Aliado da imunidade: conheça os benefícios do pêssego

Muitos brasileiros ainda se recuperam das sequelas do Corona vírus. Diante disso, é importante ter atenção com a recuperação do sistema imunológico. Manter uma boa hidratação e buscar consumir alimentos anti-inflamatórios, com propriedades antioxidantes e vitaminas são alguns dos recursos utilizados pelos especialistas para atingir este objetivo.

De acordo com a nutricionista da rede Oba Hortifruti, Renata Guirau, o pêssego é considerado um excelente aliado nessa recuperação, pois tem potencial antioxidante, ajudando a prevenir doenças crônicas. Como se não bastasse, favorece a digestão, pelo seu alto teor de fibras, e possui nutrientes que auxiliam na saúde do sistema cardiovascular, como vitamina C, potássio e fósforo.

Dentre outros benefícios, a fruta também melhora a saúde da pele e a visão, pela presença do betacaroteno; e fortalece os dentes e os ossos, por ser rica em cálcio e flúor. “Nele também encontram-se vitaminas do complexo B, que auxiliam no controle da queda de cabelo, uma das sequelas causadas pela Covid-19”, explica a nutricionista.

Por outro lado, o pêssego é uma fruta que possui baixo teor calórico, sendo normalmente indicado para qualquer tipo de dieta, Guirau pontua que a fruta tem baixa densidade calórica. “O pêssego não é considerado uma fruta de alto valor calórico. Pelo contrário, 100g de pêssego nos fornecem, em média, apenas 40 kcal, o que corresponde a uma unidade grande ou duas pequenas, em média”, conclui.

Ao comprá-lo, prefira os frutos de casca firme, porém não dura. Em geladeira, são conservados por uma a duas semanas. Pode ser consumido in natura e utilizado no preparo de sucos, geleias e doces. Renata Guirau explica que a quantidade recomendada de ingestão para cada pessoa varia, mas em geral, é recomendado que todas as pessoas consumam de duas a três porções de frutas ao dia, sendo que uma unidade de pêssego é considerada com uma porção.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.