinta Anos, a bebida se difundiu entre os soldados ingleses, que a ingeriam para se aquecer nas noites frias em meio às batalhas enfrentadas. Com o retorno para casa, o consumo do gin continuou.

Assim, os empresários ingleses enxergaram a oportunidade que a bebida oferecia e os investimentos tornaram-se expressivos.

Nesse contexto, nas décadas de 1960 e 1970, a bebida passou a se tornar o principal destilado das Américas, consolidando-se em todo o mundo.

Nos anos seguintes, o boom passou, mas como já vimos anteriormente, tem retornado nos dias atuais.

Quais os benefícios a bebida pode trazer para a saúde se consumida de forma moderada?
Como regra, o consumo de bebidas alcoólicas está associado a problemas de saúde. Entretanto, nem sempre este é o caso. O gin, como mencionado, foi criado originalmente para ser um remédio e sua composição com diversos botânicos pode trazer alguns benefícios para a saúde, quando ingerido de forma moderada.

Dentre os principais, podemos destacar:

  • Redução do inchaço;
  • Melhoria no processo de digestão;
  • É diurético;
  • Reforço ao sistema imunológico;
  • Alívio de dores nas articulações;
  • Alívio da rinite alérgica;
  • Combate às rugas e manutenção da pele jovem.

Dicas de harmonização com gin

Para harmonizar o gin com alimentos, é importante considerar os perfis de sabor e os ingredientes utilizados na preparação do gin. Em geral, os gins mais cítricos e refrescantes combinam muito bem com frutos do mar, como ceviche, camarão grelhado ou ostras frescas, ressaltando os sabores marinhos.

Para os gins mais florais e herbais, é indicado combinar com queijos suaves, como brie ou queijo de cabra, que complementam os aromas botânicos. Além disso, os destilados mais intensos e picantes podem ser harmonizados com pratos condimentados, como curry ou comida tailandesa, criando uma experiência sensorial única.

Outra dica é harmonizar com diferentes frutas frescas, ervas ou especiarias, criando uma guarnição aromática que combine com petiscos variados. A chave é explorar e experimentar diferentes combinações, buscando um equilíbrio entre os sabores do gin e dos alimentos para desfrutar de uma experiência gastronômica completa.

Sucos naturais são alternativa para evitar a desidratação

Sucos naturais são alternativa para evitar a desidratação

Saiba quais os benefícios de consumir a bebida no frio

É comum que no inverno o consumo de líquidos seja reduzido, mas isso pode desencadear diversas condições no organismo humano, como tontura, dores de cabeça, aumento da pressão arterial, taquicardia, ressecamento de pele, cabelo e unhas, desidratação e outros. Esses sintomas são resultado da falta da ingestão de bebidas e, para garantir o bem-estar do corpo no inverno, é preciso manter esse hábito de consumo, mesmo em temperaturas mais frias, quando aparentemente não se sente tanta sede.

De acordo com a nutricionista e CEO da Estima Nutrição, Edvânia Soares, conforme a ingestão de líquidos é reduzida, o organismo tende a contar com uma maior quantidade de toxinas. Ela explica que isso pode desencadear problemas de saúde, pois “há uma piora na fluidificação do muco que hidrata o sistema respiratório e também uma redução na absorção das vitaminas hidrossolúveis (a vitamina C e as vitaminas do complexo B), que fortalecem o sistema imune”.

A nutricionista parceira da Natural One indica o consumo de sucos 100% naturais como alternativa para evitar a desidratação no frio. “Sucos 100% naturais contêm sinergismo entre as vitaminas e minerais originais das frutas e são importantes para uma alimentação saudável”, comenta a profissional. Ela também pontua que alguns hábitos envolvendo sucos naturais podem ser benéficos para o corpo humano, como tomar suco de laranja após o almoço para auxiliar na absorção do ferro no organismo; isso também ajuda o sistema imunológico no combate a vírus e bactérias.

O hábito de consumir sucos naturais no inverno também deve ser estendido para as crianças, uma vez que os pequenos precisam ingerir diariamente uma grande quantidade de vitaminas, principalmente a C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

Dentre os sucos que mais trazem benefícios para a saúde, os mais indicados são os das seguintes frutas:

Uva: desempenha um papel fundamental na oferta de nutrientes essenciais, tais como potássio, ferro, fibras e as vitaminas do grupo B, cuja principal função é auxiliar o metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Também inclui substâncias naturais como resveratrol e antocianinas, que têm a capacidade de aprimorar a saúde do sistema cardiovascular, enquanto também exercem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes;

Laranja: Por ser uma fruta cítrica, a laranja é abundantemente carregada de vitamina C, que desempenha um papel crucial no reforço do sistema imunológico. Além disso, é uma fonte de vitaminas A e do complexo B, bem como minerais como cálcio, potássio, magnésio e fósforo. Também contém fibras, como a pectina, e polifenóis, como os flavonoides, que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Goiaba: É uma excelente fonte de vitamina C e apresenta um teor significativo de vitamina A, contribuindo para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, contém licopeno, um antioxidante de grande importância.

Mamão: O mamão se destaca por ser uma excelente fonte de fibras, o que contribui para promover um bom funcionamento intestinal e digestivo e possui propriedades anti-inflamatórias devido à presença da enzima papaína.

Pink Limonade: Elaborada a partir de uma combinação especial que inclui framboesa, maçã e limão, o blend da Natural One reúne uma variedade de benefícios para a saúde. A framboesa é reconhecida por sua riqueza em vitamina C e manganês, além de conter vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo.

