Nestlé e Editora Alaúde lançam livro Comida Caseira

Nestlé e Editora Alaúde lançam livro Comida Caseira

Em 2021, a Nestlé, maior marca de alimentos e bebidas do mundo, completará 100 anos em solo brasileiro. Durante todo esse tempo, a marca foi incansável na busca por produtos e novidades que pudessem estar presentes entre as famílias, criando momentos especiais e contribuindo para um futuro melhor. Os resultados foram inúmeras receitas de norte a sul do Brasil que se misturaram com a história da Nestlé e que agora se materializam num livro de culinária, que poderá acompanhar essas famílias no próximo século.
Comida Caseira, livro que está sendo lançado por Receitas Nestlé, plataforma de conteúdo culinário da marca, foi pensado para atender o apaixonado por gastronomia – aquele que busca desde pratos tradicionais aos mais diferenciados – sem deixar de ser um apoio para quem está se aventurando neste mundo e buscando novidades.

A seleção traz algumas das receitas mais queridas que o brasileiro ama fazer em casa e outras que certamente vão reativar a memória afetiva da comida da família. Além disso, o livro não deixa de trazer outras opções que podem impressionar à mesa, sem perder a praticidade dentro da cozinha. São mais de cem preparos que vão desde opções de café da manhã, almoço e jantar até receitas básicas, lanchinhos, sobremesas especiais e delícias de fim de ano.

Lançamento em parceria com a Editora Alaúde é uma homenagem aos cem anos da Nestlé no Brasil; entre as receitas estão opções clássicas e modernas, todas executadas e testadas por Receitas Nestlé

O processo de curadoria e desenvolvimento do projeto contou com vários culinaristas da Nestlé, envolvidos e apaixonados, que pensaram cada detalhe dessa seleção especial em comemoração ao centenário da marca. Em parceria com a Editora Alaúde, o projeto é uma aposta de Receitas Nestlé para fechar 2020 com sucesso total – já que nesse ano, o canal se reinventou como uma plataforma de experiência e rompeu uma barreira histórica com mais de 120 milhões de acessos no site e chegando ao quarto lugar no ranking de portais de receitas mais acessados do País (dado ComScore).

“2020 foi um ano desafiador em todos os aspectos e sem dúvida nos orgulhamos de poder trazer essa novidade para nossos consumidores que nos pedem há tanto tempo a volta dos nossos livros de receitas. Lançar o Comida Caseira nesse momento é uma grande prova do quanto a trajetória da Nestlé e dos brasileiros se cruzam de fato. São 100 anos de existência, que agora a gente registra em mais de 100 receitas que representam a história de muitas famílias. Essas páginas vão poder acompanhar muitos momentos especiais em mais de 100 anos nos lares do Brasil”, analisa Rafael Nadale, Diretor de Branding e Comunicação da Nestlé.

O livro Comida Caseira estará disponível para venda em todas as principais livrarias físicas e online do Brasil a partir do dia 07/12. O preço médio sugerido é de R$89,90.

SOBRE RECEITAS NESTLÉ

Lançada em 2016, Receitas Nestlé é uma plataforma de conteúdo na qual você encontra receitas testadas e aprovadas para todas as ocasiões, bolsos e nível de conhecimento gastronômico. Os vídeos do portal reúnem dicas e o passo a passo das preparações mais simples até as mais elaboradas. O objetivo é deixar a vida de quem cozinha mais fácil, saborosa, equilibrada e variada.

Para oferecer a experiência completa ao público, o portal conta com serviços para facilitar e melhorar o dia a dia na cozinha. Na função “foodlist”, o consumidor pode criar sua lista de receitas e salvar suas favoritas. Além disso, com a função “o que tem em casa”, o portal sugere uma receita a partir de três ingredientes que o usuário marcou como disponível em sua casa.

Em 2020, a marca apostou em ainda mais conteúdo para seus consumidores, com programas fixos e webséries temáticas no Youtube, um blog hospedado em seu site, estreia do perfil no Tik Tok e diversas ativações nas demais redes sociais que juntas dobraram o número de acessos em relação ao ano anterior e posiciona a marca entre as quatro maiores plataformas de conteúdo culinário do país.

Escola de Humanas lança revista de gastronomia O Bicho Todo

Escola de Humanas lança revista de gastronomia O Bicho Todo

Está disponível para leitura on-line e para download gratuito a primeira publicação da Escola de Humanas. O Bicho Todo é uma revista digital que aborda a alimentação na perspectiva das ciências gastronômicas, como resultado do processo de aprendizagem dos alunos e das alunas do curso livre Comida de Pensar.

