Cremeria Italiana cria gelato de Limoncello

Cremeria Italiana cria gelato de Limoncello

Não é de agora que as sorveterias apostam em sabores alcoólicos para inovar no cardápio. Para entrar no clima dos foliões, a Cremeria Italiana criou o sabor “Limoncello” – que é um famoso licor típico da Região Sul da Itália e, que, tem ganhado destaque em bares, e restaurantes, ao redor do mundo.

Aposta da gelateria para este Carnaval, o gelato de “Limoncello” nasceu da amizade dos mestres gelatier Mirko Stortini e Paolo Callanchini com Michele Casalino, produtor do licor artesanal Limoncello Paraíso.

Assim como a bebida, o gelato, pela sua originalidade, traz limões sicilianos selecionados manualmente, e é claro, cultivados no Brasil. A sua cor é memorável, pois possui um tom amarelo intenso.

“Sabores e aromas são essenciais na hora da degustação, daí a importância de um paladar educado.”Mirko Stortini, mestre gelatier e sócio da Cremeria Italiana

“A ideia é que as pessoas experimentem o sabor e garantam boas sensações, e não que fiquem bêbadas. Sabores e aromas são essenciais na hora da degustação, daí a importância de um paladar educado”, salienta Mirko Stortini, mestre gelatier e sócio da Cremeria Italiana.

Obviamente, por se tratar de um gelato, não se deve colocar muito licor. Uma vez que o álcool é anticongelante, faz-se necessário balancear a química dos ingredientes para que não fique forte. Segundo Mirko, a partir do momento que a receita leva álcool, o risco de um gelato sem sabor, e com textura mole e sem cremosidade, é alto.

“Utilizamos fibras vegetais particulares para reunir uma quantidade aceitável de licor – 150 gramas por quilo aproximadamente – e, ao mesmo tempo, alcançar uma textura cremosa, uma das qualidades mais apreciadas num bom gelato”, acrescenta o mestre gelatier. É importante dizer que esse produto pode ser produzido também em casa.

A Cremeria Italiana abrirá todos os dias de Carnaval, das 11h às 23h *

Mistura de sabores – Na Cremeria Italiana, as “combinações” especiais de ingredientes são o segredo da casa. Por ser uma gelateria tipicamente italiana, os sabores tradicionais, como é o caso do Fior di Latte, Pistacchio e Nocciola, são mantidos de forma especial no cardápio.

Os brasilienses, por sua vez, ganham muito com as “misturas” dos italianos. Na gelateria, é possível experimentar gelato de tapioca, banana caramelizada, rapadura, entre outros.

“Um verdadeiro mestre de sorvete, ou como chamados na Itália ‘Maestro Gelatiere’ conhece todas as matérias-primas, seja a nível qualitativo seja a níveis físicos e químicos, para se aventurar na produção de qualquer receita”, reconhece Mirko.

Serviço
Cremeria Italiana
Onde: CLS 206 Bl. B lojas 2/4 Brasília-DF
Quando abre: segunda quinzena de novembro
Horário de funcionamento: Das 11h às 23h
Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.