Ela também é uma fonte de antioxidantes naturais que promovem a renovação celular. A maçã, por sua vez, oferece vitamina C, cálcio, fósforo, potássio e fibra solúvel, desempenhando um papel importante no funcionamento gastrointestinal e ajudando a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. O limão, rico em vitamina C, é essencial para fortalecer o sistema imunológico;

Veggie Limão: Esse mix exclusivo da marca é composto por couve, espinafre, gengibre e capim santo, que são hortaliças de tonalidade verde-escura. Esses ingredientes são naturalmente ricos em fibras e desempenham um papel fundamental no controle dos níveis de açúcar no sangue, o que pode ajudar a combater a diabetes.

O gengibre presente no blend contribui para acelerar o metabolismo, promovendo uma maior queima de calorias. Além disso, a adição de limão e maçã enriquece ainda mais o mix, trazendo benefícios como a vitamina C do limão, que fortalece o sistema imunológico, e as fibras solúveis da maçã, que são benéficas para o funcionamento saudável do sistema gastrointestinal;

Veggie beterraba: Produzida a partir de uma combinação de ingredientes selecionados, o blend exclusivo da empresa apresenta a beterraba como o componente principal. A beterraba é uma excelente fonte de ferro e desempenha um papel essencial no combate à anemia.

Além disso, ela é rica em vitamina A, potássio, cálcio, magnésio e fibras, que contribuem para a redução do colesterol no sangue e ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. É harmoniosamente combinada com laranja, maçã, gengibre e limão, proporcionando uma experiência saborosa e nutritiva.

Sobre a Natural One

Líder na categoria de sucos 100% naturais e que acaba de estrear na categoria de bebidas vegetais à base de aveia (popularmente conhecidos como leites vegetais), a Natural One é a marca de sucos naturais mais vendida no setor, que rapidamente caiu no gosto dos brasileiros por unir sabor e saúde a um preço acessível em suas garrafas transparentes.

A empresa possui o maior portfólio de sucos 100% naturais, com mais de 10 sabores disponíveis em mais de 80 mil pontos de venda da marca, além do e-commerce exclusivo e via Clube de Assinaturas . A Natural One investe fortemente em tecnologia de ponta e profissionais altamente capacitados para entregar ao consumidor aquilo que prometeu desde sua criação: produtos diferentes de tudo que as pessoas já experimentaram. Atualmente, a empresa já oferece seus produtos em 15 países, incluindo o Brasil.

Fazenda Churrascada promove jantar harmonizado com vinhos chilenos

Fazenda Churrascada promove jantar harmonizado com vinhos chilenos

Em parceria com a importadora Mistral, a casa oferece uma noite dedicada aos vinhos da vinícola chilena Los Vascos, uma das mais prestigiadas da região

Não é de hoje que os vinhos do Chile enchem as taças dos brasileiros. O Brasil se consolidou como o principal país de destino das exportações da bebida andina, ultrapassando Reino Unido, Japão e China. Na quinta-feira, 13 de julho, a Fazenda Churrascada Brasília, em parceria com a importadora Mistral, realiza uma noite dedicada à tradicional produção chilena de vinhos.

Na ocasião, serão degustadas as bebidas da vinícola Los Vascos, harmonizadas com um cardápio exclusivo do restaurante. Quem comanda o encontro, marcado para às 19h, é o sommelier da Mistral João Baptista. Ele será o responsável por apresentar os vinhos de uma das vinícolas mais tradicionais e destacadas do Chile. A experiência completa sai por R$265 + 13% de taxa. As vagas são limitadas e as reservas podem ser feitas pelo telefone (61) 9 9271-2652.

Sotaque francês

Uma das estrelas do Chile, a vinícola Los Vascos é dos Domaines Barons de Rothschild. No final da década de 1980, a família foi uma das primeiras dentre os grandes nomes do vinho francês a acreditarem no potencial chileno e a investirem no país latino, criando a bodega Los Vascos. Localizada no Vale de Colchagua, a propriedade foi escolhida a dedo e adquirida de uma família basca, o que explica seu nome.

As bebidas da vinícola são de excepcional qualidade e custo/benefício. Elas unem a opulência da fruta do Vale de Colchagua associada à elegância que é a assinatura dos vinhos do Domaines Barons de Rothschild.

Harmonização

Na Fazenda Churrascada Brasília, serão degustados quatro rótulos: Los Vascos Sauvignon Blanc; Los Vascos Rosé; Los Vascos Cabernet Sauvignon e Los Vascos Cromas Cabernet Sauvignon. Cada um deles será harmonizado com um prato preparado pela casa, para que as nuances tanto da bebida quanto da comida sejam realçadas.

Para o Sauvignon Blanc, a escolha foi o queijo coalho com compota de maçã verde. Já para o Rosé, o carpaccio de rosbife defumado. Partindo para um vinho um pouco mais encorpado, como o Los Vascos Cabernet Sauvignon, a sugestão é o arroz de costela. Por fim, a pedida para harmonizar com o Los Vascos Cromas Cabernet Sauvignon é o ancho com chimichurri e polenta.

Degustação de vinhos Los Vascos na Fazenda Churrascada Brasília
Quando: quinta-feira, 13 de julho, às 19h
Onde: Clube de Golfe de Brasília - St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2
Reservas e mais informações: (61) 9 9271-2652

Cerveja Petra lança versão litrão

Cerveja Petra lança versão litrão

Se reunir no bar com amigos é um momento típico no dia a dia do brasileiro. Para deixar esse momento ainda melhor, a Petra Puro Malte lança sua versão de um litro, opção aguardada pelos consumidores

A cerveja Petra, marca que pertence ao Grupo Petrópolis, maior cervejaria do país com capital 100% nacional, segue expandindo seu portfólio e lança a Petra Puro Malte na versão de um litro. A novidade chega para integrar a linha de produtos da marca, e traz mais possibilidades de escolha para o consumidor.

O formato ‘litrão’ é uma das principais embalagens retornáveis do Brasil, sendo este formato um dos mais consumidos, sobretudo em bares do País”, comenta Alberto de Souza Filho, vice-presidente Comercial do Grupo Petrópolis. “Além disso, por ser retornável tem um forte componente sustentável porque diminui significativamente seu descarte no meio ambiente”.

