Benefícios do consumo de proteínas animal e vegetal

Uma dieta balanceada com o consumo equilibrado de proteínas, carboidratos e gordura é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Cada um desses macronutrientes é responsável por fornecer energia para o nosso organismo, além de diversos benefícios.

A proteína, por exemplo, é fundamental para a construção e manutenção de tecidos como músculos, pele, ossos, pelos e órgãos. Elas formam substâncias vitais para o organismo como hormônios, enzimas, neurotransmissores e anticorpos.

Responsável por diversas funções no corpo, as proteínas atuam em:

  • Função Estrutural: O colágeno, por exemplo, dá estrutura à pele, cabelos, musculatura e órgãos;
  • Função Anabólica (construtora): formação, renovação e crescimento de tecidos, através dos aminoácidos, agindo na recuperação muscular;
  • Imunológica: fornecem anticorpos;
  • Transportadora: função “carregadora”, como a hemoglobina, uma proteína que faz o transporte de oxigênio pelo corpo;
  • Homeostase: mantém as funções normais do organismo, bem como o equilíbrio sanguíneo e homeostático (referente ao corpo em geral).

As proteínas são formadas por aminoácidos, que podem ser não-essenciais e essenciais. Os primeiros conseguem ser produzidos pelo nosso corpo através de outros aminoácidos. Já os essenciais precisam ser ingeridos através da alimentação.

Outro ponto importante é que as proteínas são os nutrientes com maior fator térmico. Nosso corpo queima calorias para digerir os alimentos, por isso a tão famosa frase “emagreça comendo”. O corpo gasta muita energia para digerir as proteínas, além de apresentarem digestão mais longa, gerando saciedade, por isso também são aliadas do emagrecimento.

É importante esclarecer que existe a falsa ideia de que proteínas vegetais não têm a mesma qualidade das proteínas animais. Existe um conceito chamado ‘valor biológico’ dos alimentos, referente aos alimentos proteicos. As proteínas animais são classificadas como de alto valor biológico, porque possuem na sua composição todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa, que são aqueles que nós não produzimos e precisamos adquiri-los via alimentação. No entanto, uma alimentação vegetariana variada, com leguminosas, cereais, vegetais, sementes, castanhas etc., fornece, facilmente, todos os aminoácidos essenciais necessários. Isso ressalta a importância de ter uma alimentação completa e equilibrada.

Ilustrando isso: a lisina é um aminoácido essencial limitante no grupo dos cereais, como o arroz, ao passo que a metionina é limitada ao grupo das leguminosas, como feijões, grão-de-bico, ervilha e lentilha. Ao combinar o clássico arroz com feijão, quinoa com ervilha, aveia com lentilha, é possível suprir a falta de algum aminoácido essencial e consumir todos. Desse modo, o aminoácido essencial que faltar em uma fonte vegetal, vai ter em outra. E você não precisa necessariamente consumir todas essas fontes em uma mesma refeição, contanto que você equilibre esse consumo ao longo do seu dia.

Para complementar a alimentação, uma alternativa oportuna é o whey protein, derivado do leite e rico em proteínas, ou ainda suplementos de proteína vegetal, o importante é manter o equilíbrio e não deixar faltar nenhum nutriente.

*Liz Galvão é nutricionista parceira da Verde Campo, empresa pioneira no mercado de produtos sem lactose, englobando linhas de iogurtes, shakes, queijos, requeijão e creme de leite – verdecampo@nbpress.com.

Sobre a Verde Campo

Criada em 1999, a Verde Campo possui o DNA da inovação na oferta de produtos saudáveis e de qualidade aos brasileiros. Com sede em Lavras, no interior de Minas Gerais, é pioneira no mercado de produtos sem lactose, englobando linhas de iogurtes, shakes, queijos, requeijão e creme de leite. Para garantir produtos 100% naturais e livres de conservantes, corantes e aromas artificiais, a Verde Campo conta com soluções tecnológicas para garantir que todo o processo, da fazenda à mesa do consumidor, estimule a saudabilidade. Em 2018, a marca foi pioneira ao lançar um manifesto pela vida saudável, abolindo ingredientes artificiais de todos os seus produtos. Foi destaque na Revista SuperHiper Abras 2021 com o tema Líderes de Vendas. Desde 2016, integra o portfólio da Coca-Cola Brasil.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.