Vinalla: nova importadora e loja de vinhos

Vinalla: nova importadora e loja de vinhos

O cenário enófilo de Brasília ganha um reforço de peso – a Vinalla Vinhos, loja e importadora, que inaugura as operações com mais de 600 rótulos. O espaço reúne premiados, fornecedores exclusivos em Brasília e outras particularidades distribuídas pelas mais de 6 mil garrafas.

À frente do empreendimento encontram-se Luís Carlos e Gabriela Alcoforado, também proprietários da pousada-boutique Inácia, e com ampla experiência no mundo enófilo.

Destaques

Um dos destaques é para Bernard Magrez, um dos maiores fornecedores de vinhos franceses de alta qualidade, com diversos Chatêaus. Em Brasília, a Vinalla é o único estabelecimento que disponibiliza rótulos Magrez, como o Mes Songes, safra 2015, região de Languedoc; o En Silence, safra 2014, região de Saint-Chinian e Pierres Feundues, safra 2014, rótulo com D.O.C – denominação designada a produtos de origem geograficamente delimitada.

Também cabe citar os espanhóis Bodegas Ignacio Marin, como o branco Wine Wings Manta Rey, safra 2009, e o rosé Wine Wings Flamingo, safra 2015. Entre os franceses de mais corpo, ressalta-se o tinto Chatêau Tronquoy Lalande, misto de Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot, safra 2007; e o Saint-Julien Croix de Beucaillou, Cabernet Sauvignon e Merlot, também 2007.

Estrutura

A decoração foi pensada de forma a facilitar a localização das bebidas. O térreo e o mezanino são divididos a partir da origem dos vinhos. Europeus abaixo, e argentinos e chilenos no piso elevado. Prateleiras verticais, indo do chão ao teto, acolhem as garrafas nas paredes.

Madeira escura e inspirações coloniais e sóbrias dão o tom do ambiente. Há mesas disponíveis, do lado de fora e no mezanino, para quem deseja consumir as bebidas no local.

Um cardápio enxuto oferece Tábua de frios (R$ 62, com queijos, Jamón Serrano, mortadela, damasco, azeitona preta e geleia de pimenta acompanhados de cesta de pães) para acompanhar a degustação.

Para completar, o espaço climatizado deixa todos os vinhos na temperatura ideal para o consumo. Completando o estoque, há opções de saca-rolhas importados, taças dos mais variados estilos e acessórios relacionados ao mundo dos vinhos, que podem ser adquiridos diretamente no caixa.

Como escolher uma boa loja de vinhos?

As lojas de vinho vêm em todos os formatos e tamanhos, desde pequenas empresas familiares até grandes cadeias de lojas. Quando se trata de escolher uma loja de vinhos, há algumas coisas que você deve ter em mente para encontrar uma que seja adequada para você. Neste post do blog, daremos algumas dicas de como escolher uma boa loja de vinhos.

1. A localização é importante.

Você quer uma loja de vinhos que esteja convenientemente localizada para que você possa aparecer facilmente quando precisar pegar uma ou duas garrafas. Se você tiver que sair do seu caminho para chegar à loja, é menos provável que você vá com a mesma freqüência.

2. O pessoal deve ser conhecedor e amigável.

Quando você entra em uma loja de vinhos, o pessoal deve ser capaz de responder a qualquer pergunta que você tenha sobre os vinhos que eles transportam. Eles também devem ser amigáveis e hospitaleiros para que você aproveite seu tempo na loja.

3. A loja deve ter uma boa seleção de vinhos.

Uma boa loja de vinhos terá uma ampla seleção de vinhos de todo o mundo em vários pontos de preços. Desta forma, você poderá encontrar um vinho que se adapte ao seu gosto e orçamento.

4. A loja deve ser limpa e bem organizada.

Você quer uma loja bem conservada e organizada para que você possa encontrar facilmente o que está procurando. Uma loja desarrumada e desarrumada não só é desorganizada, como também pode ser difícil de navegar.

5. Você deve se sentir confortável na loja.

Este talvez seja o critério mais importante de todos. Você deve se sentir confortável na loja; ela deve estar em algum lugar onde você goste de passar o tempo. Se não for, então não é a loja certa para você.