“O lançamento de Petra Litrão atende as necessidades do consumidor e ocasiões de consumo, fazendo com que ganhe cada dia mais espaço nas mesas dos consumidores, tanto nos bares quanto também nos lares brasileiros”, destaca Danielle Bibas, vice-presidente de Marketing do Grupo Petrópolis. “E mais: a Petra Puro Malte é leve, equilibrada e de qualidade, e possui alta aceitação em todo o Brasil, reforçando ainda mais a oportunidade desse lançamento”.

Feita com Petra Malte, ingrediente proprietário do grupo Petrópolis, a cerveja tem grãos cuidadosamente cultivados e produzidos exclusivamente pela marca em processo de fabricação exigente, rigoroso e consciente.

Com formato retornável, a nova embalagem de Petra Puro Malte um litro já pode ser encontrada nas principais lojas do varejo e bares do país.

SOBRE PETRA

Petra é uma linha de cervejas desenvolvida seguindo a melhor tradição cervejeira mundial. Cada um dos estilos carrega a história de respeito aos preceitos essenciais de processos e matérias-primas, sem ceder a modismos ou experimentações.

Prezando a harmonização, Petra apresenta rótulos que agradam aos mais exigentes paladares: Petra Origem, Petra Escura, Petra Aurum, Petra Schwarzbier, Petra Bock, Petra Weiss Bier e Petra Stark Bier. Petra é parceira do Saber beber, programa que incentiva o consumo consciente de álcool, reforçando que o ato de beber não é um problema, desde que seja feito de forma consciente e responsável.

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS

O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Crystal, Lokal, Black Princess, Petra, Cabaré, Weltenburger e Cacildis; as vodkas Blue Spirit Ice e Nordka; a Cabaré Ice; os energéticos TNT Energy Drink e Magneto; o refrigerante It!; o isotônico TNT Sports Drink; a água Petra e água tônica Petra. Com oito fábricas em operação, o grupo é composto por mais de 20 mil colaboradores.

Por meio de projetos ambientais, promove o plantio e a manutenção de milhares de árvores, além de ações de sustentabilidade e programa de educação ambiental para escolas municipais. Conta também com o Saber Beber, comprometido em orientar as pessoas sobre os benefícios do consumo moderado e as consequências do consumo exagerado de álcool. Saiba mais no link e em @grupo.petropolis nas redes sociais.

Coca-Cola lança Jack&Coke com Jack Daniel’s Tennessee Whiskey

Coca-Cola lança Jack&Coke com Jack Daniel's Tennessee Whiskey

Acaba de chegar ao mercado brasileiro o Jack&Coke, um coquetel premium pronto para beber que mistura Coca-Cola e Jack Daniel’s Tennessee Whiskey. Desenvolvido por meio de uma parceria mundial entre a The Coca-Cola Company e a Brown-Forman Corporation, a novidade faz parte da estratégia global da categoria ARTD (bebidas alcoólicas prontas para beber, conhecida como Drinks Prontos), uma das que mais crescem na atualidade. Com esse lançamento, a Coca-Cola dá um grande passo para se consolidar como uma empresa total de bebidas, sempre colocando os desejos dos consumidores em primeiro lugar.

“Jack Daniel’s & Coca-Cola é o nascimento de um clássico! É a união de duas marcas icônicas e a combinação perfeita de sabores que geram uma experiência única e autêntica que os consumidores amam, dentro de um formato conveniente, pronto para beber”, resume Mariana Branco, líder de ARTD da Coca-Cola para América Latina. O novo drinque, que está em processo de expansão global, foi inicialmente lançado no México no final de 2022, com teor alcoólico de 5% e não leva nenhum tipo de conservantes em sua composição.

Há mais de um século, Coca-Cola com Jack Daniels é um dos drinques mais pedidos em todos os bares no mundo. “Agora os consumidores têm uma opção pratica e conveniente para consumir esse famoso coquetel direto da lata. Recomendamos que se consuma muito frio, a 4 graus Celsius”, sugere Mariana Branco.

“O lançamento de Jack Daniel’s & Coca-Cola, assim como a construção da estratégia e planos para a categoria de ARTD na América Latina é pautada em colocar o consumidor no centro de tudo que fazemos e na diversidade, que faz parte do DNA da Coca-Cola. Sabendo da importância da mulher dentro do ambiente de trabalho e que continuará desempenhando um papel ainda mais transformador para a próxima década, a companhia investe na liderança feminina – e, por isso, toda a estratégia de álcool para LATAM é realizada por um grupo sênior de mulheres que são autodirigidas”, afirma Mariana Branco, que é uma das sete líderes da categoria ARTD na América Latina, ao lado de Dennise Gaona (México), Roberta Valença (Chile), Elia Plaza (Costa Rica), Patrícia Mota (Brasil), Carolina Santiago (México) e Clara Parra (Colômbia).

Eduardo Ambrósio, Diretor Geral da Brown-Forman Brasil, ressalta a qualidade do produto. “Essa parceria une dois grandes ícones americanos com o objetivo de agradar ao paladar dos consumidores que buscam uma experiência Premium que mescle sabor e conveniência, mas com credenciais de qualidade e autenticidade” diz Eduardo Ambrósio. “Jack Daniel’s é um whiskey reconhecido e consolidado mundialmente, mas também vemos uma energia muito grande por trás da categoria de ready-to-drink. Dessa forma, Jack&Coke tem um papel importante no crescimento sustentável da marca e no negócio de Jack para os próximos anos e nós estamos muito empolgados em lançar esse produto no Brasil”, finaliza Ambrósio.

