Alimentos que fazem bem para a pele

Quem não gosta de ter uma pele saudável e radiante? Vamos conversar sobre alguns truques de beleza que te ajudarão ter uma pele mais bonita e mais jovem!

Nunca se falou tanto em cuidados com a pele como hoje em dia. Coisas como o uso diário do protetor solar, há cerca de 20 anos, não se ouvia falar. O sol que nos proporciona a vida, afinal de contas, sem ele, a vida no nosso planeta seria impossível, também pode ser o maior vilão da história. A maior estrela do sistema solar é capaz de romper com as fibras de elastina e colágeno presente na pele. Com excesso de exposição ao sol, a nossa pele envelhece muito mais rápido doenças crônicas, como o câncer, podem aparecer.

Água

Uma bebida simples, barata e ao alcance de todos. Ela mantém a pele bem hidratada e assim, retarda o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Beber, ao menos, 2 litros de água por dia ajuda o organismo a funcionar melhor e aumenta a taxa de absorção de nutrientes pelos tecidos.

Soja

Com o passar dos anos a mulher vai perdendo um hormônio muito importante, o estrógeno. Com isso, a pele vai ficando mais final, mais sensível aos desgastes do dia a dia com a poeira e a fuligem e as rugas não tardam a aparecer. A soja, além de trazer outros benefícios, também contém isoflavonas, substâncias que atuam no organismo da mesma maneira que o estrógeno.

Vitamina C

Alimentos que contém vitamina C são de extrema importância para a boa conservação do tecido epitelial. Essa substância é utilizada pelo organismo para a construção do colágeno, que dá sustentação à pele. Portanto, abuse de frutas como morango, laranja, limão, acerola e laranja, não só podem como devem ser consumidas à vontade.

Betacaroteno

Alimentos que contém essa substância como o mamão, tomate, abóbora e cenoura são excelentes para quem gosta de ter uma pele saudável e quer retardar a destruição das células epiteliais. Esse betacarotenoide é um antioxidante que combate os radicais livres presentes nas células do colágeno.

Chocolate

Nem adianta se empolgar muito porque estamos falando o chocolate amargo, aquele que chega a ter até 80% de cacau na sua composição. Essa fruta contém uma grande quantidade de antioxidantes, substância que ajuda a remover o excesso de radicais livres das células. Estes, por sua vez, são responsáveis por causar o envelhecimento celular e causar modificações genéticas nas células podendo levar o indivíduo a desenvolver câncer com o passar dos anos.

Açaí

Esse alimento é o maior campeão em teor de antioxidantes. Aqui, eles são chamados de antocianidinas, substâncias que agem no organismo de forma muito parecida com a vitamina C. Os benefícios desse alimento se tornaram tão conhecidos que conquistaram até os europeus e lá fora, o açaí custa uma verdadeira fortuna.

O quanto antes você começar a cuidar da sua pele mais frutos irá colher no futuro. Lembre-se de usar protetor solar todos os dias, no corpo inteiro, ainda que não vá sair de casa. Fique atento aos horários de aplicar uma nova dose do produto para não ficar desprotegido. Evite sair de casa depois das 10 horas e antes das 16.

mulher jovem esporte exercício

Como manter a pele hidratada?

Há algumas coisas que você pode fazer para manter a pele hidratada:

  1. Beba muita água: Manter-se hidratado é importante para a saúde da pele. Tente beber pelo menos 8 copos de água por dia.
  2. Use um hidratante: Aplicar um hidratante depois do banho ou da lavagem do rosto pode ajudar a reter a umidade na pele. Opte por hidratantes com ingredientes como ácido hialurônico, glicerina ou ureia.
  3. Banhos mornos: Evite banhos quentes, pois eles podem ressecar a pele. Em vez disso, tome banhos mornos e use água morna para lavar o rosto.
  4. Exfolie suavemente: A esfoliação suave pode ajudar a remover as células mortas da pele e permitir que os hidratantes penetrem mais profundamente. Mas não exagere, pois uma esfoliação excessiva pode danificar a pele.
  5. Proteja-se do sol: O sol pode danificar a pele e levar ao envelhecimento precoce. Use protetor solar diariamente e evite exposição excessiva ao sol.
  6. Hidrate por dentro: Consumir alimentos ricos em água, como frutas e verduras, também pode ajudar a manter a pele hidratada. Alimentos como melão, pepino e tomate são excelentes opções.
  7. Use um umidificador: Se você vive em um clima seco ou passa muito tempo em ambientes climatizados, usar um umidificador pode ajudar a manter a umidade no ar e, consequentemente, a umidade da pele.

Deixe um comentário