Conclusão:

Escolher uma boa loja de vinhos não precisa ser difícil; basta ter estas cinco coisas em mente e você terá a certeza de encontrar uma loja perfeita para você!

Serviço
Vinalla Vinhos
Endereço: Setor Comercial Norte, Quadra 2, Bloco D, Loja 312 - Shopping Liberty Mall
Horário de funcionamento: Segunda-feira a sábado, das 9h às 21h
Telefone: (61) 3328-8837

Vinho Verde: a nova sensação da vinicultura

Vinho Verde: a nova sensação da vinicultura

Você sabe o que é Vinho Verde? Nunca vi, nem bebi, eu só ouço falar. Mas apenas por enquanto, porque a bebida – que já é febre entre os europeus – tem tudo para conquistar o coração dos brasileiros. Localizada ao Noroeste de Portugal, a Região dos Vinhos Verdes é considerada uma das maiores e mais antigas regiões vitivinícolas do mundo. Movimenta milhares de produtores, produzindo vinhos sob a denominação de origem Vinho Verde, considerados únicos no mundo.

Sensação na década de 1970 e até hoje considerado sinônimo de vinho português, o Vinho Verde voltou a chamar atenção dos amantes de vinhos, se desenvolveu e ganha força principalmente nos dias quentes, acompanhando refeições leves.

O termo Vinho Verde remete às características naturais da região que o produz, densamente verdejante, mas também para o próprio perfil do vinho, que pelo seu frescor, aroma e leveza, além do baixo teor alcoólico, se diz verde em alusão à sua juventude, leveza e por oposição a outros vinhos mais complexos e encorpados. Portanto, há opções de vinhos verdes brancos, rosés, tintos e, até mesmo, espumantes.

Opção para todas as ocasiões

Com tantas curiosidades sobre a bebida, o especialista Abel Blumenkrantz, executivo da Garage Vinhos, explica as principais características dos vinhos verdes e indica a bebida para quem procura momentos descontraídos e um estilo de vida saudável. “Estamos tratando de um vinho jovem, o nome também diz respeito à maturidade dele. Ele está pronto para consumo sem ter passado por períodos de maturação. Diferente dos vinhos tradicionais, que tendem a ter uma taxa mais baixa no teor de acidez, o vinho verde torna-se único justamente por isso, junto do frescor marcante”, comenta.

[blockquote author=”Abel Blumenkrantz, especialista da Garage Vinhos” pull=”right”]”O Vinho Verde é extremamente versátil e tem poucas calorias.”[/blockquote]

Para o especialista, outro grande diferencial dos vinhos verdes fica por conta de sua versatilidade em harmonizações gastronômicas. “O Vinho Verde é extremamente versátil e tem poucas calorias. É ideal para acompanhar saladas, mariscos, peixes, carnes de aves e gastronomia oriental. Harmonize sem erros com mexilhões gratinados, salada de cogumelos frescos, salmão defumado, dourado grelhado, robalo ao forno, polvo assado, peito de pato e sushi”, sugere o especialista.

Com o consumo crescendo no Brasil, os vinhos verdes já podem ser encontrados com facilidade nas prateleiras de supermercados e casas de vinhos. De acordo com Abel Blumenkrantz, o vinho Costa do Sol (preço sugerido de R$ 39,90) é uma ótima opção para quem quiser conhecer as principais características do estilo. “Com aromas de frutas e toque cítrico, esse vinho possui um paladar leve e frutado. Fácil de beber e de harmonizar, perfeito para momentos de descontração, como à beira da praia ou da piscina, esse rótulo é produzido na Denominação de Origem Controlada Vinho Verde, em Portugal. Com um estilo que expressa a tipicidade do terroir, o Costa do Sol é uma ótima opção para os dias mais quentes do ano”, completa.

