Câmara Federal homenageia 30º aniversário das relações Vietnã-Brasil

Câmara Federal homenageia 30º aniversário das relações Vietnã-Brasil

Nesta segunda-feira (30) a Câmara dos Deputados preparou uma Sessão Solene em Homenagem ao Aniversário das Relações Diplomáticas entre o Brasil e o Vietnã. São 30 anos trabalho para o fortalecimento dos laços comerciais e das relações de amizade entre os dois países

O Embaixador Do Ba Khoa iniciou sua fala com os votos de saúde e felicidade da Presidente da Assembleia Nacional do Vietnã, Sra Nguyen Thi Kim Ngande, aos deputados brasileiros. Posteriormente agradeceu o empenho destes para o fortalecimento das relações entre os dois países. Esse início do discurso foi coerente com a postura amigável e leve que o Embaixador carrega.

Ao longo desse período (que pode ser grande na vida de uma pessoa mas pequeno para nas relações entre duas nações) foi feito um esforço de cooperação para aproveitar as oportunidades de desenvolvimento e aprofundar os laços em todos os setores.

Ao longo desse período acordos de cooperação foram assinados em áreas que vão da aviação ao turismo. O embaixador percebe que a confiança e a vontade política entre os dois países só tem crescido e isso pode resultar em um futuro melhor.

Mas a área que mais cresceu foi a cooperação comercial. Nos últimos 17 anos, de 2001 a 2018, o valor comercial bilateral aumentou 155 vezes. Mas esse é só o começo pois o Vietnã anda deseja começar uma negociação para um Acordo do Livre Comércio Vietnã-Mercosul que poderia beneficiar a todos.

O Embaixador Do Ba Khoa encerra seu discurso em nome do Governo e do Povo do Vietnã em reforçar o compromisso e o esforço para que a relação entre o Vietnã e o Brasil sejam cada vez mais frutíferas.

Fonte da foto: jornalista Fabiana Ceyhan.

 

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.