Leia on-line ou baixe a revista aqui

A edição é do jornalista, pesquisador e crítico gastronômico Guilherme Lobão, professor do curso. “A revista busca contribuir com o estímulo ao pensamento e à reflexão da nossa relação com a comida, que não pode mais ser vista como uma questão meramente fisiológica”, resume Lobão.

Nesta primeira edição, O Bicho Todo reúne textos dos mais diversos estilos. Há desde uma reportagem memorial a respeito do bode, escrita pelo jornalista Rosualdo Rodrigues; a relatos pessoais, reflexões curtas e textos mais profundos, como a crônica do chef Matheus Zanella acerca da gastronomia nas chapadas e nos baixões dos interiores do Brasil.

Sobre o curso – Comida de Pensar é um curso livre teórico de caráter transdisciplinar, ministrado on-line e ao vivo pelo professor Lobão, doutorando da UnB, recém-chegado ao Brasil de um estágio doutoral na prestigiosa Universidade de Ciências Gastronômicas de Pollenzo, do movimento Slow Food.

O curso busca descortinar a gastronomia a partir das relações da alimentação, da culinária e da nutrição com outros campos do conhecimento das Humanidades, além de incluir referências populares, saberes ancestrais, literatura, cinema e música.

A intenção é engajar estudantes, de curiosos a profissionais da cozinha ou acadêmicos, para a nobre missão de pensar a comida. ​O curso é dividido em três módulos e tem a duração de 24 horas com dois encontros ao vivo semanais de 2 horas cada, sempre às segundas e quartas, nos horários das 14h ou das 19h; ou aos sábados, em sessão única das 9h ao meio-dia.

As aulas também podem ser atendidas por meio da gravação, disponibilizada sempre no dia seguinte. ​

Você pode se inscrever para a aula inaugural do dia 5 de novembro de 2020, às 18h, gratuitamente para receber o link por e-mail na véspera do encontro.

O curso inteiro custa R$ 650 e pode ser adquirido com 30% de desconto até o dia da aula inaugural.

O que está incluso no curso:

  • Duas palestras com outros especialistas
  • Produção de um texto para a revista digital O Bicho Todo
  • Certificado
  • Material didático
  • Plataforma digital de ensino
  • Grupo no Telegram
  • Feedbacks pessoais

 

Comida de Pensar – curso livre on-line
Aula inaugural gratuita: 5 de novembro de 2020
Turmas: Segundas e Quartas, às 14h ou às 19h; Sábados, das 9h às 12h
Preço: R$ 650,00 (com 30% de desconto até 5/11)
Inscrições: www.escoladehumanas.com.br
Contato: [email protected] e 61 98175-3101

Lexus lança livro gratuito com receitas de chefs renomados

Lexus lança livro gratuito com receitas de chefs renomados

Nunca estivemos tanto tempo dentro de casa e após meses em isolamento social, muitos hábitos como o prazer de cozinhar a própria refeição vieram à tona dentro dos lares no mundo todo. Enquanto seguimos nesta situação, para manter corpo e mente sã, nada melhor do que apostar em atividades que podem ser realizadas no conforto do nosso lar e que nos dão equilíbrio e, por que não, maior qualidade de vida.

Pensando nesse cenário, a Lexus Internacional lança Perspectivas Culinárias, seu primeiro livro global digital de receitas. Dividido em dois volumes, o primeiro oferece informações sobre os chefs parceiros da marca que compartilham um menu atraente de receitas com sabores exóticos das regiões leste e austral da Austrália. Cada receita foi degustada em eventos anteriores da Lexus.

Para desenvolver este livro, a Lexus recorreu à experiência do escritor e editor Joshua David Stein, um autor indicado ao James Beard Award, cujo trabalho foi publicado na Best American Food Writing e ex-crítico de restaurantes do Village Voice e New York Observer.

  • Perspectivas Culinárias é uma série com dois volumes que faz parte do programa de mídia social da marca, o Lexus Creates
  • O primeiro volume da série oferece oito receitas deliciosas criadas por chefs parceiros da montadora que podem ser reproduzidas em casa, basta baixar o arquivo disponível no site

Criar pratos e elevar isso à arte culinária é fundamentalmente humano e, em sua execução detalhada, necessita um alto nível de habilidade. Estes são pilares culturais básicos também compartilhados pela Lexus. Seja um iniciante ou um especialista em culinária, a primeira coleção de oito receitas deliciosas é organizada como um menu para uma refeição com vários pratos que envolve diferentes níveis de dificuldade e pode ser dominada no conforto da casa.