“Buscando trazer produtos e opções que agradem o consumidor, temos acelerado inovações e experimentações, tanto que Jack& Coke é o segundo lançamento na plataforma este ano”, comemora Roberta Valença, Gerente Geral Regional de Alcoólicos ARTD e Parcerias Brasil & Cone Sul da The Coca-Cola Company, referindo-se à chegada em abril de Lemon-Dou, uma bebida com receita japonesa preparada com limões inteiros triturados, passando por uma infusão de vodca e com um toque de água com gás. É comercializada em três opções: Honey Lemon (3% de teor alcóolico), Signature Lemon (5%) e Salty Lemon (7%). Completam esse portfólio de ARTD no Brasil: Schweppes Premium Drinks (lançada em 2019), e Topo Chico Hard Seltzer (desde 2020).

Consumo responsável

Por ser uma bebida alcóolica, o lançamento e comercialização de Jack Daniel’s & Coca-Cola seguirá os rigorosos protocolos de Consumo Consciente da The Coca-Cola Company. Criada em 2020, a Política Global de Marketing de Bebida Alcoólica dita os direcionamentos de como operar no mercado e traz as diretrizes em relação à comunicação de bebidas alcoólicas.

“A Coca-Cola reconhece que atuar na categoria de alcóolicos traz consigo novas responsabilidades e obrigações para atuar de forma responsável e sustentável. Por isso, a política global nos orienta e nos guia para que tenhamos comunicação e ações responsáveis e alinhadas com nossos valores” , explica Roberta Valença.

Sobre a The Coca-Cola Company

A The Coca-Cola Company (NYSE: KO) é uma empresa de bebidas completa com produtos vendidos em mais de 200 países e territórios. O propósito da nossa empresa é refrescar o mundo e fazer a diferença. Vendemos várias marcas avaliadas em bilhões de dólares, em várias categorias de bebidas em todo o mundo. Nosso portfólio de marcas de refrigerantes com gás inclui Coca-Cola, Sprite e Fanta. Nossas marcas de hidratação, esportes, café e chá incluem Dasani, smartwater, vitaminwater, Topo Chico, BODYARMOR, Powerade, Costa, Georgia, Gold Peak e Ayataka.

Nossas marcas de bebidas de nutrição, sucos, lácteas e à base de plantas incluem Minute Maid, Simply, inocente, Del Valle, fairlife e AdeS. Estamos constantemente transformando nosso portfólio, desde a redução do açúcar em nossas bebidas até o lançamento de novos produtos inovadores no mercado. Buscamos impactar positivamente a vida das pessoas, comunidades e o planeta por meio da reposição de água, reciclagem de embalagens, práticas de fornecimento sustentável e reduções de emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Juntamente com nossos parceiros de envasamento, empregamos mais de 700 mil pessoas, ajudando a trazer oportunidades econômicas para comunidades locais em todo o mundo. Saiba mais em Coca-Cola e siga-nos no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Sobre Jack Daniel’s    

Oficialmente registrada pelo governo dos EUA em 1866 e com sede em Lynchburg, Tennessee, a destilaria Jack Daniel, Lem Motlow, é a primeira inscrita nos Estados Unidos, além de constar no Registro Nacional de Locais Históricos do país. Jack Daniel’s é o fabricante do mundialmente famoso Jack Daniel’s Old No 7, Gentleman Jack, Jack Daniel’s Single Barrel Select, Jack Daniel’s Tennessee Honey, Jack Daniel’s Tennessee Fire, Jack Daniel’s Tennessee Apple e Jack Daniel’s Sinatra Select. Hoje, Jack Daniel’s é um verdadeiro ícone global e pode ser encontrado em mais de 170 países ao redor do mundo. 

Sobre a Brown-Forman    

Em operação no Brasil desde agosto de 2010, a Brown-Forman é detentora de marcas como Jack Daniel’s – com o tradicional Old Nº 07, os saborizados Honey, Fire e o novo Apple, além dos superpremium Gentleman Jack e Single Barrel –, Woodford Reserve, Fords Gin, Finlandia Vodka e as tequilas el Jimador e Herradura.  A multinacional está entre as cinco maiores empresas do segmento de bebidas do mundo e seu portfólio de 30 marcas é vendido em mais de 160 países. Foi fundada em 1870 por George Garvin Brown, em Louisville, no estado americano do Kentucky, onde mantém sua sede e, em todo o mundo, possui mais de 4.600 funcionários.  Dentre as campanhas proprietárias no Brasil estão Jack & Coke, Jack BBQ e o campeonato de bartenders Tennessee Calling.   Link

 #JackDanielsBrasil #MakeItCount

Mezanino celebra o orgulho LGBTQIA+ com drink temático

Mezanino celebra o orgulho LGBTQIA+ com drink temático

O coquetel à base de tequila “Proud to Be” foi criado pelo chef de bar da casa, Nitay Pontes, e seguirá no cardápio até 9 de julho

O Mês do Orgulho LGBTQIA+ pode ter chegado ao fim, mas a luta da comunidade é uma realidade diária. Em Brasília, monumentos da cidade estão coloridos com intervenções do festival Brasília Orgulho, realizado pelo coletivo ativista de mesmo nome. Entre as ações do 25º ano da iniciativa, está o primeiro circuito gastronômico LGBTQIA+ do Brasil, intitulado Sabor Orgulho. Na ação, que segue até o dia 9 de julho, vários espaços gastronômicos da capital foram convidados para celebrar as cores do arco-íris em pratos e drinks. Entre eles, o Mezanino BRB, que ocupa o rooftop da Torre de TV e preparou o coquetel temático Proud to Be (R$ 39).

A bebida, uma releitura do drink clássico Paloma, foi ideia do chef de bar da casa, Nitay Pontes. Frutado e adocicado, o coquetel leva uma base de tequila – destilado apreciado em bares LGBTQIA+ –, mix de cítricos com toque de aperol e mel de agave, e finalizado com uma receita autoral de espuma feita com toranja e flor de sal. Cada detalhe foi pensado para refletir um aspecto da vivência de uma pessoa queer, a exemplo do próprio autor.

