Culinária peruana cativa Brasília

Culinária peruana cativa Brasília

Chefs peruanos como Gastón Acurio e Virgílio Martinez, além do reconhecido chef Kenji Shiroma, do restaurante paulista Killa Novoandino, ajudaram a colocar a culinária peruana em evidência nos últimos anos no cenário da gastronomia internacional. Em Brasília são exemplos dessa boa recepção dos sabores e aromas andinos os restaurantes Taypá e El Point Peruano.

O desafio dos novos chefs peruanos é elevar o nível dos pratos ao padrão internacional sem deixar de lado a tradição e história de um país tão rico culturalmente. O chef Virgilio, por exemplo, é conhecido por ser um entusiasta da nova geração da gastronomia e, principalmente, por usar ingredientes indígenas, buscando outras raízes da cultura de seu país.

O chef Gastón Acurio aposta no uso de ingredientes tradicionais da culinária do Peru. Seus famosos Ceviches, por exemplo, trazem toda a riqueza dos sabores peruanos aos curiosos paladares por meio de uma apresentação dinâmica e moderna. Nesse sentido, Gastón Acurio é um chef que reforça os sabores tradicionais peruanos dentro de um contexto histórico e cultural.

Conheça um pouco mais das maravilhas da culinária peruana:

Pulpo Crocante – polvo preparado com uma mistura de ají panca e pimenta coreana, servido com cenoura, vagem e cebola. Apesar da mistura de pimentas, foi um dos pratos que mais surpreendeu pela predominância do sabor de frutos do mar.

Cabrito norteño – carne de cabrito cozida na cerveja, servida com arroz cremoso de huacatay (folha típica do Peru). O arroz levava um pesto de huacatay, ervilhas e tomate cereja. Fez sucesso entre vários paladares.

Culinária peruana cativa BrasíliaCeviche misto – peixe branco, camarão, lula e cebola roxa que são temperados com leite de tigre, mistura de suco de limão, caldo de peixe, cebola, coentro, pimenta dedo de moça e outros segredos do chef. Foi servido com batata doce e milho.

Cancha – espécie de milho peruano que estoura somente por dentro. Por fora, o grão permanece com aparência de cru. Na degustação, revela crocância e um sabor semelhante ao da pipoca.

Limeño y fresas – tradicional receita de suspiro limenho servido com morango marinado ao Pisco e pedaços crocantes de merengue.

Pecado de chirimoya – doce de chirimoya, semelhante à fruta do conde; servido com nozes e raspas de chocolate amargo.

Pisco e suas variações – o tradicional Pisco Sauer; a variação feita com maracujá, Maraca Sauer, e o Chicha Sauer, feito com um suco de milho roxo.

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.