“O livro digital Perspectivas Culinárias permite que a marca se conecte com seu público em um tópico que seja de profundo interesse pessoal para eles, enquanto reconhece alguns dos mais talentosos chefs do mundo. Esperamos que nosso público aproveite esta oportunidade para explorar sua própria experiência epicurista”, disse Brian Bolain, gerente geral da Lexus Internacional.

Celebrada por sua defesa de receitas usando ingredientes frescos, locais e de origem responsável e cuja abordagem culinária é inspirada em diversas culturas, sabores e técnicas de todo o mundo, a chef Nyesha J. Arrington contribui para o prefácio do livro de receitas, lembrando-nos do arco mais profundo dos temas culinários comemorando refeições incríveis. Esta passagem resume a maravilha, o deleite e o valor máximo por trás do momento da culinária, obrigando-nos a contemplar o relacionamento de suas partes únicas e a alegria que sua atenção aos detalhes pode proporcionar. Trazer esse nível de alegria está enraizado na antecipação da necessidade e no espírito de hospitalidade da marca Lexus, também conhecido como omotenashi, expressão japonesa que está ligada à cultura da excelência na prestação de serviços.

A primeira receita criada por um dos chefs mais influentes da Austrália, Neil Perry, é o Presunto e Gribiche. Este “amuse bouche” simples e satisfatório foi servido no impressionante LANDMARK by Lexus durante a celebração da Lexus Melbourne Cup de 2019.

O Chicken Meatball hors d’oeuvres, influenciado por técnicas tradicionais japonesas, estética moderna de Melbourne e uma tolerância zero à política de resíduos, foi inventado no moderno restaurante de cozinha japonesa de Yuta e Sharlyn Kobayashi, Eazy Peazy, situado no coração de Melbourne. Os chefs que recriam este prato são incentivados a servi-lo no espeto, um prato de izakaya (lanche japonês) chamado tsukune.

A terceira receita é o Gin Orange Parfait, uma sobremesa refrescante perfeita para os dias quentes de verão, criada pelos chefs Matt Stone e Jo Barrett, co-executivo do Oakridge Restaurant, localizado na mais antiga região vinícola de Victoria, a Yarra Vale.

Para a seleção de sopas do menu, o livro de receitas viaja para o norte, para Cingapura, onde um jovem e talentoso chef Charles Tan desafia os cozinheiros com um aromático Tomyum Chicken Consommé. Este clássico foi servido aos convidados que participaram do evento Lexus LS 30th Anniversary.

Viajando para o noroeste, o menu visita Taiwan para uma receita de peixe. O chef Yang Po-Wei desafia os cozinheiros com uma Mahi-Mahi curada de 48 horas que exige tempo, paciência e precisão. Quando concluído, o prato se transforma em uma obra de arte, atraente para os olhos e paladar.

O primeiro dos dois pratos principais do menu é criado pelo chef Sachie Nomura. Nascido em Aichi, no Japão, mas residente na Nova Zelândia há 20 anos, Nomura é um educador de culinária e um embaixador do washoku (cozinha tradicional japonesa). Seu prato principal, Beef Nigiri, oferece um toque de “o leste encontra o oeste” usando carne grelhada em vez do tradicional peixe cru de alta qualidade. O prato é acompanhado por uma receita de aspargos com gergelim preto.

O prato principal final oferecido no menu viaja ao Japão, a casa da marca de estilo de vida de luxo. Em um esforço colaborativo, os chefs Takeshi Fukuyama e Gaggan Anand reimaginam o Keema Curry e oferecem sua própria interpretação ao prato originário da Índia. Esta receita requintada foi apreciada durante o programa de culinária local da região, DINING OUT with LEXUS, onde os hóspedes experimentam refeições ao ar livre. Os participantes estão imersos em uma luxuosa jornada culinária, redescobrindo os ingredientes, a cultura e as tradições locais de uma nova maneira.

Com o lançamento do Perspectivas Culinárias, a Lexus espera que as histórias e a reflexão por trás da abordagem de cada chef à receita inspirada em ingredientes, geografia e cultura reforcem o valor da criatividade, curiosidade e exploração junto ao seu público. O segundo volume deverá sair em breve e contará com receitas de chefs latino-americanos.

Para ter acesso ao primeiro volume da série Perspectivas Culinárias da Lexus, basta acessar o link e baixar o pdf gratuitamente.