Vinícola Altos Las Hormigas no Dom Francisco

Vinícola Altos Las Hormigas no Dom Francisco

Casa receberá Antonio Morescalchi, fundador da vinícola Altos Las Hormigas, para um jantar harmonizado

No dia 20 de fevereiro, às 20h, o Dom Francisco da Asbac será sede de um Wine Dinner promovido pela Vinícola Altos Las Hormigas. Com a presença do produtor de vinho e fundador da vinícola Antonio Morescalchi, a noite contará com um jantar harmonizado, idealizado pelo chef Francisco Ansiliero. O preço por pessoa é de R$190, mas, com pagamento antecipado na conta do Grupo Dom Francisco, sai a R$170. Confira, abaixo, o menu:

Entrada

  • Tagliatta de contra-filé com tomatinhos confit
  • Colonial as Liebres Bonarda
  • Alto las Hormigas Terroir

Prato principal:

  • Carré de Cordeiro na brasa com aligot de batata baroa e gremolata da casa
  • Altos las Hormigas Clássico
  • Altos las Hormigas Reserva

Sobremesa:

  • Torta de banana e caramelo com chantilly de mascarpone
  • Água e café
Serviço
Wine Dinner – Vinícola Altos las Hormigas
Dom Francisco Asbac (SCES, Trecho 2, Conjunto 31, parte, Asbac/ 3226 2005 / 3224 – 8429 / 3224 5679)
Data: 20 de fevereiro
Horário: 20h
Preço: R$ 170 antecipado (conta CC: 425557-7 / agência 0452-9 – Dom Francisco Ltda – Banco do Brasil) ou R$ 190 na hora – caso haja vagas
Salão reservado para eventos; Facilidade para cadeirantes
Aceita cartões Visa, Mastercard e American Express

Nikkei Brasília traz promoção de drinks

Nikkei Brasília traz promoção de drinks

O restaurante de alta gastronomia nipo-contemporânea traz promoção de drinks dose dupla e projeto musical com apresentações semanais

O mês de fevereiro chegou com novidades no restaurante Nikkei Brasília (Orla do Lago). A casa, que é referência na culinária nipo-contemporânea no Distrito Federal, traz um bom motivo para os brasilienses aproveitarem o happy hour nas noites candangas.

A primeira opção vem em forma de dose dupla com Caipirinha Clássica (R$ 18), Cosmopolitan – o da foto (R$ 28), Caipisake (R$ 24) e Mojito (R$ 19) que vale de terça a domingo, das 15h às 19h. Um ótimo esquenta para quem deseja curtir as apresentações musicais que a casa preparou para este mês que antecede o carnaval.

Durante o mês de fevereiro, o restaurante conta com o projeto Nikkei In Concert, que traz para as noites de quarta-feira (20h), apresentação da dupla Rodolfo & Gabi. Os músicos apostam em um repertório variado dentro do universo da música popular brasileira e dos clássicos do rock e do pop nacional e internacional. Uma ótima oportunidade para quem curte Phil Collins, Michael Jackson, Dire Straits, Beatles, ColdPlay, A-ha, Pink Floyd, Madonna, entre outros. Já às quintas-feiras (20h), o agito fica por conta de Igor Santos Trio que traz o melhor do estilo World Music. As apresentações têm couvert de R$12.

Serviço 
Endereço: St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2
Telefone: 2099-2461
Horário de funcionamento: segunda, de 19h à 0h; terça, de 12h às 15h e de 19h às 0h; quarta, de 12h às 15h e de 19h às 0h; quinta, de 12h às 15h e de 19h às 0h; sexta, de 12 às 15 e de 19h à 01h; Sábado de 12 à 1h; Domingo de 12 à 0h
Formas de Pagamento: dinheiro e cartão (qualquer bandeira) / não aceita tickets de alimentação
Wi-fi
Fraldário nos banheiros masculino e feminino
Manobristas

Pão de Açúcar tem 50% off nas cervejas especiais

cerveja

Promoção de cervejas especiais será realizada em todo o Brasil e é válida para clientes que utilizam o aplicativo Pão de Açúcar Mais e ativarem os descontos no celular

A promoção mais esperada pelos cervejeiros está de volta. O Pão de Açúcar realiza nesta sexta-feira (15/2), em todo o país, um esquenta para o Carnaval com a tradicional promoção de 50% de desconto em toda a categoria de cervejas especiais. Serão mais de 400 rótulos com descontos, entre os principais rótulos nacionais e importados, em uma variedade que o cervejeiro encontra somente no Pão de Açúcar.

A promoção é válida apenas para clientes que utilizam o aplicativo Pão de Açúcar Mais. Para participar, basta ativar a oferta no app antes de ir ao caixa e informar o CPF para validar.

Nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, as ofertas entram em vigor a partir das 6h desta sexta-feira, 15 de fevereiro, em todas as unidades do Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar e Pão de Açúcar Adega. Nos demais estados, as lojas seguirão com o horário normal de funcionamento. A promoção também é válida para o e-commerce da rede.

Conheça os vinhos mais caros do mundo

Conheça os vinhos mais caros do mundo

O vinho é uma bebida muito amada em todo o mundo. Essa admiração vai bem além de simplesmente abrir uma garrafa e degustar seu conteúdo, já que esse universo é repleto de particularidades e detalhes que o tornam ainda mais especial. Isso faz com que cada rótulo tenha a sua própria personalidade, que passa pelas uvas utilizadas em sua produção, o quão cedo ou tarde elas foram colhidas, o tempo de fermentação, corpo, teor alcoólico e muitos outros detalhes.

Alguns vinhos requintados custam bem mais do que você imagina, e pode ter certeza que muita gente paga o preço com prazer para ter uma verdadeira experiência enóloga, com rótulos que podem custar milhares de reais.

Vários fatores influenciam no preço de um vinho, como o tempo que eles demoram para atingir sua maturidade, a região de produção, a quantidade de garrafas de cada safra, as uvas utilizadas e as avaliações dos críticos. Os vinhos seguintes são alguns dos mais caros do mundo. Os preços podem variar, mas eles costumam ficar nessa faixa:

Château Petrus 2000 (França) – R$ 26.834

Conheça os vinhos mais caros do mundo - Brasília - Gastronomia Uvas colhidas manualmente durante a tarde, para que a umidade da manhã não interfira na qualidade dos bagos. Fermentação prévia em cubas de cimento e posterior em barricas novas de carvalho francês.

Esse é um processo muito cauteloso, que ajuda a entender o valor do Château Petrus, safra 2000. Não é à toa que ele é um mito, um dos mais raros – e também mais caros – do mundo dos vinhos. Com 98 pontos de Wine Enthusiast e 97 pontos de Robert Parker, esse é um rótulo com aroma de frutas maduras e carnudas, até notas especiadas e de chocolate, que se combinam em um bouquet simplesmente encantador.

A harmonização desse rótulo é ótima com carnes e pratos da alta gastronomia, mas não é de se espantar se quem for consumi-lo quiser ter uma experiência individual, apenas a pessoa, o vinho, o decanter e a taça, para eternizar esse momento na história.

Château Petrus 2014 (França) – R$ 13.900

Taça de vinho Se a safra 2000 foi um grande sucesso, era de se esperar que ele se repetisse em outros pontos da história, e o Château Petrus 2014 é a prova tão esperada de que as casas que sabem fazer bons vinhos não se esquecem disso.

Com características muito similares ao seu irmão mais velho, embora com menos tempo de vida, recomenda-se que o vinho repouse em sua garrafa por, pelo menos, 10 anos, uma espera que valerá a pena.

A máxima de que vinhos melhoram conforme ficam mais velhos não se aplicam a todos os casos, mas esse é um dos que confirmam a afirmação, já que pode evoluir por décadas e se tornar uma bebida ainda mais fantástica do que já é. Todas as suas características renderam uma avaliação de 95 pontos de Wine Spectator a esse rótulo.

Pingus 2014 (Espanha) – R$ 10.290

Conheça os vinhos mais caros do mundo - Brasília - Gastronomia Você já deve ter ouvido falar que existem pontuações para os vinhos, de acordo com o seu sabor, analisado cautelosamente pelos críticos mais famosos de todo o mundo. Essa classificação também ajuda na valorização dos rótulos. O tinto espanhol Pingus sabe muito bem disso, já que recebeu 100 pontos, ou seja, a nota máxima, de dois críticos super conhecidos: James Suckling e Robert Parker.

Esse é, sem sombra de dúvidas, um dos vinhos mais incríveis de todo o mundo. Parte do preço tão alto se dá pela escassez da safra, já que as uvas Tempranillo usadas são provenientes de apenas 5 hectares, com rendimento de 1.100 litros cada.

Considerado um vinho de garagem, apenas 500 caixas foram produzidas e distribuídas pelo mundo. O resultado é um sabor indescritível, capaz de agradar, literalmente, até os paladares mais críticos.