“O drink começou com uma espuma. Nela, coloquei uma complexidade de sabor baseada no que eu vejo na vida, porque sou LGBT também e acho que o Mês do Orgulho é sobre se orgulhar diariamente do que você é”, explica Nitay. “A espuma tem vários ingredientes ácidos, mas o mel de agave esconde essa acidez. É como se fossem os momentos bons que temos, escondidos nessa base que representa os problemas. O drink termina com um leve amargor, porque, no fim das contas, ainda é uma luta.”

Sobre o Mezanino BRB

O Mezanino ocupa o rooftop da Torre de TV de Brasília e reúne alta gastronomia, o melhor da noite e da arte. Inaugurado em novembro de 2021, o espaço é apresentado pelo Banco BRB com o patrocínio da Beck’s, Chivas, Absolut, Beefeater e apoio da Academia Bodytech. A vista panorâmica em 360º da Capital Federal é um dos atrativos do espaço, sem falar nos ambientes “instagramáveis”, com decoração sofisticada. Na galeria de arte, o Mezanino já recebeu exposições de grandes artistas nacionais e nomes emergentes da cena cultural nacional e brasiliense.

Mezanino BRB

Onde: rooftop da Torre de TV de Brasília, Eixo Monumental, Brasília

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo

Entrada: R$ 10 (taxa de manutenção)

Mais informações e horários: consultar o Instagram (@meza.nino) ou (61) 99167-7812

Observação: na operação de restaurante, o Mezanino atende com reservas e por ordem de chegada. Para consultar a disponibilidade de mesas, basta ligar ou enviar uma mensagem no WhatsApp do número indicado acima. Reservas com tolerância de espera de no máximo 10 minutos. Nos dias de shows, consultar o horário do restaurante.

Nescafé Dolce Gusto inicia vendas do sabor GALAK

Nescafé Dolce Gusto inicia vendas do sabor GALAK

A bebida promete uma jornada deliciosa e única para os fãs de chocolate branco

NESCAFÉ® Dolce Gusto®, marca líder no segmento e pioneira no mercado brasileiro de máquinas multibebidas e cápsulas, levará mais uma novidade lançada no e-commerce da marca para as gôndolas dos supermercados. A cápsula no sabor GALAK® será comercializada nas principais redes do país. A partir de junho, o consumidor apaixonado por chocolate branco poderá encontrar a novidade nas prateleiras.

O novo sabor oferece um formato de consumo do chocolate branco para aqueles que buscam por praticidade na hora que bate a clássica vontade de comer doce. À apenas um toque de botão, o consumidor terá uma xícara de 120ml repleta de sabor com NESCAFÉ® Dolce Gusto® GALAK®.

O sabor inigualável do chocolate branco GALAK® faz da cápsula uma opção irresistível. “Com esse produto, queremos atender os nossos consumidores que buscam sempre novidades e sabores exclusivos. Ao trazer essa bebida para um país apaixonado por chocolate, proporcionamos uma nova experiência em cápsulas’’, comenta Mariana Console do Santos, gerente de marketing da Dolce Gusto®.

A cápsula NESCAFÉ® Dolce Gusto® GALAK®, que já estava disponível no e-commerce da marca pela caixa DGusta, agora pode ser adquirida no site com a caixa individual do produto, além dos principais pontos de venda do país, pelo preço sugerido de R$22,50.

Sobre NESCAFÉ® Dolce Gusto®

Lançado no Brasil em 2009, NESCAFÉ® Dolce Gusto® é um sistema composto por cápsulas e máquinas, fácil de usar, que permite aos consumidores prepararem em casa bebidas quentes e frias com qualidade profissional. A marca introduziu um novo conceito no Brasil ao oferecer um portfólio com opções de bebidas para diferentes momentos de consumo, além de uma linha de máquinas com um design diferenciado. Os sabores de NESCAFÉ® Dolce Gusto® são apresentados em cápsulas patenteadas e hermeticamente fechadas para capturar e preservar os aromas voláteis de suas bebidas até o seu consumo.

Conheça a rota do vinho pelo Brasil

uma taça de vinho ao lado de uma garrafa de vinho.

Desde o Triângulo Mineiro, passando pela Serra da Mantiqueira, o cerrado mato-grossense, o sertão do Nordeste e a renomada Serra Gaúcha: você conhece as regiões produtoras da bebida no País?
 

Há muitos anos o Brasil trabalha para desenvolver o seu setor vinícola – e o esforço tem dado resultados. Se antes regiões como Mendoza, na Argentina, e o Vale del Maipo, no Chile, eram as mais conhecidas pela produção de vinhos na América do Sul, hoje a história é outra. De acordo com a Wine Intelligence, consultoria global do setor, mais de 50 milhões de brasileiros consomem a bebida regularmente. A bebida caiu nas graças dos consumidores daqui e o setor soube acompanhar a demanda: entre janeiro e outubro de 2022, o mercado brasileiro comercializou 23 milhões de litros de vinhos, aumento de 11% em comparação ao mesmo período de 2020, de acordo com dados da União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA).

E pelo País o que não faltam são boas regiões produtoras de vinhos. No Nordeste, Sul, Sudeste, e, para a surpresa de muitos, no Centro-Oeste, as produtoras são várias, com diferentes uvas e solos diversificados, que permitem uma produção variada de vinhos e espumantes para os mais diversos gostos e exigências. A seguir, listamos algumas destas regiões produtoras e suas principais características.

