Conversa com Ugo Todde, da cervejaria Dümf

Ugo Todde

A Dümf, nova cervejaria que orgulhosamente é feita em Brasília, já pode ser encontrada no Godofredo, Publican, Empório Zimgaru, Ilhas burguês, Oliver, Stadt Bar & Music e Barbearia Sociedade Secreta, dentre outras já em negociação. Já escrevemos mais sobre a cerveja no lançamento.

Na entrevista a seguir, conversamos com Ugo Todde, idealizador e CEO da startup Dümf Cervejaria Sensorial:

Com surgiu seu interesse pela cerveja?
Aos 18 anos comecei a experimentar cervejas artesanais do Brasil e do mundo e tive uma coleção de quase 200 garrafas diferentes do mundo todo. Em 2011, já com 21 anos, aprendi a fazer cerveja em casa e, desde então, sou fascinado pelo mundo das cervejas artesanais.

“Acreditamos que a mulher tem uma sensibilidade maior para criar e produzir cervejas pelo histórico milenar.”Ugo Todde, idealizador e CEO da startup Dümf

É um negócio totalmente de família, certo?
Sim. Receitas criadas em conjunto com minha esposa Daisy Avelar Todde, minha cunhada Monike Ferro e meu concunhado, Fernando Garcia. Já vínhamos desenvolvendo as receitas e testando o produto. Foi quando entrou em cena o meu irmão João Paulo Todde, meu sócio-investidor através do Grupo Todde, aceleradora do negócio. Minha sogra Norma Avelar também contribui como coaching empresarial.

O que te levou lançar primeiro a Summer IPA?
Decidimos lançá-la por alguns motivos: Receita criada exclusivamente pelas Irmãs Daisy e Monike, resgatando a importância e pioneirismo feminino na produção de cerveja. Cerveja com alta drinkability e amargor equilibrado. Cerveja para pessoas que não conhecem o mundo da cerveja artesanal e para os amantes de lúpulo. Busquei equilibrar estes universos. A receita delas está simplesmente magnífica e estamos empolgados com a resposta do público.

Quando serão lançadas as próximas cervejas?
Vamos deixar um suspense, mas todas nossas receitas irão para essa pegada sensorial. Aromática, saborosas, equilibradas e com alta drinkability.

Agora a cerveja é produzida na fábrica da Stadt. Quais são os planos para o futuro?
Vamos continuar com a parceria com eles. Já temos uma demanda de 2500 litros/mês para essa receita da Summer IPA e, assim que formos lançando outras receitas, aumentaremos nossa produção mensal. Lançamentos de novos rótulos em intervalos de 3 a 4 messes. Não descartamos a possibilidade de fábrica própria a médio e longo prazo.

Michel Toronaga
Michel Toronaga

Jornalista brasiliense, cinéfilo. Acredita que a comida é uma troca de energia e que a cozinha é o lugar da casa onde todos se tornam iguais. Como parte de sua herança familiar, é fã de curry japonês, embora não abra mão de uma bela farofinha.

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.