A manteiga Ghee é um alimento de origem animal, preparado com leite de vaca ou búfala, que surgiu de tradições milenares na Índia, onde foi apelidada de “ouro líquido”. Virou a manteiga do momento no Brasil e entrou na casa de muitos como a substituta “saudável” da manteiga tradicional e, principalmente, das margarinas. Devido suas supostas propriedades com menos gordura e mais nutrientes que reduzem inflamação e aceleram o metabolismo, passou a ser indicada por muitos nutricionistas em dietas alimentares.
Como o nome já diz, a manteiga ghee é o óleo puro da manteiga, sem impurezas e resíduos. Durante o processo de clarificação, a fervura decanta e “remove” os componentes sólidos dela, incluindo a lactose, ou seja, o açúcar do leite. Por esse motivo, os intolerantes à lactose são especialmente beneficiados e podem, de certa forma, incluí-la em seu dia a dia.
A clarificação da manteiga também pode ser feita em casa, porém esse processo artesanal é mais suscetível à erros. Ele deve atingir uma temperatura exata durante um período de tempo específico para haver a purificação completa e, caso isso não ocorra, alguns resquícios de lactose ainda podem permanecer ali. Recomenda-se então que intolerantes conversem com seus médicos – ou nutricionistas responsáveis – antes da ingestão do alimento e continuem dando preferência às Ghees industrializadas!
Mesmo com tantos benefícios, e “liberada” para aqueles com alimentação restrita à lactose, os alérgicos e intolerantes à caseína devem ficar especialmente atentos! “Para essas pessoas, a manteiga ghee pode trazer um aumento da condição inflamatória e piorar o quadro de alergia, com diarreia, vômitos, muco nas fezes, dentre outros sintomas, podendo levar até a um desequilíbrio da flora bacteriana intestinal”, explica Mônica Rocha, profissional especializada em gastronomia contemporânea e alimentação saudável. Mesmo eliminando o açúcar do manteiga, o processo de clarificação não remove a proteína do leite presente nela, “então, quem realmente tem problemas com a caseína, não é a melhor opção”, conclui.
Que maravilhoso, conheço a Mônica ela é uma profissional incrível. Já vou fazer a Mantega ❤️
Boa tarde ! Vi seu comentário sobre a manteiga ghee . Já usei ela por um tempo , mas tenho alergia a proteína do leite . Hoje uso a manteiga de coco . O que você acha dela?
Oi Mariana! A manteiga fica uma delícia, depois compartilhe conosco sua experiência! Um beijo!
Oi Adriana! Realmente, a Ghee não é recomendada para pessoas alérgicas ou intolerantes à caseína (proteína do leite), pois durante o processo de purificação este não é eliminado. Então substituí-la por uma manteiga totalmente vegetal é uma ótima opção. A manteiga de coco vem sendo bastante utilizada na culinária “saudável”, devido aos benefícios e fatores nutricionais que ela apresenta: fortalece o sistema imunológico, ajuda a eliminar microrganismos do corpo – pois possui quantidade de ácido láurico – prolonga a sensação de saciedade por conter gorduras saturadas saudáveis, possui ação antioxidante – prevenindo assim o envelhecimento – e ainda ajuda funcionamento do intestino devido sua grande quantidades de fibras! Acredito que seja sim uma opção bem interessante. Um beijo!
Deve ter havido algum engano, a manteiga tradicional contém traços de caseína e lactose, mas com o processo da Glee, só fica a gordura. Vc deve falar da forma caseira, aí pode restar algo mesmo e ficaria perigoso. Se ficar totalmente amarela gema é confiável e nunca endurece.