Château Lafite Rothschild 1999 (França) – R$ 8.493

vinho A França possui rótulos incríveis, desenvolvidos com tudo aquilo que deve estar presente em um vinho de ponta, e o Château Lafite Rothschild é o exemplo perfeito.

Com uma encantadora cor rubi e notas de frutas silvestres, café e amêndoas, o aroma é um caso à parte, capaz de abrir o paladar da melhor maneira possível para receber os goles deste ótimo vinho.

Na boca, ele apresenta um sabor complexo, que lembra a frutas silvestres picantes. Certamente, quem experimentar esse tinto jamais se esquecerá dele. O crítico Robert Parker deu 95 pontos a esse vinho incrível.

Château Lafite Rothschild 1999 (França) – R$ 8.493

O Pingus safra 2012 é mais uma das obras-primas de Dominio de Pingus. Com processo de produção similar ao que vimos anteriormente, a diferença é que essa safra é 2 anos mais antiga.

As parreiras foram plantadas no ano de 1929, ou seja, são 83 anos de história engarrafados em 750ml de uma bebida simplesmente maravilhosa, que serve como objeto de desejo para os amantes de vinho de todo o mundo. Essa safra recebeu nota máxima de Robert Parker, o que com certeza ajuda a valorizar o rótulo e torná-lo ainda mais exclusivo e especial.

Vinhos de Qualidade Têm o Seu Valor

Conheça os vinhos mais caros do mundo - Brasília - Gastronomia Quem não é um especialista no mundo dos vinhos pode achar que é um tanto exagerado pagar um valor tão alto por uma garrafa, mas acredite, não é. Esses são exemplares que se destacam em todo o mundo por seu sabor, aroma e todas as demais características. Além disso, no momento de abrir o vinho, inalar seu aroma e sentir o sabor delicioso, as cifras são apenas um detalhe.

Se você deseja passar por essa experiência e degustar rótulos de renome internacional, saiba que eles estão entre os melhores vinhos online, que com certeza farão seu paladar ficar arrepiado de tanto sabor e história a cada gole.

Brasília concorre a Melhor Caipiroska do Brasil

Brasília concorre a Melhor Caipiroska do Brasil

Já imaginou misturar vodka, fruta e açúcar? Foi assim que, nos anos 70, nasceu o drink mais popular do Brasil: a caipiroska. Com o passar do tempo, novas receitas foram surgindo graças a variedade de frutas e sabores do nosso país. Smirnoff inovou mais uma vez e voltou com a segunda edição da competição que responde o que todo mundo quer saber: Qual é a melhor caipiroska do Brasil?

3.213 bares espalhados por 261 cidades de todo país se inscreveram na primeira fase da competição.

Originalidade, sabor e apresentação foram os quesitos avaliados pelo público durante a votação que durou pouco mais de três meses. No dia 10 de dezembro foram anunciados os 250 bares que passaram para a segunda fase e quatro deles são de Brasília. Fausto & Manoel, Lampião Bar, Miríade Speakeasy e Godofredo são os concorrentes.

A próxima fase, que acontece até fevereiro, definirá cinco finalistas, um de cada região do país, que participarão de evento em São Paulo em março e disputarão o título nacional de “A Melhor Caipiroska do Brasil” – Smirnoff.

O site oficial da competição concentra todas as informações sobre os bares participantes, regulamento, receitas e avaliação.

Confira a relação dos bares de Brasília:

  • Fausto & Manoel
  • Lampião Bar
  • Miríade Speakeasy
  • Godofredo

Rei do Mate agora serve café coado

Rei do Mate agora serve café coado

Os amantes da rede Rei do Mate agora podem saborear, em uma das suas 320 lojas espalhadas pelo Brasil, o delicioso café gourmet da marca, coado na hora. Tendência de consumo em todo mundo, a bebida também chega em pacote de 250g.

O café Rei do Mate é 100% café gourmet moído, grande diferencial no mercado – ele não tem acidez e nem amargor, e é diferente também do café coado em casa. “Trouxemos para nossos clientes a tendência do café coado na hora, priorizando a qualidade da bebida, por isso ele se encaixa na categoria gourmet. Ele não é o mesmo cafezinho que a gente coa em casa e também não tem o peso do expresso tradicional ao qual estamos acostumados. Nosso café gourmet é bem mais leve e saboroso…”, garante Antonio Nasraui, CEO do Rei do Mate.

