Chef Gute: talento que cruza fronteiras

Chef Gute

O chef Gutembergue de Oliveira é soteropolitano radicado em Brasília. Desde 2016 mora em Miami, nos Estados Unidos. Por aqui, ficou conhecido por comandar o Buffet Oficina do Gourmet, que foi criado em 1994. Já na terra do Tio Sam, ganhou o título de #melhorchefdemiami e foi muito bem acolhido pelos norte-americanos e também pelos brasileiros que decidiram deixar o país.

Responsável pelos cardápios de casamentos, festas de aniversários e demais eventos, ele conquista as pessoas com seu carisma e talento gastronômico. Para o chef Gute, não existem pratos complicados para quem está há anos na cozinha. “A experiência na cozinha, paciência e principalmente amor nos possibilita ter habilidade na hora de preparar um determinado prato”, garante.

Na entrevista a seguir, o banqueteiro fala um pouco sobre essa sua etapa da carreira no exterior:

Chef GuteO que o motivou a deixar o país?
Eu sempre gostei de morar fora: morei na Inglaterra, Paris, Bolívia, Equador. Mas com a situação econômica do Brasil eu não conseguia crescer mais. Não tinha muita escolha de permanecer trabalhando tanto pagando muito impostos.

Tem algum ingrediente brasileiro que vc sente falta e que é mais difícil achar aí nos EUA?
Aqui nos Estados Unidos tem de tudo, temos muitos mercados brasileiros. Para falar a verdade não sinto falta de nada. Claro que há determinados ingredientes como os do Pará que realmente são mais difíceis de serem encontrados. Mas até no Brasil não se encontra em qualquer lugar.

É mais fácil ou mais difícil cozinhar para muitas pessoas?
Bem, para mim não é tão difícil cozinhar para muitas pessoas porque passei anos da minha vida me especializando nisso. Sou um banqueteiro viciado em cozinhar para muitas pessoas. Me especializei nisso.

Chef Gute

Qual a diferença do paladar brasileiro para o norte-americano?
Totalmente diferente. Embora aqui nos Estados Unidos temos todas as gastronomias do mundo, os americanos comem totalmente diferente do resto do mundo. Para começar em quase tudo leva açúcar e é bem acentuado o doce nas comidas. Comem muitas especiarias, além do famoso hambúrguer.

Você faz comida brasileira nos EUA?
Sim, a comunidade brasileira aqui na Flórida é muito grande. Faço feijoada, comida baiana, tudo que comemos aí no Brasil

O que da nossa gastronomia é mais apreciado pelos seus clientes de Miami?
Feijoada. Há uma curiosidade por parte dos americanos em prová-la.

Chef Gute

Você pode elaborar um menu especial para os leitores do nosso site?

Entrada

Salada de Baby Arugula com com bolinhas de queijo de cabras passada em crisp de Parma e molho de frutas vermelhas e Chimichurri de Salsinha

Prato Principal

Camarão ao Chutney de manga acompanhado de risoto de maracujá ao perfume de curry

Sobremesa

Panna Cotta recheada com pera ao molho de frutas vermelhas e creme de Vanilla

Michel Toronaga
Michel Toronaga

Jornalista brasiliense, cinéfilo. Acredita que a comida é uma troca de energia e que a cozinha é o lugar da casa onde todos se tornam iguais. Como parte de sua herança familiar, é fã de curry japonês, embora não abra mão de uma bela farofinha.

18 comentários
  1. Sorte das pessoas que residem em Miami e podem desfrutar das delícias do Chef Gute. Profissional renomado ele tem feito muita falta no Brasil. Com toda sua experiência ele consegue arrancar suspiros com seus pratos deliciosos em cardápios tão bem pensados. Sofisticação e um toque de brasilidade. Chef Gute parabéns pela carreira linda!! Sucesso sempre!!

  2. Chef Gute é um mestre dos sabores. Eu o conheci pelo seu trabalho magnífico. Me considero afortunada por tê-lo conhecido. Um profissional invejável e um amigo querido. Pretendo visitá-lo brevemente. Deus te abençoe Gute. ❤️

  3. Conheço o Chef Gute a 25 anos! O que tenho a dizer a respeito dele? É um Chef extremamente disciplinado, dedicado 100% a cada evento e novos projetos, curioso e sempre disposto a aprender mais, muito criativo (nunca vi ele repetir cardápios e apresentações de pratos em eventos), humilde e de um coração gigante!!
    Não é a toa que alcançou todo esse sucesso em todos os países que aterrissou com suas panelas e receitas (muitas delas tiradas de um “famoso” livro de receitas deixado por sua mãe, guardado a sete chaves)!
    Chef Gute tem todo meu carinho e admiração!!!
    Linda e merecida reportagem!!!

  4. Encantada com a simpatia e talento do famoso “chef Gute”….No Brasil , seu trabalho é muito reconhecido ,e aqui em Miami , em pouco tempo ele já é um sucesso!! Parabéns querido!!! Ainda quero aprender muitas receitas com vc!!

  5. Tenho paixao pela cozinha internacional e tegional do Chefe Gute.
    Todos os eventos em q nós o contratamos ele nos surpreendeu com pontualidade, bom humor, sabores incriveis e convidados maravilhados.
    Como veem4 soy suspeita,fa incondicional!!!!
    Super recomendado…

  6. Tenho paixao pela cozinha internacional e regional do Chefe Gute.
    Todos os eventos em q nós o contratamos ele nos surpreendeu com pontualidade, bom humor, sabores incriveis e convidados maravilhados.
    Como veem4 soy suspeita,fa incondicional!!!!
    Super recomendado…

  7. Sempre que contratamos nosso amado Chefe Gute para nossos eventos, nossa satisfacao e dobrada.
    Fazemos opcoes internacionais ou regionais de cardapios e sempre acertamos para surpreender nossos convidados.
    Com seu bom humor , pontualidade e competencia, td se transforma numa grande e delicioso acontecimento!
    Chefe Gute, nos amamos vc.
    Recomendado com louvor!

  8. Os EUA não ganhou só um chef mas sim um Presente !
    Chef Gute começou sua grande arte logo cedo, ainda um menino.
    Hoje com seus Grandes banquetes Exuberantes vem encantando os grandes paladares…
    Ele com seus conhecimentos sem Fronteiras vem ao longo do tempo executando a arte da culinária com Domínio total e muito Amor o que o diferencia de muitos chefs !!!
    Levando para o mundo e agora para os nossos vizinhos Norte-Americanos as grandes riquezas da culinária Brasileira que se baseia nos grandes banquetes palacianos da Europa ( Portugal ).
    Uma culinária riquíssima e saudável que tem muito a somar nos EUA…
    A Maestria com que ele executa a arte da culinária encanta os paladares do mundo !!!
    Além disso à tira colo o seu grande carísma e idoniedade sem igual, forma este conjunto deste grande ARTISTA !
    Chef Gute já sinto Falta dos seus pratos maravilhosos…
    Um grande beijo e é isto aí mostrando uma das coisas que o Brasil tem de melhor.

  9. Meu amigo , querido , cansou de brilhar e fazer sucesso no Brasil, agora levou todo seu talento e profissionalismo para brilhar nos Eua 🇺🇸 !!
    Parabéns e desejo mais e mais sucesso p vc !!
    🌻🌻🌻💋💋💋

  10. Além de ser meu amigo pessoal, tenho a honra de dizer que esse gênio da gastronomia foi responsável pelo maravilhoso cardápio executado no meu casamento há 11 anos atrás. Até hoje ouço elogios ! Chefe Gute, vc é o melhor!!!!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.