11 de agosto é o Dia do Garçom

Qual é a ligação entre o dia do Pendura, o dia do Advogado e o dia do Garçom? Hoje não conseguimos fazer essa associação, mas com o surgimento das faculdades de Direito no Brasil (Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e Faculdade de Direito de Olinda), oficializado por um decreto assinado pelo imperador Pedro I no dia 11 de agosto de 1827, nasceu a tradição dos alunos destes cursos comemorarem seu dia em restaurantes próximos às faculdades. O pequeno detalhe é que, ao final da farra gastronômica, os graduandos deixavam a conta “pendurada”, sem pagamento.

Essa comemoração ficou conhecida como o Dia do Pendura que, com o tempo e o aumento do número de faculdades de Direito, passa de uma comemoração até então bem recebida pelos bares e restaurantes da cidade para algo inviável pelo volume do prejuízo. Mas outra tradição nascia na mesma ocasião, em homenagem ao trabalho dos garçons que serviam esses estudantes. A gorjeta do garçom sempre era garantida pelos estudantes como forma de reconhecimento da profissão. Assim nasceu o Dia do Garçom.

Um grande amigo, um pouquinho mais velho do que eu, sempre brinca dizendo que todo homem depois de uma certa idade precisa achar um bar e um garçom de confiança. Aquele garçom amigo que vai sempre arrumar uma mesa para você, trazer o que você já está acostumado a pedir e ainda ser um grande ouvinte de suas alegrias e tristezas. E é isso, o garçom além de dominar a sua arte de servir, acaba virando um grande amigo. Ele é o cartão de visita do estabelecimento, deixando o lugar arrumado e pronto para receber os clientes, indicando a melhor mesa e sugerindo sempre o melhor prato e bebida para cada cliente, transmitindo confiabilidade, cortesia e atenção genuína.

É comum dizer no estudo da hospitalidade que damos uma segunda chance para uma preparação que naquele dia não estava tão boa, mas não damos uma segunda chance para um serviço malfeito. Essa máxima mostra claramente a importância do profissional de salão para o sucesso de um estabelecimento de alimentos e bebidas.

Parabéns “Parça”, “Campeão”, “Chefia” e tantas outras maneiras de chamar nosso amigo Garçom!

 

Mauricio Lopes atua como docente na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) nos cursos de graduação, pós-graduação e de educação continuada, é chef formado em Gastronomia e Eventos e complementou sua formação com cursos no Culinary Institut of America, no Institut Paul Bocuse, na Universidad Peruana de Ciências Aplicadas e em oficinas na Catalunha (azeites) e na Itália (panificação). Também trabalha com consultoria, treinamento e planejamento de eventos.

 

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) está na 71a posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa Times High Education 2021, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Comemorando 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Deixe um comentário