Projeto Crescer e Semear retoma atividades

Projeto Crescer e Semear retoma atividades

Em conjunto com a Secretaria de Educação de Blumenau, o Projeto Crescer e Semear retomou as atividades em 13 unidades de ensino da rede pública municipal, sendo elas, 9 escolas de ensino básico e 4 centros de educação infantil (creches), onde a merenda oferecida aos alunos, não é terceirizada. Neste ano, as oficinas acontecerão no Laboratório de Gastronomia da FURB, Campus 3 e serão ministradas por chefs renomados da alta gastronomia.

Esta é a continuação de uma proposta mais do que especial, implantada na rede de ensino, para fortalecer a importância da alimentação saudável e enriquecer o conhecimento de quem prepara estes alimentos para os estudantes. Outro objetivo da ação, é de estreitar os laços entre o projeto e a sociedade civil.

Abrindo a programação, no último dia 19 de agosto, tivemos como primeira convidada, a Chef Suzana Wascheck, responsável pela cozinha do Quality Hotel Blumenau, que ensinou as diversas técnicas de corte.

No mês de setembro, precisamente no dia 16, o Chef Luiz Zaga, do Villa do Vale Boutique Hotel & Bistrô mostrará como reaproveitar integralmente os alimentos, preparando pratos deliciosos, evitando o desperdício.

A Chef Janaina Rueda, dos restaurantes Casa Porco Bar e Bar da Dona Onça de São Paulo, uma das mais conceituadas chefs do Brasil e com grande engajamento com as bandeiras defendidas pelo Projeto Crescer e Semear, estará presente no dia 21 de outubro, compartilhando sua experiência em alimentação saudável. Também em outubro, a criançada voltará a fazer parte da ação de educação alimentar, nutricional, financeira e sócio-ambiental.

Finalizando as participações com maestria, no dia 11 de novembro, a Chef Nana Oliveira, da Nana Hamburgueria Artesanal, apresentará preparações gostosas para as crianças, incluindo receitas de hambúrgueres e acompanhamentos, de dar água na boca.

Todas as aulas serão acompanhadas pela Chef Funcional Lidiane Barbosa, que complementará as informações e dará algumas dicas de alimentação saudável.
Agradecemos ao Instituto FURB, à Haco Etiquetas, à Fundação Fritz Müller, à ViaCredi Coopera de Crédito, à Campo Largo Sucos, à Rede COOPER de Supermercados e a Cadence Eletrodomésticos, empresas que tornaram-se investidores sociais através do Projeto Crescer e Semear, permitindo que o Instituto Dona Alice possa desenvolver as ações na cidade de Blumenau.

Mais sobre Lidiane Barbosa:

  • Chef Funcional Lidiane Barbosa

A chef, trocou uma especialização com foco na carreira jurídica pelo curso de técnicas em gastronomia na Escola de Restauració I Hostalatge, de Barcelona, em 2002.

Não demorou muito para ela mergulhar de cabeça na gastronomia funcional. Fez pós-graduação e outras especializações na área. Em 2015, teve a oportunidade de expandir seus conhecimentos estudando na Le Cordon Bleu, em Paris. Estudou no Natural Gourmet Institute, em Nova York, Escola Jamie Oliver, em Londres e Matthew Kenney Culinary School em Venice Beach

Lidiane tem como “bandeira” a disseminação da comida “de verdade”, o uso de ingredientes integrais, frescos e orgânicos, incentivo ao produtor local, a utilização das plantas alimentícias não convencionais (PANCS) e a socialização por meio da comida. É também especialista em gastronomia sem glúten e sem outros alergênicos.

A chef é requisitada para consultorias a restaurantes e bistrôs pelo Brasil. No currículo, são 16 estabelecimentos em Belém, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Santa Catarina, São Paulo etc. Ela também viaja o país comandando cursos e workshops de gastronomia funcional. Já foram mais de 400 cursos e palestras, 80 cidades e um total de mais de 40 mil alunos.

É autora das receitas do livro “Vó Leninha e … O Aniversário de Isabela”, primeira publicação brasileira com preparações funcionais voltada para crianças, em parceria com uma escritora de Santa Catarina

Presidente e Idealizadora do Projeto Crescer e Semear (desde 2015), realizado pela ONG – Instituto Alice Henrique de Campos Gonçalves, também presidido pela mesma, que só em 2018 está alcançado 4500 crianças, 50 merendeiras de 13 escolas públicas da cidade de Blumenau/SC. Crescer e Semear’ é um projeto social, sem fins lucrativos, que tem como intuito mudar a EDUCAÇÃO de nossas crianças por meio da ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SABOROSA. Repensar a alimentação, incentivar hábitos saudáveis e, principalmente, ensinar como se alimentar com saúde e qualidade nutricional.

Mais sobre o projeto Cescer e Semear:

‘Crescer e Semear’ é um projeto social, sem fins lucrativos, que tem como intuito mudar a EDUCAÇÃO de nossas crianças por meio da ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SABOROSA. Repensar a alimentação, incentivar hábitos saudáveis e, principalmente, ensinar como se alimentar com saúde e qualidade nutricional. A intenção é ensinar brincando, de uma forma leve, gostosa e divertida!

O que você comeu hoje? Fez uma escolha saudável? Pensou que o que está no seu prato reflete diretamente na sua saúde? E mais, você daria o que está comendo para seu filho ou filha comer? As crianças replicam os hábitos dos adultos e precisamos educá-las quando o assunto é alimentação.

Dados recentes (Outubro/2017) divulgados por especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que 41 MILHÕES DE CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS ESTÃO OBESAS OU ACIMA DO PESO no mundo. No Brasil, a obesidade cresce cada vez mais e preocupa. Dados divulgados pela ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), a obesidade atinge cerca de 15% das crianças brasileiras.

Nós, profissionais que trabalhamos com a saúde, de forma indireta e direta, temos um papel muito importante na promoção da alimentação adequada e saudável. E foi com a preocupação de tornar a alimentação saudável e de qualidade acessível a todos que em 2014 nasceu o PROJETO ‘CRESCER E SEMEAR’.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.