 Uberaba, Minas Gerais

Conhecida por seus queijos, doce de leite e cachaça, Minas Gerais agora acrescenta ao seu cardápio o rótulo de produtora de vinhos. No Triângulo Mineiro, Uberaba traz a primeira produção da região com as uvas Syrah, Marsanne e Sauvignon Blanc, dentre outras. A região usará o método que inverte o ciclo da videira. Nesta forma de plantio, a colheita não ocorre no verão, como é tradicional no Brasil, mas sim no inverno, quando o clima coincide com o das vindimas do hemisfério Norte. Outra caraterística é a poda: são necessárias duas para dar certo, enquanto tradicionalmente apenas uma é feita.

Espírito Santo do Pinhal, São Paulo

Perto do seu vizinho mineiro, em São Paulo, há também uma região renomada: Espírito Santo do Pinhal, na Serra da Mantiqueira. Com terras altas, suas condições são propícias para a elaboração de excelentes vinhos. A região possui solo seco, com boa drenagem e granítico, muito indicado às uvas destinadas à produção de vinhos de alta qualidade. As altitudes estão entre 1.000 m e 1.300 m, contando com noites frescas e ótima insolação ao longo do dia, gerando uma amplitude térmica entre 10ºC e 12ºC na época da colheita, semelhante às grandes regiões europeias.

Dentre as opções de vinhos que lá existem, estão tintos, brancos e rosé, trabalhando com diversas uvas, entre elas: Cabernet Sauvignon/Cabernet Franc, Syrah, Chardonnay.

Chapada dos Guimarães, Mato Grosso

Para quem gosta de combinar aventura e enoturismo, a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, é mais uma região que promete entregar bons vinhos no País. Na terra de paisagens variadas, como cerrados e florestas, uma vinícola familiar se arrisca na produção de vinho, mesmo em meio a uma natureza tida como controversa à vinicultura. E os primeiros resultados poderão ser observados justamente este ano.

A Locanda do Vale é um vinícola familiar que aposta na novidade de um vinho premium produzido no cerrado mato-grossense. A vinícola, que promete entregar nesta primeira safra 5 mil garrafas e cinco variedades de uvas para vinhos, transpõe as dificuldades da sua localização com estudo e bom uso de tecnologia. A técnica adotada foi o manejo em dupla poda, pelo qual se adequa a época de maturação da uva às condições climáticas ideais. O fruto é, então, colhido no momento do seu ápice de qualidade em açúcares, aromas e coloração.

Vale do São Francisco, entre Bahia e Pernambuco

Aqui temos uma região surpreendente na produção de vinhos, que vem quebrando paradigmas e que colocou o Nordeste do Brasil não apenas na rota nacional, mas internacional do setor de vinhos. Em novembro do ano passado, o Vale do São Francisco recebeu a Indicação de Procedência (IP) para vinhos e espumantes, sendo esta a primeira IP de vinhos tropicais do mundo. A IP é uma espécie de selo que garante a qualidade de produtos de uma determinada região.

Não é exagero dizer que a conquista do selo é uma vitória para os produtores. A região tem clima semi-árido, com solos ricos em minerais e pobres de matéria orgânica. São mais de 3 mil horas de sol durante o ano e, com a combinação de poda e irrigação, são realizadas duas colheitas ao ano. A paisagem em nada se assemelha às regiões vinícolas europeias: suas videiras estão entre coqueiros e mandacarus, o que atesta os desafios de produzir vinhos em uma região nada tradicional.

A região hoje produz cerca de 7,5 milhões de litros de vinhos a partir de uvas viníferas e cerca de 10 milhões de não viníferas. Um dos seus diferenciais é a capacidade de produção de suas safras ao ano: como não há tempo frio, a irrigação serve como um controle da planta. Ao dar água a ela, ela trabalha, e, ao retirar, ela hiberna. Com isso, ela pode repousar por 60 dias, cumprindo o papel do inverno. A região é premiada: na Grande Prova Vinhos do Brasil 2020 foram 3 campeões, 2 Duplo-Ouro e 8 medalhas de ouro. O Vale do São Francisco tem também alguns vinhos ícones: Rio Sol Assinatura e Miolo Testardi Syrah.

Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul

Maior produtora de vinhos e espumantes do Brasil, a Serra Gaúcha está entre as cidades de Caxias do Sul, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Bento Gonçalves. Localizada no nordeste do Rio Grande do Sul, é responsável por 85% da produção nacional de vinhos brancos, tintos e espumantes. É a força-motriz da vinicultura brasileira e conta com a mais antiga vinícola em atividade no Brasil, que lidera o mercado nacional de espumantes desde 2005: a Vinícola Salton com mais de 112 anos e de grande destaque no mercado.

A Vinícola teve 300 premiações nos últimos cinco anos. As mais recentes são: Effervescents du Monde, ganha na França, uma das mais importantes competições internacionais, tendo premiado o espumante Salton Prosecco com medalha de ouro e o indicado como um dos destaques da competição, que ocorreu no final de 2022. Em 2023, em outra importante avaliação, a INTERNATIONAL WINE CHALLENGE, no Reino Unido, a Salton conquistou mais quatro medalhas.

Inclusive, a Serra Gaúcha vem apresentando dados pujantes quanto ao turismo, com milhares de visitantes todos os anos. Apenas em Bento Gonçalves, foram mais de 1,7 milhão de visitantes em 2022, de acordo com a Secretaria de Turismo (Semtur) do município. E, em enoturismo, atrações não faltam. A Salton oferece variadas opções de tours, todos eles com degustação: no “Tour Gerações”, a Vinícola combina experiência, elegância e exclusividade ao oferecer rótulos icônicos de espumantes e vinhos premiados. É uma experiência completa, que envolve cultura, história e arte. Já no “Efervescência Brasileira”, o visitante conta com frescor, sabor e alegria, numa visita que combina experiência e conhecimento em meio ao borbulhante universo dos espumantes. Além do tour guiado pela Vinícola, uma experiência enogastronômica com degustação harmonizada de queijos e espumantes selecionados é oferecida.

