O chá é uma bebida feita por infusão das folhas secas da planta do chá, Camellia sinensis. A planta do chá é uma pequena árvore sempre verde que é nativa de certas áreas da Ásia e da África, mas que agora pode ser encontrada em todo o mundo. As duas principais variedades de chá são o chá preto e o chá verde, que diferem em seu processamento.
As folhas do chá preto são murchas e depois totalmente oxidadas, sofrendo uma reação química com o ar que as torna de cor marrom ou preta. As folhas de chá verde, por outro lado, não são oxidadas de forma alguma e assim mantêm sua cor verde natural. Além destas variedades, há também chás brancos e chás oolong, que caem em algum lugar entre os chás pretos e verdes em termos de processamento.
O chá tem sido consumido há séculos e há muito tempo está associado a muitos benefícios para a saúde. Alguns desses supostos benefícios à saúde incluem melhor digestão, perda de peso, redução do risco de doenças cardíacas e redução do risco de câncer. Entretanto, deve-se notar que muitas dessas alegações não foram definitivamente comprovadas pela pesquisa científica.
Como o chá é feito
Como mencionado acima, existem quatro tipos principais de chá: preto, branco, verde e oolong. Os chás pretos e verdes são as variedades mais populares consumidas no oeste, enquanto os chás verdes e brancos são mais populares na Ásia. O chá oolong é consumido tanto na Ásia como no ocidente.
O tipo de chá que é feito depende do processamento que as folhas sofrem após serem colhidas da planta do chá. Todos os tipos de chá começam com folhas recém-colhidas da planta Camellia sinensis. As folhas são então murchas para remover a umidade. Em seguida, elas podem ser enroladas ou torcidas para quebrar a estrutura celular da folha e liberar as enzimas. Esta etapa ajuda a desenvolver o sabor durante a oxidação (para chás pretos) ou evita a oxidação (para chás verdes).
Após este processamento inicial, os chás pretos passam por completa oxidação ou fermentação. Isto é o que lhes dá sua cor escura característica e seu perfil de sabor arrojado. Os chás verdes, por outro lado, não são oxidados de forma alguma e assim mantêm sua cor natural e perfil de sabor herbáceo.
Os chás brancos passam por muito pouco processamento; podem ser murchos e depois secos sem serem enrolados ou oxidados. Os chás Oolong caem em algum lugar entre os chás pretos e verdes em termos de processamento; eles podem ser parcialmente oxidados antes de serem enrolados ou torcidos em pequenas pelotas.
Uma vez que as folhas tenham passado pelo nível de processamento desejado, elas são secas para interromper qualquer atividade enzimática adicional e depois classificadas em graus, dependendo do tamanho e da qualidade. Finalmente, elas estão prontas para serem apreciadas como uma bebida quente ou usadas em várias aplicações culinárias, como sorvetes ou doces aromatizantes!
Conclusão:
O chá é uma bebida deliciosa com uma longa história que remonta a séculos atrás. Existem quatro tipos principais de chá – preto, branco, verde e oolong – que diferem em seus perfis de sabor dependendo de como são processados após serem colhidos da planta Camellia sinensis. Embora existam muitos supostos benefícios à saúde associados ao consumo de chá, é necessário realizar mais pesquisas para confirmar estas alegações definitivamente. No entanto, o chá continua sendo uma bebida popular apreciada por pessoas de todo o mundo!