3 Talheres vira júri no festival De Bar em Bar

dudu_varanda

Uma verdadeira maratona gastronômica em véspera de feriado. O site 3 Talheres foi convidado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) para integrar o júri da premiação do festival De Bar em Bar / Sabor Suíno e ajudar na premiação, que acontece neste fim de semana na Feira Gastronômica.

Restaurante African’s Grill, localizado no Núcleo Bandeirante

A primeira parada foi no African’s Grill, localizado no Núcleo Bandeirante. Os copos estavam congelados, o que fez com que toda e qualquer bebida ficasse bem refrescante. Provamos um frango com molho de amendoim com gengibre acompanhado de saladinha, farofa, banana frita e fufu. Este último acompanhamento é bem conhecido da culinária africana. Trata-se de uma espécie de polenta feita com milho. Combina muito com o molho do frango, muito saboroso. Essa casa merece uma segunda conferida, sem dúvidas!

Em seguida partimos para Taguatinga Sul, na Nostra Bella pizzaria. Eles participam do festival com uma pizza descrita da seguinte forma: molho especial de tomate, mussarela, lombo canadense, bacon crocante, tomate, catupiry e orégano. A massa da pizza é boa, embora não dê para sentir o molho de tomate e o bacon não estivesse crocante. Vale a pena elogiar a velocidade do preparo, pois rapidinho ficou pronto. Talvez tenha sido pela rapidez que o bacon estivesse não estivesse tão frito e meio borrachudo.

Chapinha do Mandaka, que fica em Taguatinga Sul

O Mandaka foi a parada seguinte. A casa ofereceu uma picanha suína assada na parrilla com mandioca cozida. Para acompanhar a chapinha, molho barbecue, vinagrete e berinjela escalivada. A carne veio bem sequinha, talvez até demais para quem gosta do ponto mal passado. Mas para mim estava uma delícia, com um tempero na medida certa. A mandioca poderia ser mais cozida para desmanchar na boca, mas ainda assim estava muito boa!

A van dos jurados foi na sequência para Águas Claras. A parada foi no Varanda Dudu. Com música dançante e clima ótimo, o espaço optou por triângulos de pastel frito cobertos de purê de batata e mostarda e maionese de cheddar (foto principal). O prato chama atenção pela bonita apresentação. Não encontrei a farofa de bacon e cajuzinho do cerrado que constam na receita, mas pode ser pelo fato do prato ter sido dividido por entre outros jornalistas. Ambientação nota 10, atendimento idem. Um ótimo lugar para quem estiver em Águas Claras.

Sabores combinam no Marruá Parrilla Bar, em Vicente Pires

Ainda no mesmo bairro, o Villa Carioca foi o pit stop seguinte. E foi um verdadeiro petisco. Bolinhos de carne lata puxado no pão e de frango com pequi para serem comidos com molho de pequi ou de cajuzinho do cerrado. Eles foram servidos em cones de massa frita, tipo de pastel. Os cones também podem ser comidos. Um salgadinho gostoso, perfeito para comer enquanto se bebe algo.

O último restaurante visitado foi o Marruá Parrilla Bar, que fica em Vicente Pires. O prato Junto e Misturado é formado por 140g de maminha, 140g de chorizo e 140 g de picanha suína. Vem acompanhada de farofa crocante de pequi, molho de amora, rúcula orgânica, cebola e pimentão na parrilla. Sem dúvidas foi uma grande surpresa e bem pensada. As carnes, no ponto certo, combinaram muito bem com o doce do molho e a amargura da folha.

Para brindar

Drink Berry Punch do Marruá Parrilla Bar, feito com Ciroc

No Mandaka, provamos um Caipi Red, com vodka ketel one, amora, morango e xarope de grenadine. Já o Caipi café, feito com vodka ketel, licor dr cacau, creme de leite, cafe expresso e creme de avelã. O segundo é bem docinho, com gosto de frapê de capuccino!

No Varanda Dudu Bar, provamos o Steve Jobs, com vodka, prosecco, maçã verde, essência de maçã e vermouth. Bem refrescante!

No Villa Carioca, o drink oferecido chamou muita atenção por ser servido dentro de uma gaiola com direito a enfeites com penas! O Copacabana Palace é formado por vodca Grey Goose, morango, amora congelada, suco de cranberry e soda limonada. Bem docinho e gelado! Por cima, uma cremosa espuma de coco deixou ainda mais gostoso o drink.

Por fim, os últimos drinks degustados foram no Marruá Parrilla Bar. O primeiro foi Berry Punch, com Ciroc Berry Punch, suco de cranberry, água tônica e morangos. Bem docinha e com uma taça bonita. Em seguida, tomamos uma caipirinha que está concorrendo a uma premiação. Ela levava abacaxi, capim santo e xarope de maçã para adoçar. Simplesmente perfumada e deliciosa!

Michel Toronaga
Michel Toronaga

Jornalista brasiliense, cinéfilo. Acredita que a comida é uma troca de energia e que a cozinha é o lugar da casa onde todos se tornam iguais. Como parte de sua herança familiar, é fã de curry japonês, embora não abra mão de uma bela farofinha.

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.