SOBRE O LEXUS CREATES

A iniciativa Lexus Creates é uma série de conteúdos da Lexus. Este programa direcionado à mídia social envolve os participantes em atividades que informam e encantam, com assuntos relacionados ao design e o craftsmanship da marca Lexus. Isso é realizado com a ajuda de diversos parceiros que, por meio de seus talentos únicos, inspiram os participantes a criar, além de elevar o valor de seu ofício.

SOBRE A LEXUS

Desde a sua estreia, em 1989, a Lexus conquistou sólida reputação por seus produtos de alta qualidade e pelo excelente nível de atendimento prestado aos clientes. Em seu início, a Lexus disponibiliza dois sedãs de luxo e seu compromisso com a busca pela perfeição. Desde aquela época, a Lexus tem expandido sua linha de produtos para atender clientes do mercado de luxo em todo o mundo. Atualmente, a marca vai além de sua reputação de veículos de alta qualidade, com a integração de tecnologias inovadoras, como a Lexus Hybrid Drive, que conquistou a liderança no segmento de luxo híbrido. Hoje, a Lexus comercializa em todo o mundo diversas versões de 10 modelos.

Baixe ebook grátis com 70 receitas saudáveis

A feira gastronômica Alecrim - Seleção 3 Talheres terá uma rica programação organizada pelas parcerias com o Senac e o coletivo Brasília Cafeinada

Alimentação saudável entrou no radar de todas as famílias com a pandemia do coronavírus, com a preocupação de incluir os ingredientes que proporcionem melhor imunidade e saúde. É uma boa oportunidade para consumir mais frutas, verduras e legumes que são alimentos essenciais para uma alimentação equilibrada, pois contém vitaminas, minerais, fibras e fortalecem o sistema imunológico.

A PMA Brasil, representante da indústria de FFLV, lança um e-book com 71 receitas fáceis e nutritivas, especialmente elaboradas por 39 empresas associadas. “Agora, mais do que nunca, é importante consumir frutas, legumes e verduras, o que pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico e promover a saúde geral. Além disso, muitas frutas e vegetais frescos comprovaram associação científica com um ou mais dos cinco sistemas de defesa da saúde do corpo”, destaca Cathy Burns, CEO da PMA.

A Doutora em Nutrição, Lara Natacci, faz a apresentação do e-book ressaltando que a OMS recomenda ingestão diária de 400g de FLV e no Brasil consome-se somente 150g. “Para aumentarmos a ingestão, que tal montar o prato de almoço e de jantar considerando metade dele preenchido com verduras e legumes, de 3 cores diferentes? Complemente com fontes de carboidratos e proteínas. No café da manhã e lanches intermediários, ou mesmo na sobremesa, inclua as frutas e legumes. Esse e-book é um passo para estimular a adoção de uma alimentação saudável”, destaca.

O E-book é para ser divulgado por toda cadeia, inclusive inspirando equipes de marketing do varejo em suas campanhas de comunicação com o consumidor final. O e-book de “Receitas Especiais Associados – criado por quem entende de alimento” da PMA Brasil, pode ser baixado gratuitamente no site da entidade.

Sobre PMA

Produce Marketing Association é uma associação global de produtos agrícolas frescos e flores, fundada em 1949, com a missão de conectar os interesses das cadeias produtivas de frutas, flores, legumes e verduras. A entidade conta com 2.900 empresas associadas, 54.000 compradores e fornecedores, em 55 países de cinco continentes. No Brasil, a entidade conta com 96 associados (produtores, distribuidores, fornecedores de produtos/serviços e varejistas).

Cadence lança campanha e ebook grátis com receitas

Salada de Macarrão com atum e rúcula

Segundo a ONU, são desperdiçados um terço dos alimentos produzidos por ano no mundo. Esta perda é responsável por 8% a 10% de todas as emissões de gases de efeito estufa produzidas pelos seres humanos.

Com o objetivo de despertar a conscientização de seus consumidores com relação ao desperdício de alimentos, a Cadence – marca da Newell Brands Brasil e inovadora na fabricação de eletrodomésticos – lança sua campanha “Sabor sem Desperdício – Cozinhando com Consciência”, que incentiva a utilização de 100% dos alimentos no preparo de pratos e receitas.

Para promover a campanha, foi produzida uma webserie com 8 vídeos de receitas preparadas pelo Chef Gabriel Vega do blog Insta Gastronomia, além de um e-book exclusivo que pode ser baixado gratuitamente. “A ideia é que a campanha possa convidar nossos seguidores a prepararem as receitas e marcarem a marca com a hashtag #saborsemdesperdicio”, explica a gerente de marketing da Newell Brands, Flávia Di Celio. “Além disso, a campanha conversa com o nosso público, refletindo a situação que o mundo está passando, promovendo uma mudança positiva e construtiva”.