Para tomar nas lojas, a xícara de 160 ml custa R$ 7,25.

Sobre o Rei do Mate

O Rei do Mate foi fundado em 1978, pelo empresário Kalil Nasraui. A primeira loja foi inaugurada na famosa esquina paulista das Avenidas Ipiranga e São João – com apenas 20 m2, conquistou seus primeiros consumidores com uma receita de chá própria, consumida pura ou com leite, limão, caju e maracujá. Foi sucesso na década de 1980, se tornando um ponto tradicional do Centro Paulistano. Por mais de 10 anos, o Rei do Mate manteve 7 lojas próprias, todas em São Paulo, mudando o hábito de consumo de chá dos paulistanos. A entrada da segunda geração da família na empresa, em 1991, estruturou o negócio para que fosse multiplicado como franquia. Foram desenvolvidos novos produtos, novas combinações da bebida – que hoje chega a mais de 100 – e o café e o pão de queijo foram incorporados ao seu Cardápio. Hoje, a rede Rei do Mate conta com mais de 320 lojas instaladas em 17 Estados. Atualmente, é a maior rede de produtos à base de mate do País e é considerada também uma das maiores e mais renomadas cafeterias no formato franchising. Por ano, a rede realiza cerca de 20 milhões de atendimentos em suas unidades. Com 40 anos de fundação e completando 26 anos de franchising, o Rei do Mate conquistou mais uma premiação de peso recentemente: a marca recebeu no Prêmio Melhores Franquias do Brasil o 1º lugar entre as redes de cafeteria do País. Somado a isso, foi contemplada com 5 estrelas entre as 74 melhores redes de 2018/19 – a premiação foi concedida pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Sabores da Amazônia viram cachaças e licores

Sabores naturais da Amazônia transformados em cachaças e licores artesanais

Bebidas são elaboradas aplicando técnicas para combinar de forma eficiente sabores naturais de frutas, cores e aromas do Pará

Júlia Bentes, fundadora da Daju Artesanal, empresa genuinamente paraense, que tem se destacado no segmento de cachaças e licores na região norte, é uma figura folclórica para muitos, e para outros apresenta modelo empreendedor de forma inteligente. Senhora com aparência e conversa jovem, além de proza agradável, Bentes sempre é convidada para participar de feiras que acontecem Belém (capital), e interiores do estado do Pará. Muitos garantem que as bebidas produzidas por ela é diferenciada devido valorizar a suavidade e o sabor natural das frutas.

Conhecida pela terra com sabores e aromas exóticos, o Pará desponta entre as estrelas nacionais com ingredientes de cultura indígena, e sendo a mais bem avaliada do país. A história de Júlia Bentes e a paixão pelas bebidas começaram há quatro anos. A empreendedora visionária, que tem formação em engenharia química, trabalhava no ramo de bolos e doces, e resolveu inovar em conceitos e prestações de serviços, e assim, iniciou uma nova atividade: produção de licores, com toques e sabores de frutas tropicais que a região Amazônica oferece em suas florestas.

De acordo com a empresária, os licores apresentam um grande diferencial, uma vez que são feitos com vodca. Optou por esse tipo de preparo devido à bebida favorecer na preservação do aroma natural e sabor. A linha de licores se destaca em 17 sabores: gengibre, jenipapo, laranja, tangerina, lima da pérsia, tamarindo, cupuaçu, bacuri, açaí, cacau, castanha do Pará, araçá, jambu e as novidades em chocolate, chocolate com pimenta e paçoca.

[blockquote author=”Júlia Bentes, fundadora da Daju Artesanal” pull=”left”]“A sensação ao tomar esta cachaça, é a mesma de uma cuia de tacacá, lotada de folha de jambu.”[/blockquote]

Após se consolidar no mercado de licores, Bentes acreditou que poderia se lançar para mais um desafio: apresentar ao mercado a tradicional cachaça de jambu – erva paraense que tem o consumo bem amplo, e famosa pelo efeito de adormecer a boca, além de promover vários benefícios à saúde. Através de várias pesquisas e experimentos, apostou na elaboração de uma cachaça com qualidade ímpar, com o realce das características sensoriais do jambu. O modo de preparo até o momento não foi revelado, mas relata que o sabor é diferenciado das demais. “A sensação ao tomar esta cachaça, é a mesma de uma cuia de tacacá, lotada de folha de jambu”, revela.

