Da fazenda a sua casa: conheça os processos do leite

Conheça os processos que o leite passa antes de chegar aos mercados Da seleção de espécie da vaca até virar queijos e manteigas, o leite percorre um longo caminho

Antes de chegar à gôndola dos mercados em forma de queijo, manteiga, coalhada e requeijão, o leite tão consumido pelo brasileiro passa por diversos processos que precisam de atenção e que muitas vezes nem passa pela cabeça dos consumidores. A engenheira de alimentos Bruna Souza, consultora do Laticínios Palma, esclarece todos os cuidados necessários para se chegar a um produto de qualidade.

O início do processo começa muito antes da ordenha, na seleção das raças da vacas, já que algumas têm mais proteínas, outras mais lactose, algumas produzem mais e outras têm mais gordura. “No Laticínios Palma, usamos uma mistura da raça Gir com o da Holandesa. A Gir é mais resistente ao calor e se alimenta de pasto, o que resulta em um leite rico em proteínas e gordura. Já a Holandesa, apesar de mais frágil ao calor e de ter o leite com menos sólidos, produz mais”, conta a especialista, que trabalha para o selo com produção de 30 mil litros de leite por dia para duas linhas de produtos: A linha premium e a Zero Lac, desenvolvida para a população que não pode ou não quer ingerir alimentos com lactose, mas não quer abrir mão de poder consumir produtos derivados do leite.

Da seleção de espécie da vaca até virar queijos e manteigas, o leite percorre um longo caminho

Bruna também destaca a importância de conhecer os tipos leite dos quais são feitos os produtos. Integral, semidesnatado e desnatado, que têm variações no percentual de gordura. O desnatado tem menos que 0,5%; o semidesnatado varia entre 0,6% e 2,9%; e o integral começa a partir 3%. “No Queijo Cottage, a Palma usa o leite desnatado, no Frescal, o semidesnatado. Já em produtos o melhor é utilizar o leite integral, como no Doce de Leite”, exemplifica.

Todos os produtos Palma são encontrados em supermercados e redes em diversos pontos do Distrito Federal e entorno, como Pão de Açúcar, Oba Hortfrut, Super Veneza, Extra, Carrefour, Big Box, Dona de Casa, Super Adega Atacadista, Atacadão Dia a Dia, Comper, além dos endereços Pão Dourado, Sabor Glacê, Pães & Vinhos, Marietta e Belini.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.