Divulgada nas redes sociais da Cadence, a campanha foi reunida no hotsite da marca, que também reuni dicas, variadas receitas e informações de todas as ações sociais que a marca apoia, tudo em um único lugar.

Baixe o e-book “Sabor sem Desperdício”.

Editora lança livro de receitas personalizável da Hello Kitty

Editora lança livro de receitas personalizável da Hello Kitty

Nos livros especiais da Dentro da História os pequenos podem se tornar os protagonistas através dos avatares personalizados e interagirem com os personagens em divertidas histórias e aventuras. Neste lançamento viverão aventuras acompanhados por uma das personagens mais fofas do mundo, a Hello Kitty!

Apresentando uma história para ler e depois preparar delícias em família, o novo livro coloca as crianças em contato com o universo da culinária em uma narrativa divertida. Ensinando uma deliciosa receita de bolo de cenoura com calda de chocolate, o título transmite aos pequenos conceitos básicos da ciência, além de estimular habilidade de escuta e de imitação de entonações da história.

Agregando mais uma personagem icônica ao seu catálogo,a Dentro da História lança ‘’Cozinhando com Hello Kitty ’’. Assim como os demais títulos da plataforma, a novidade coloca as crianças em contato com uma experiência divertida e educativa, dessa vez, por meio de uma narrativa deliciosa: na cozinha da personagem, os pequenos aprenderão como fazer um bolo de cenoura com calda de chocolate.

Aprendizado + Diversão

De forma lúdica, além de se divertir com a Hello Kitty, a criança também aprenderá sobre ciência, já que para fazer a receita é preciso entender sobre medidas, tempo, cores, números, assim como processos de misturas e transformação de materiais. Com narrativa que envolve práticas na cozinha, as crianças também poderão desenvolver habilidades de escuta e entonações com a leitura.

Na prática! Experiência em família

Após conhecer uma história cheia de aprendizados ao lado da personagem, a criança poderá colocar o que aprendeu em prática, ao lado de seus familiares, colocando a “mão na massa” para preparar um bolo de verdade.

Personalização e protagonismo!

Contribuindo com o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança,a Dentro da História possibilita a criação de um avatar para que a criança se torne personagem do livro. Através da plataforma é possível criar o personagem para a criança com suas características físicas, como tom de pele, cabelo, olhos, roupinhas e sapatos. Com isso, o pequeno se torna protagonista ao lado de seus personagens preferidos.

O lançamento pode ser adquirido por R$ 69,90 + frete no site.

E-book gratuito sobre congelamento de alimentos

E-book gratuito sobre congelamento de alimentos

O período de isolamento social por conta da Covid-19 fez com que todas as refeições passassem a ser realizadas dentro de casa. Mas para conservar alimentos in natura e os preparados por um longo período, o uso da técnica de congelamento é cada vez mais recomendado. Pensando nessa necessidade, a Sodexo Benefícios e Incentivos acaba de lançar o e-book ‘Congelamento de Alimentos’, mais uma iniciativa de seu Programa Viver Bem.

Totalmente gratuito, o e-book ensina a fazer a higienização adequada dos alimentos, quais podem e não podem ser congelados e o passo a passo para que sejam conservados sabor, cor, textura e o mais importante: todas as suas propriedades nutritivas.

A técnica de congelamento que o e-book aborda vai desde frutas, verduras, carnes, peixes, ovos, laticínios, tortas, doces, salgados, arroz, feijão até temperos. O arquivo completo pode ser baixado aqui.

Culinária tradicional sergipana no livro Panela Sergipana

Culinária tradicional e rural sergipana é retratada em livro que resgata alimentos esquecidos e histórias de quem preserva essas comidas

“Comida enquanto manifestação da cultura compõe nossa identidade e nos singulariza. É ela que ocupa lugar nas lembranças dos mais velhos e pode ser repassada como objeto cultural aos mais jovens”, afirma a pesquisadora Paloma Naziazeno, que lança o livro Panela Sergipana: sabores da terra de araras e cajus no dia 21 de abril, às 17h, no projeto virtual Quanto mais a prosa invade, mais a poesia resiste – um bate-papo realizado pelo curso de Jornalismo Gastronômico, de Juliana Dias e Juliana Venturelli. A conversa será realizada por meio da plataforma Zoom, podendo participar 100 pessoas. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para: [email protected].