Sabores da Amazônia viram cachaças e licores
Tamarindo é uma das frutas utilizadas nos preparos

Com olhar estratégico investiu em trabalho e empreendimento, e está em constante crescimento de maneira saudável e consciente. Os processos aplicados para produção de bebidas, como a apuração, destilação, envelhecimento e engarrafamento são feitas de forma artesanal para valorizar a essência da bebida. Decorrente do sucesso de vendas da cachaça de jambu outros sabores foram criados: açaí, cupuaçu, jenipapo, pimenta e índio.

Júlia diz que o resultado do empreendimento também depende da desenvoltura da equipe de colaboradores. “Vejo minha equipe de colaboradores como uma família, pois temos os mesmos ideais, e o reflexo disso, é o crescimento gradativo, aliado a conquista e fidelização de clientes”, revela.

Premiada

Em junho deste ano, Daju Artesanal recebeu o Troféu Imprensa Marajoara, com a melhor cachaça de jambu, e única contemplada no segmento de bebidas em 2018. Mas a grande autora dessa história, diz que não quer parar por aqui, almeja voos mais altos, e já está ampliando o campo de vendas para outros estados, e futuramente pretende exportar para outros países.

“Hoje, a cachaça é vista como um artigo valorizado para quem sabe apreciar bebidas com olfato, paladar e visão. Os nossos produtos são genuínos e apresentam características diferenciadas, e a maioria delas encontradas somente em nossa região”, finaliza a empresária.

Vem aí o Brasília Cachaça Experience

caipirinha

De 24 a 26 de janeiro, no Venâncio Shopping, evento celebrará bebida 100% nacional

A mais genuína das bebidas brasileiras terá um evento dedicado somente a ela no fim do mês. De 24 a 26 de janeiro, a Brasília Cachaça Experience, idealizada em formato pocket, movimentará o Venâncio Shopping em uma ação de valorização deste produto tão importante da nossa cultura, gastronomia e economia.

[blockquote author=Marcel Rates, empreendedor” pull=”right”]”Nosso propósito é inspirar o público a vivenciar novas possibilidades de consumo de cachaça…”[/blockquote]

Organizada pelos empreendedores Nilton Pimenta e Marcel Rates, além de feira com produtores de diversas regiões do Brasil, a Brasília Cachaça Experience brindará o público com degustações, palestras, música e outras experiências.

“Nosso propósito é inspirar o público a vivenciar novas possibilidades de consumo de cachaça, apresentar aos brasilienses, turistas e produtores do segmento o que há de melhor no mercado e reforçar nas pessoas o caráter de qualidade da cachaça”, adianta Marcel, um apaixonado por cachaça e proprietário da marca Eu Amo Cachaça, com lojas no Venâncio Shopping e Aeroporto de Brasília. “A capital do nosso país é conhecida por agregar diversas culturas e a cachaça conversa com elas na medida em que carrega tradições regionais que ajudam a contar a história do Brasil. Nossa proposta é trazer informação, entretenimento, qualidade e variedade em uma experiência sensorial. Apostamos em um formato reduzido, porém de conteúdo muito interessante, trazendo apenas produtos de muita qualidade. Temos certeza que a ideia vai ganhar o público”, completa Nilton, produtor de grandes eventos de entretenimento.

Estrutura

O Brasília Cachaça Experience acontecerá no Venâncio Shopping e contará com: Vila da Cachaça e Espaço Eu Amo Cachaça.

A Vila da Cachaça será montada no Térreo, onde serão abrigados 12 stands de expositores com foco na área gastronômica, souvenirs e, claro, produtores de cachaça. Os participantes são renomados nos cenários nacional e internacional e reconhecidos por premiações como ExpoCachaça, Cúpula da Cachaça, Concurso Mundial de Bruxelas, Concurso Mundial de São Francisco, Concurso Mundial de Berlim e Concurso Mundial da China.