Outra opção – e uma novidade que a Salton está trazendo: a Casa di Pasto Família Salton, que abriu as portas para o público na rota Caminhos de Pedra, em um espaço que une história, gastronomia, turismo e lazer. A novidade apresenta ao visitante uma experiência completa no universo do vinho. A Casa di Pasto é, historicamente, um local onde os viajantes paravam para fazer refeições e descansar antes de seguir viagem. Quando chegou ao Brasil e deu início ao seu próprio negócio, em 1878, foi desta forma que a Família Salton iniciou sua história por aqui.

Localizada em uma região ideal para o cultivo da uva, a Salton conta na Serra Gaúcha com as condições ideais para ter sucesso em sua produção: seu solo é pedregoso, raso e com maior teor de matéria orgânica, além de reciclados e novos derivados de rochas. A região está a 650 metros de altitude e conta com amplitude de 10°C. Sua pluviosidade é de 1700mm. A maturação das uvas garante excelente equilíbrio entre acidez e quantidade de açúcar necessários para a elaboração do famoso e renomado espumante que a vinícola produz, um destaque da região. Com rótulos que são comercializados em mais de 30 países, a Vinícola quer seguir crescendo e ampliando o número de premiações conquistadas nos últimos anos.

Sobre a Salton

Salton é a marca número 1 de espumantes no Brasil (Wine Intelligence, 2022), liderando a categoria no mercado nacional desde 2005 (Nielsen). É reconhecida ainda como a maior produtora de espumantes do país (Adega Ideal, 2022). Foi a primeira marca nacional a conquistar o Top 1 de vinhos no Brasil (Wine Intelligence, 2019), além de ser a marca de espumante brasileiro mais consumida e a 5º mais importada pelos Estados Unidos (Ideal Consulting, 2020). Apreciados em cerca de 30 países, seus rótulos acumulam mais de 130 300 premiações nacionais e internacionais, conquistadas nos três cinco últimos anos.

Com 112 anos, é a vinícola mais antiga em atividade no Brasil. Referência em sustentabilidade, a companhia possui um Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento que, em parceria com universidades, projeta soluções do campo à indústria, garantindo as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola do Brasil. Suas operações são divididas em quatro unidades de negócio: a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves-RS; a Azienda Domenico, em Santana do Livramento-RS; a Enoteca Família Salton, em São Paulo-SP; e o Complexo Presidente, em Jarinu-SP.

Vinho Quente: Uma Conquista dos Sentidos

Vinho Quente: Uma Conquista dos Sentidos

O vinho quente, também conhecido como mulled wine, é uma antiga tradição de inverno que remonta a séculos atrás, oferecendo uma combinação única de sabores e o calor reconfortante que só o vinho aquecido e especiarias podem oferecer.

Um Pouco de História

Primeiramente, é importante entender que o vinho quente não é uma invenção recente. Esta deliciosa bebida é um eco dos tempos medievais quando era conhecida como “hippocras”, uma mistura de vinho, especiarias e açúcar. A prática de esquentar vinho começou, acredita-se, por uma necessidade prática: ajudar a melhorar vinhos de qualidade inferior ou estragados. Com o tempo, o vinho quente tornou-se uma tradição querida, apreciada em toda a Europa, particularmente durante os meses de inverno e festividades.

A Química por Trás do Vinho Quente

Quando se fala em aquecer o vinho, não se trata simplesmente de aplicar calor. Há um delicado equilíbrio químico a ser atingido. Vinho tinto ou vinho branco pode ser usado, embora o tinto seja tradicionalmente mais comum. O calor suave ajuda a liberar os sabores complexos e os aromas do vinho, especialmente quando combinado com várias especiarias.

Além disso, o aquecimento do vinho ajuda a suavizar alguns dos taninos mais duros presentes, especialmente em vinhos tintos, o que pode criar uma experiência de degustação mais agradável. No entanto, deve-se ter cuidado para não superaquecer o vinho, pois o calor excessivo pode arriscar a volatilização dos compostos de sabor e aroma, resultando em uma bebida chata e pouco atraente.

A Arte das Especiarias

As especiarias utilizadas no vinho quente podem variar dependendo da região e das preferências pessoais, mas geralmente incluem canela, cravo, noz-moscada e cardamomo. Estas especiarias, quando aquecidas, liberam óleos essenciais que infundem o vinho com sabores profundos e ricos. Adicionar um toque de doce, seja na forma de açúcar, mel ou mesmo suco de laranja, pode ajudar a balancear a picância das especiarias e o sabor ácido do vinho.

Vinho Quente ao Redor do Mundo

Alemanha e Áustria: Glühwein

Na Alemanha e na Áustria, o vinho quente é conhecido como Glühwein. É uma tradição obrigatória nos mercados de Natal, onde é servido em canecas de cerâmica especialmente desenhadas para a ocasião. A receita básica inclui vinho tinto, canela, cravo, cascas de laranja e açúcar, mas existem variações regionais que podem incluir ingredientes como anis estrelado, baunilha ou gengibre.

Suécia e países nórdicos: Glögg

A versão escandinava de vinho quente, chamada Glögg, é geralmente fortificada com um destilado, como brandy ou vodka, e inclui especiarias adicionais, como cardamomo, e um toque de amêndoas e passas. Na Suécia, é tradicionalmente servido durante a temporada do Advento, principalmente na celebração de Santa Lúcia, no dia 13 de dezembro.

Reino Unido: Mulled Wine

No Reino Unido, o vinho quente é conhecido como Mulled Wine e é popular durante todo o período natalino. Os britânicos tendem a usar vinho tinto temperado com canela, noz-moscada, cravo e, muitas vezes, ervas como alecrim ou louro. Casca de laranja e limão também são comumente adicionadas.