Foram dois anos de pesquisas e mais de dois mil quilômetros entre idas e vindas por todo estado de Sergipe para que Panela Sergipana ficasse pronto. O livro, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018, foge dos modelos já conhecidos de receitas e resgata alimentos esquecidos, memórias e valoriza a história da gastronomia sergipana como patrimônio imaterial. O volume também conta com o trabalho da fotógrafa documental Melissa Lee Warwick, produzindo material fotográfico acerca dos alimentos e das pessoas que os cultivam, e da chefe de cozinha Seichele Barboza, que ressignifica os ingredientes, assinando 14 receitas, trazendo-os para a linguagem gastronômica contemporânea.

“Sergipe é, em sua origem, patriarcal e ruralista, o menor estado da federação, mas com muita identidade”, fala Paloma. Desta forma, Panela Sergipana preenche uma lacuna no que tange à publicação de obras voltadas para a peculiaridade da culinária alternativa de comunidades rurais sergipanas. Dá voz aos excluídos da história, mas que mantém tradições seculares no manuseio e preparação de receitas não mais presentes no cotidiano alimentar de núcleos urbanos mais desenvolvidos.

O projeto Panela Sergipana: sabores da terra de araras e cajus, de Paloma Naziazeno e selecionado pelo Rumos Itaú Cultural, salvaguarda o saber fazer de antigos alimentos que povoavam as mesas dos sergipanos do campo. Uma velha dieta cotidiana, intrinsecamente  ligada à terra, que se fazia presente inclusive na capital

Foram 12 municípios percorridos dentro de outro Sergipe, mais profundo, agora visto pela comida. Paloma escolheu entrar no mato e nas cozinhas, sentar-se ao lado das pessoas que habitam o sertão sergipano. Várias abriram suas casas, contaram sobre suas vidas, mostraram suas terras e preciosidades que brotavam nelas. “Ouvi um a um, com calma e sentidos aguçados, fui levada a me conhecer através deles”, conta a autora. “Lembrei de vó, das tias velhinhas, do tempo de mãe que contava sobre uma outra Aracaju. A comida nos identifica”, diz.

“O sociólogo Maurice Halbwachs disse que a memória além de individual, é um fenômeno social e/ou coletivo. Pude resgatar memórias que demarcam uma identidade, um tempo, um gesto, cheiros”, continua Paloma. “Quando resgatamos histórias sobre comida nunca é somente a comida, vem a memória afetiva e tudo o que nos torna daquele lugar, o que diferencia o eu do outro.”

As cidades foram escolhidas justamente por causa dos alimentos pesquisados e, mesmo assim, alguns lugares originais que estavam no projeto foram cortados do resultado, pois os alimentos estudados não existiam mais. No livro, entraram 15: Maxixão, Major Gomes, Caboge, Pirambeba, Saburica, Café de Quiabo, Cacto Cabeça de Frade, Cambucí, Umbucajá, Maracujá de Trovoada, Coalhada de pepino, Cuminho, Bufú, Maniçoba, Cachaça de Capela – a tradicional cachaçaria artesanal sergipana, entra no livro, mostrando as formas de cultivá-la e maneiras de pô-la à mesa.

Lista de municípios visitados e suas comidas

  • Comunidade Quilombola Sítio Alto-Simão Dias: Maracujá de Trovoada
  • Ilha das Flores: Cambuí
  • Betume, Neópolis: Maxixão e Coalhada de pepino
  • Lagarto: Maniçoba
  • Canindé do São Francisco: cacto Cabeça de Frade
  • Aracaju: Cominho, Major Gomes
  • Rezina, Brejo Grande:  Peixe Pirambeba
  • Cedro de São João: saburica, espécie de camarão, e caboge, um peixe
  • Assentamento Amargosa 2, Poço Verde: doce da bufú
  • Capela: cachaça artesanal de Capela
  • Aquidabã: café de quiabo
  • Assentamento Jacaré-Curituba, Poço redondo: umbu-cajá
  • Neópolis e Aracaju: dicuri

Jornalismo Gastronômico

O curso de Jornalismo Gastronômico foi criado pela jornalista Juliana Dantas e é ministrado, além dela, pela professora Juliana Venturelli – as “Jus”. O currículo das aulas, mescladas em teoria e prática, une comunicação, cultura e educação. Os principais temas abordados são contextualização sócio-histórica do campo do jornalismo gastronômico, ciências sociais e humanas no campo da alimentação, literatura e gastronomia, alimentação e transdisciplinaridade, estudos de caso de festivais gastronômicos, métodos de pesquisas no campo da alimentação, oficinas audiovisuais e atividades de campo – como coletiva de imprensa, reportagem, cobertura de evento.

