No dia 25 de abril a Embaixada da Argentina no Brasil recebeu uma das maiores festas dedicadas ao Malbec. O evento para convidados fez parte da programação do Malbec World Day. Brasília foi uma das várias cidades em todo mundo que comemoraram o Malbec em grande estilo. A festa contou com a participação de algumas das maiores importadoras do Brasil, que promoveram degustação de vinhos durante a ocasião.
Além de uma mesa com queijos, pães e frutas, o evento ainda contou com a presença de um DJ animando a noite com uma playlist com o melhor da musica pop argentina.
Os convidados também tiveram a oportunidade de visitar uma exposição de arte contemporânea montada no salão paralelo ao evento, que permaneceu aberta durante todo a noite.
Nosso destaque vai para as importadoras Del Maipo, Porto a Porto e World Wine. A GB Vinhos esteve presente no evento trazendo quatro rótulos especialmente selecionados. Confira quais foram esses vinhos e conheça um pouco da história e opções de harmonização:
MALACARA MALBEC
Malacara é o nome do cavalo que, em 1884, salvou seu dono do ataque dos índios nativos e o devolveu vivo às montanhas, diz a lenda. O Malbec recebeu prêmios e uma boa pontuação JS. É um belo exemplar do ícone argentino, ideal para harmonizar com carnes em uma refeição com amigos. Rubi intenso. Ataque de frutas frescas, puxado para framboesas e figos, um toque herbáceo e de fumo também estão presentes. Na boca, os taninos são secos e presentes. A boa acidez e álcool equilibram os taninos perfeitamente. Bom corpo e persistência. Harmonize esse vinho com carnes mais pesadas e linguiça em um bom churrasco.
FESTIVO MALBEC
Para o calor nada como um rosé clarinho. Este aqui é um exemplar feito da uva ícone da argentina, Malbec, fazendo um rosé também voltado para o floral além da fruta e um nível de acidez exato, nem tão pouco como os provençais ou os mais adocicados e nem tanto quando os parte brancos. É ótimo acompanhado de ceviches, mas também a melhor escolha para levar a piqueniques. Cor salmão claro com tons dourados. No nariz já é refrescante, aroma de frutas vermelhas bem frescas, quase verdes, especialmente framboesa. Um toque floral também é perceptível. Em boca é muito fresco e elegante, de acidez no ponto e persistência média. Ceviches são ideais para acompanhar este vinho, o clássico com peixe branco ou até modernidades como salmão com maracujá. Sushis e sashimis também são ótimos acompanhantes.

HEY MALBEC
A apresentação de rótulo moderna é a cara deste vinho: o Hey Malbec é um argentino diferente. Estamos acostumados com barricados e elegantes ou outros mais simples feitos em tanques de aço inox, mas este aqui tem 70% das uvas envelhecidas em ânforas de concreto. O método permite que o mosto respire e evolua como as barricas, mas sem passar o sabor da madeira, um Malbec com mais gosto de Malbec! Uma bela interpretação da uva clássica, um lar para tantos de nós. Vermelhos púrpura, o vinho apresenta notas de suco de frutas negras, flor de violeta e pimenta negra. Em boca tem taninos muito macios, é equilibrado e opulento. Carne Vermelha Assada, Carnes Vermelhas Grelhadas.
KAUZO
Essa foi uma excelente oportunidade para conhecer os vinhos Malbec da Argentina. Maiores informações sobre o evento ou sobre as outras festas que aconteceram em outras partes no mundo podem ser encontradas no portal Wines of Argentina, site especializado em vinhos do país vizinho.