Gastronomia pantaneira é valorizada nas grandes mídias

A culinária pantaneira, muito conhecida pela sua variedade de ingredientes e simplicidade de preparo, tem como referência a herança e os costumes dos peões que cruzam aquelas terras, além disso, sofre influência da cultura do Paraguai. A gastronomia local inclui carnes, peixes e massas com um toque especial e típico da região.

Nos últimos meses, a novela Pantanal deixou ainda mais em evidência a culinária pantaneira com pratos de despertar o apetite de qualquer um. Algumas cenas do remake da novela exibida originalmente em 1990 pela TV Manchete e agora no horário nobre da TV Globo, é possível ver o preparo de receitas deliciosas como carne-seca, arroz carreteiro, feijão, macarrão e principalmente churrasco de chão, com tiras de costela de ripa, farofa de farinha amarela de milho de aipim que pode ser cozido ou frito, mandioca e vinagrete.

Dentre alguns pratos diferentes e típicos que são exibidos na novela, um deles é a “sopa paraguaia” que é um bolo de milho salgado preparada com fubá, milho, leite, queijo e muita cebola, outro prato típico diferente é a “chipa”, um pão de queijo mais sequinho em forma de ferradura. Podemos reconhecer estes pratos nas cenas em torno da mesa do José Leôncio e de Tenório, estes são pratos que não podem faltar na mesa de fazendeiros da região do Mato Grosso.

Algumas bebidas com característica do povo pantaneiro é o “tereré” e a “taboa”, o primeiro é originalmente servido em uma “guampa” feita com chifre de boi junto com água gelada e erva-mate, já o segundo é a “taboa” que é um coquetel alcoólico com infusões de ervas naturais.

Além da novela, está sendo exibido no canal Globo Modo Viagem, a série Hey Ho! no episódio desta quarta-feira, 24 de agosto, a influencer Fernanda Keulla realiza um “Food Safari” pelo Pantanal e experimenta os sabores mais autênticos, descobre novas culturas, costumes e tradições da região.

O Food Safari é uma “caçada” aos ingredientes locais e às melhores receitas. A influencer experimenta o famoso pastel de jacaré e sai da sua zona de conforto quando se arrisca a fazer a típica “linguiça de maracaju”, ela também experimenta o pantaneio “churrasco de burro”.

Como também é mostrado na novela, o que não pode faltar durante um churrasco pantaneiro é uma boa moda de viola. Diante disso, Fernanda recebe durante este episódio a companhia de Munhoz, da dupla Munhoz e Mariano.

No final quem ganha com todas estas exibições, é o público que pode apreciar e aprender um pouco mais sobre as riquezas desta culinária, conhecer a cultura e os costumes dessa região que está conquistando o coração dos brasileiros.

Deixe um comentário