 Itaú Cultural digital

Neste período de suspensão de atividades presenciais em sua sede, o Itaú Cultural está ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.

Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Nesta edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros.

 

Lançamento do Livro Panela Sergipana: Sabores da terra de araras e cajus
De Paloma Naziazeno
Dentro do projeto virtual Quanto mais a prosa invade, mais a poesia resiste
Pelo curso de Jornalismo Gastronômico, de Juliana Dias e Juliana Venturelli
Dia 21 de abril de março (terça-feira) Às 17h
Inscrições antecipadas: [email protected] (colocar nome e telefone)
100 pessoas
Local: plataforma Zoom
Duração: 3 blocos de 20 minutos cada
Mais informações:
Instagram: @palomanaziazeno: https://www.instagram.com/p/B-Kf_xKhVAP/
@jornalismo.gastronomico: https://www.instagram.com/p/B-IRsGkJB7z/

Lançamento do livro Panela Sergipana: sabores da terra de araras e cajus

Rumos Itaú Cultural: lançamento online com bate-papo livro que resgata alimentos e receitas de comunidades rurais sergipanas

Estão abertas as inscrições para participar, via plataforma Zoom, do lançamento do livro Panela Sergipana: sabores da terra de araras e cajus, da pesquisadora Paloma Naziazeno, que acontece no dia 21 de abril, às 17h, dentro do projeto virtual Quanto mais a prosa invade, mais a poesia resiste. Na ocasião, acontecerá um bate-papo, realizado pelo curso de Jornalismo Gastronômico, de Juliana Dias e Juliana Venturelli. Para participar, é só enviar um e-mail para: [email protected].

A obra, contemplada pelo Rumos Itaú Cultural, foge dos livros já conhecidos de receitas e resgata alimentos esquecidos, memórias, valoriza a história da gastronomia sergipana como patrimônio imaterial, preenchendo uma lacuna de publicações voltadas para a peculiaridade da culinária alternativa de comunidades rurais. Panela Sergipana trás tradições seculares no manuseio e preparação de receitas não mais presentes no cotidiano alimentar de núcleos urbanos mais desenvolvidos.Foram percorridos 12 municípios sergipanos, vistos pelo ponto de vista da comida. As cidades foram escolhidas justamente por causa dos alimentos pesquisados e, mesmo assim, alguns lugares originais que estavam no projeto foram cortados do resultado, pois os alimentos estudados não existiam mais.

O volume também conta com o trabalho da fotógrafa documental Melissa Lee Warwick, produzindo material fotográfico acerca dos alimentos e das pessoas que os cultivam, e da chefe de cozinha Seichele Barboza, que ressignifica os ingredientes, assinando 14 receitas, trazendo-os para a linguagem gastronômica contemporânea.

A história da França contada por meio da Gastronomia

A história da França contada por meio da Gastronomia

É incrível como a culinária pode dizer tanto sobre uma nação, explicar seus hábitos e contextos históricos. Por isso, temperos, aromas e sabores são muito mais que simples termos do vocabulário de um chef estrelado. “A Deliciosa História da França”, lançamento da editora Seoman, mostra, justamente, como se deu esse percurso no país reconhecido pelas suas centenas de queijos e vinhos. Ao investigar as origens de diversos alimentos típicos franceses, os autores fazem um passeio diferente e agradável pelo panorama histórico da França.

Escrito pelo casal Stéphane Rénault, um especialista em queijos franceses, e Jeni Mitchell, uma intelectual norte-americana, Ph.D, o livro nasceu da vontade de ambos em reunir narrativas em torno da alimentação quando Stéphane passou a apresentar as variedades de queijos para Jeni e a descobrir mais novidades sobre essas iguarias.

Livro revela as origens por trás dos mais famosos pratos e bebidas da culinária francesa

Para desenvolver esta obra, o casal visitou restaurantes, se debruçaram sobre livros de referência e em diversas pesquisas. Em “A Deliciosa História da França”, o leitor descobrirá, por exemplo, que antigamente os cidadãos franceses preferiam a cerveja ao vinho, que os gauleses foram os responsáveis para trazer para o país o barril de madeira – sem o qual não poderíamos apreciar muitas bebidas alcóolicas do modo como fazemos hoje –, que, desde o reinado de Carlos Magno, a apicultura era um grande investimento e que cozinhar com manteiga era considerado hábito dos bárbaros e incivilizados.