Estados Unidos e Canadá

Nas regiões mais frias dos Estados Unidos e do Canadá, o vinho quente é uma tradição bem-vinda para aquecer os meses de inverno. A receita geralmente inclui vinho tinto, açúcar e uma variedade de especiarias como canela e cravo. Algumas variantes podem usar vinho branco ou até mesmo cidra.

Argentina: Vino Caliente

Na Argentina, o vinho quente, ou Vino Caliente, é muitas vezes desfrutado durante as celebrações de inverno. A receita é bastante semelhante à europeia, embora algumas variantes possam incluir ingredientes locais, como o doce de leite.

Conclusão

O vinho quente é uma experiência sensorial única que combina a rica história e tradição com a ciência do sabor. A preparação correta requer um entendimento básico da química por trás do vinho e uma apreciação pelas especiarias que elevam essa humilde bebida a algo verdadeiramente especial. Na próxima vez que o inverno chegar, considere preparar uma panela de vinho quente e aproveitar o calor e o conforto que esta deliciosa tradição pode trazer.

O Encanto do Vinho do Porto

O Encanto do Vinho do Porto

O vinho do Porto, com sua rica complexidade e história fascinante, é um tesouro único no mundo vinícola. Esta bebida icônica, proveniente da bela região do Douro, em Portugal, carrega em si a alma do país, refletindo a paixão, o trabalho árduo e a inovação dos vinicultores portugueses ao longo dos séculos.

A História do Vinho do Porto

O Nascimento de um Ícone

O vinho do Porto nasceu no século XVII, como resposta às tensões políticas e comerciais entre Inglaterra e França. Os produtores portugueses começaram a adicionar aguardente ao vinho para preservá-lo durante a longa viagem marítima para a Inglaterra. Este processo resultou numa bebida mais alcoólica e doce, que ganhou imediatamente a preferência do público britânico.

Influência Britânica

A influência britânica na produção do vinho do Porto é inegável. Os britânicos não só foram os primeiros a adotar este vinho, mas também estabeleceram algumas das mais antigas e prestigiadas casas de vinho do Porto, como a Taylor’s, a Graham’s e a Warre’s.

A Produção do Vinho do Porto

O Terroir do Douro

A produção do vinho do Porto começa na região do Douro. Esta região, classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO, é caracterizada por suas encostas íngremes e seu solo de xisto. O clima quente e seco do Douro permite a maturação perfeita das uvas, enquanto o solo de xisto proporciona excelentes condições de drenagem.

A Safra

A colheita das uvas é geralmente feita à mão, devido às íngremes encostas do Douro. Após a colheita, as uvas são pisadas numa “lagar”, um grande tanque de pedra, numa tradição que remonta a séculos.

O Envelhecimento

O envelhecimento do vinho do Porto pode variar de dois a mais de quarenta anos, dependendo do tipo de vinho. Durante este período, o vinho adquire complexidade e sabor através do contato com a madeira do barril e a evolução química que ocorre dentro dele.

Tipos de Vinho do Porto

Existem vários tipos de vinho do Porto, incluindo Tawny, Ruby, Vintage, LBV (Late Bottled Vintage) e Colheita. Cada um tem características distintas e únicas, desde o sabor frutado e vibrante do Ruby até o complexo e sofisticado Tawny com indicação de idade.

Portugal: Um Mosaico de Sabores Vinícolas

Portugal é um país de pequenas dimensões, mas de grande diversidade vinícola. A vasta gama de vinhos que produz é fruto do seu terreno variado, do clima influenciado pelo Atlântico e da abundância de variedades autóctones.

Vinho Verde

Natureza Refrescante

A região do Vinho Verde, situada no noroeste do país, é conhecida pela produção de vinhos jovens, frescos e vibrantes. Estes vinhos são ideais para beber no verão, com destaque para as variedades Alvarinho e Loureiro.

Variedade Alvarinho

O Alvarinho é a casta rainha da região do Vinho Verde, produzindo vinhos aromáticos, com notas de frutos cítricos e tropicais, e uma acidez viva que lhes confere frescor e equilíbrio.

Douro

Berço do Vinho do Porto

Como já mencionado, a região do Douro é mundialmente famosa pela produção do icônico Vinho do Porto. No entanto, além do vinho fortificado, a região tem se destacado pela produção de excelentes vinhos tintos e brancos.

Castas Touriga Nacional e Touriga Franca

Estas duas castas autóctones são predominantes na produção dos vinhos do Douro. Os vinhos produzidos a partir destas castas são ricos e concentrados, com um potencial de envelhecimento impressionante.

Dão

Elegância e Complexidade

A região do Dão, situada na Beira Alta, é conhecida pela produção de vinhos elegantes e de grande complexidade. A casta principal da região é a Touriga Nacional, embora a Jaen e a Alfrocheiro também sejam bastante utilizadas.

Vinhos de Altitude

Dada a altitude das vinhas no Dão, os vinhos produzidos nesta região costumam apresentar uma acidez refrescante e uma excelente complexidade aromática.

Alentejo

Calor e Intensidade

O Alentejo, situado no sul de Portugal, é uma região quente e seca, ideal para a produção de vinhos intensos e frutados. A casta principal da região é a Aragonês (conhecida também como Tempranillo na Espanha).

Vinhos de Grande Volume

Os vinhos do Alentejo são conhecidos pelo seu grande volume de boca e pela sua suavidade, tornando-os ideais para acompanhar pratos robustos da culinária local.

Conclusão

O vinho do Porto é um vinho de tradição e inovação, complexidade e elegância. É uma representação de uma terra, de um povo e de sua história. E é, sem dúvida, uma experiência que vale a pena descobrir. Por isso, ao levantar o seu próximo cálice de vinho do Porto, não se esqueça de brindar à incrível jornada que ele representa.