Saiba a origem do picadinho de carne

Picadinho de Carne: saiba a origem do prato de gosto popular Prato é apreciado em todo o Brasil e até mesmo no exterior

Tradicional na gastronomia brasileira, o bom e velho picadinho de carne é unanimidade quando se fala em gosto popular. O prato que é composto por carne bovina e acompanhamentos é apreciado de norte ao sul do Brasil e até mesmo no exterior. Por este motivo, essa delícia ganhou um dia, exclusivo, para chamar todinho de seu.

No próximo dia 26 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Picadinho de Carne e apesar das diversas versões e adaptações feitas por grandes chefs, o picadinho original é feito com carne de bovino cortada em pequenos cubos e servida frita ou cozida com algum acompanhamento.

Há várias histórias associadas ao prato, entretanto, uma bastante difundida entre os curiosos é que o picadinho oriunda da boemia paulista dos anos 50. Conta-se que o prato teria surgido para suprir aquela fome da madrugada que exigia um preparo rápido para ser servido no balcão. Era uma comida servida aos “preguiçosos”, que de tão cansados da noitada se quer queriam cortar a carne.

Mesmo com a diversidade dos relatos, o importante é que o picadinho de carne sempre esteve em evidência na culinária brasileira. Confira algumas opções para degustar essa tradição:

Dudu Bar Asa Sul e Lago Sul
No menu Você tem Fome de Quê? nas casas Dudu Bar a pedida é o Boi na Colmeia (R$ 43,90). O picadinho ao molho de melaço é acompanhado de arroz cremoso de queijo coalho e paçoca de presunto de Parma.

Santé 13
Já no contemporâneo Santé 13, a sugestão do chef Divino Barbosa é o Picadinho Santé (R$58). O prato é servido somente no almoço e acompanha arroz com brócolis, banana grelhada, ovo poché e farofa especial (azeitonas verdes e pretas, passas e bacon).

Dudu Bar - Asa Sul
Endereço: SCLS 303 Bloco A Loja 03 - Asa Sul
Telefone: (61) 3323-8082
Instagram: @dudubaroficial
Facebook: https://www.facebook.com/dudubaroficial/
Santé 13
Endereço: 413 Norte - Bloco A - Loja 40
Instagram: @sante13
Facebook: @Sante13Restaurante
Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.