Cachaça Os produtores escolhidos para participarem do evento são: Sanhaçu e Matuta (Nordeste); Taverna de Minas e Princesa Isabel (Sudeste); Cállida e Caialua (Centro-Oeste) e Companheira e Weber Haus (Sul). Entre os participantes de outros seguimentos estão o Supermercado Pra Você com Cervejas Artesanais, Cafés Especiais, Carlitos Torteria com opções gastronômicas direcionados para harmonização de Cachaças e a Eu Amo Cachaça, com souvenirs e acessórios para uma melhor experiência com a cultura cachaceira.

Localizada dentro da Vila da Cachaça, o espaço Eu Amo Cachaça contará com um pequeno palco para as palestras e workshops. Assim como no acesso ao evento, a participação nas palestras será gratuita e condicionada a capacidade de lotação. No lugar, além de envolver os presentes em experiências práticas e sensoriais sobre o universo da cachaça, serão fornecidas informações e realizados sorteios.

Palestras

  • 24/01, quinta-feira, das 18h30 às 20h.
    “Caipirinhas: Teoria e muita prática sobre o drinque brasileiro mais conhecido no mundo” – Kelly Costa.

A palestrante é Jornalista especializada em Comunicação Corporativa e Apaixonada por caipirinhas, tornou-se especialista no drinque brasileiro e hoje é responsável pelo conteúdo do blog Caipirinha Prendada e autora do livro “Caipirinhas: 60 receitas testadas e aprovadas”. Kelly ministra Workshops corporativos e grupos fechados ensinando como fazer caipirinhas e drinques fáceis, sempre com cachaça.

Haverá sorteio de um livro “Caipirinhas: 60 receitas testadas e aprovadas”, assinado pela autora.

  • 25/01, sexta-feira, de 18h30 às 20h.
    “Harmonização de cervejas, cachaças e petiscos” – Skarllety Passos

A palestrante é Cachaciér, graduanda em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Goiás. Possui experiência na área de consultoria em Tecnologia, Produção e Industrialização de Bebidas, com ênfase em envelhecimento de cervejas e cachaças. Atualmente é colaboradora do Projeto de Extensão Cervejamos e uma das responsáveis pelo curso de “Harmonização de Cervejas, Cachaças e petiscos”, que dá nome à palestra.

Haverá sorteio de uma cachaça participante do evento e uma cerveja especial para harmonizar.

  • 26/01, sábado, das 11h30 às 13h.
    “Do Le Cordon Bleu à mesa, a história da Authoral Cachaça” – Eduardo Moreth

Conheça quatro versões de Cachaças PremiumO palestrante é advogado e gastrônomo. Especialista pela Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral e Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) em Direito Constitucional, Empresarial e da Tecnologia da Informação, professor universitário de direito constitucional, estudou gastronomia no Le Cordon Bleu em Paris, com passagens por diversas cozinhas como Le Bateau Ivre, La Vecchia Cucina, Mouraria, Quintal e Barracuda. Fundador do Mundi Guide NY – é sócio do restaurante Authoral e produtor e Master Blender da Authoral Cachaça, ranqueada em 14º lugar pelo III Ranking da Cúpula da Cachaça.

Haverá degustação da cachaça Authoral após a palestra.

Sobre a Cachaça

Criada há mais de 500 anos, a cachaça pode ser considerada a primeira bebida destilada das Américas e é cada vez mais consumida e apreciada mundo afora. Dados de 2016 apontam que cerca de 60 empresas exportaram 8,38 milhões de litros de cachaça para 54 países, gerando uma receita de US$ 13,94 milhões. O volume exportado não representa nem 1% do que é produzido, o que demonstra o quanto há potencial a ser explorado. Para tanto, a categoria busca profissionalizar o segmento, a começar pelo cadastramento dos produtores, que hoje possui apenas 4 mil marcas registradas (FONTE: IBRAC – Instituto Brasileiro da Cachaça). Cerca de 75% da fabricação da bebida é industrial, e 25% artesanal. Terceira bebida destilada mais consumida no mundo e primeira no Brasil, a cachaça, caninha, cana ou aguardente é produzida a partir da cana-de-açúcar e tem graduação alcoólica entre 38% e 48%. (Fonte: Embrapa)

Serviço
Brasília Cachaça Experience
De 24 a 26 de janeiro
Das 10 às 20h
Entrada livre
Indicação etária: Recomendado para maiores de 18 anos
Acesso às palestras: Gratuito e por ordem de chegada
Informações: [email protected] / (61) 3322-8876 / 3542-4865