A importância das bananas para America Latina

A república das bananas já foi uma vez uma força poderosa no mundo. Mas, devido a uma série de fatores, ela tem caído de graça nos últimos anos. Vamos dar uma olhada na ascensão e queda da república das bananas.

A república das bananas foi fundada no início do século XIX por Simon Bolívar. Bolívar foi um general venezuelano que desempenhou um papel fundamental na luta do país pela independência da Espanha. Depois de alcançar a independência, Bolívar voltou sua atenção para a criação de um estado sul-americano unificado. Para este fim, ele estabeleceu a República da Grande Colômbia, que incluiu a atual Venezuela, Colômbia, Panamá e Equador.

No entanto, a visão de Bolívar para a Gran Colômbia não se concretizou e o país acabou se dividindo em suas partes constituintes. A Venezuela, sob a liderança de José Antonio Paez, declarou-se uma república independente em 1830. Paez começou a incentivar o investimento estrangeiro na Venezuela e a estabelecer melhores relações com as potências européias. Ele também concedeu concessões a empresas que queriam construir ferrovias e desenvolver outros projetos de infra-estrutura no país.

Um dos mais importantes concessionários foi um empresário americano chamado Minor C. Keith. Keith estava trabalhando na construção de uma ferrovia na Costa Rica quando ouviu falar dos planos de Paez para a Venezuela. Keith obteve uma concessão para construir uma ferrovia de Caracas para Maracaibo, e ele começou a construção em 1881.

Para financiar seu projeto ferroviário, Keith começou a cultivar bananas perto da cidade de Riohacha, na costa colombiana. Ele então vendeu estas bananas para navios que passavam pela área com destino à Europa. O negócio de bananas de Keith foi tão bem sucedido que ele acabou criando a Boston Fruit Company – conhecida como United Fruit – para supervisionar suas operações.

O negócio de bananas de Keith continuou a prosperar e a United Fruit rapidamente se tornou uma das empresas mais poderosas da América Latina. Seu domínio foi desafiado em 1911, quando um terremoto destruiu grande parte de Caracas, incluindo a ferrovia de Keith. Em resposta, a United Fruit construiu uma nova ferrovia – a Panamá Railway – que atravessava o Panamá de costa a costa. Esta nova ferrovia aumentou a eficiência da United Fruit e cimentou sua posição como uma das potências econômicas preeminentes na América Latina.

A República das Bananas já foi uma vez uma força poderosa na América Latina. Mas devido a uma combinação de fatores – incluindo instabilidade política, desastres naturais e concorrência de outras empresas frutícolas – ela caiu de graça nos últimos anos. Embora ainda existam muitas plantações de banana na América Latina, elas não são mais as potências econômicas que outrora foram.

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