Ao longo do texto, carregado de muito humor, os autores apresentam os ancestrais gauleses, a dominação romana, os ataques dos vikings, entre outras importantes passagens históricas da França, para detalhar a origem de diversos insumos gastronômicos.

Mostram, nessa trajetória, diversas curiosidades, entre as quais: como o cassoulet ajudou os franceses a vencerem uma guerra, como o crepe (sim, o crepe) derrotou Napoleão, além das origens de queijos famosos como o Roquefort, o Camembert e o Chabichou, sem esquecerem também da história por trás do surgimento de vários tipos de vinhos, do croissant e do absinto, é claro.

Uma obra que nos dá vontade de viajar e desvendar não só os sabores das grandes cidades, mas, também dos pequenos vilarejos. “A Deliciosa História da França” é uma leitura surpreendente até para os mais experientes amantes da culinária e da cultura europeia.

ELOGIOS AO LIVRO:

“Há aqui tanta informação deliciosa sobre a cozinha, a história e a cultura da França, que você se sentirá tentado a avançar com rapidez. Não faça isso! Tal como ocorre com pratos requintados, vinhos soberbos e boa conversa, o maior prazer está em seguir a orientação do autor e saborear este livro aos poucos, degustando linha por linha. ” – Dorie Greenspan, autora best-seller do New York Times e escritora premiada de Around My French Table e Dorie’s Cookies

“Os franceses já terão feito alguma coisa que não fosse motivada, de uma maneira ou de outra, por sua busca por boa comida? Parece que não. E para mim é quase impossível imaginar um ângulo mais fascinante ou excitante para visualizar a história da França do que o adotado por este livro maravilhoso. ” – Clotilde Dusoulier, autora de Tasting Paris: 100 Recipes to Eat like a Local

“Quem diria que um garfo teria tanta relação com uma baioneta? Da introdução do vinho na Gália pelos romanos até o suprimento de crepes feito por Napoleão antes de invadir a Rússia, A Deliciosa História da França oferece um meio fascinante de explorar as origens das tradições culinárias francesas. Divertido e historicamente bem pesquisado, este livro saboroso o fará querer assaltar a geladeira após a leitura, ou mesmo visitar o bistrô mais próximo da sua casa em busca de uma satisfação ainda maior que esta divertida leitura. ” – Jean Lopez, fundador e editor-chefe de Guerres & Histoire

Sobre os autores:

STÉPHANE HÉNAUT foi criado em Frankfurt (Alemanha) e Nantes (França), antes de se mudar para Londres (Inglaterra) e iniciar uma abrangente carreira culinária. Trabalhou, inclusive, na fromagerie da Harrods e preparou pratos para os banquetes do prefeito de Londres. Depois, voltou com a família para Nantes, onde vendia legumes exóticos em uma fruiterie francesa, antes de entrar para uma das mais requintadas fromageries de Berlim.

JENI MITCHELL passou boa parte de sua vida adulta em Washington, DC, nos Estados Unidos, trabalhando como pesquisadora e editora de assuntos estrangeiros, antes de se mudar para Londres e iniciar seu curso universitário. Conheceu Stéphane no primeiro dia em Londres; quatro anos depois, casaram-se. Tem PhD em Estudos Militares pelo King’s College London, onde é professora-assistente em Guerra Civil, Insurreição e Rebelião.

Sobre o Grupo Editorial Pensamento:

Mais que livros, inspiração!

Desde 1907, o Grupo Editorial Pensamento publica livros para um mundo em constante transformação e aposta em obras reflexivas e pioneiras. Na busca desse objetivo, construímos uma das maiores e mais tradicionais empresas editoriais do Brasil. Hoje, o Grupo é formado por quatro selos: Pensamento, Cultrix, Seoman e Jangada e possui em catálogo aproximadamente 2 mil títulos, publicando cerca de 80 lançamentos ao ano. Ao longo de sua trajetória, o Grupo Editorial Pensamento aposta em mensagens que procuram expandir o corpo, a mente e o espírito. Mensagens que emanam energia positiva e bem-estar. Mensagens que equilibram o ser. Mensagens que transformam o mundo.

 

Livro: A Deliciosa História da França
Autores: Stéphane Hénaut e Jeni Mitchell
Editora: Seoman
Páginas: 416
Preço: R$ 64,00
Para mais informações e entrevistas com os autores:
Marcelo Boero - [email protected] - (11) 99603-2034