Os Riscos à Saúde do Açúcar Refinado

Montinho de Açúcar sendo colocado sopre a mesa. Os riscos do açúcar refinado. Como substituir o acucar.

Você pode se surpreender ao saber o quanto de açúcar você está comendo diariamente. Ele pode estar escondido em todos os tipos de alimentos, desde molhos para salada e pão até molho para macarrão e suco de frutas. De fato, um adulto médio consome cerca de 17 colheres de chá de açúcares todos os dias, o que perfaz um total de25 Kg por ano! E grande parte disso é refinado, que é ainda mais prejudicial à saúde.

[lwptoc]

Veja aqui mais de perto alguns dos riscos associados ao açúcar refinado.

Ganho de peso

Um dos riscos mais conhecidos do consumo de açúcar refinado em excesso é o ganho de peso. Quando você come alimentos doces, seus níveis de açúcar no sangue sobem e depois caem rapidamente, deixando cansado. Isto pode levá-lo a comer demais e fazer más escolhas alimentares ao longo do dia. Com o tempo, isto pode levar a um ganho de peso.

Pressão arterial alta e doença cardíaca

Outro sério risco associado aé a alta pressão sanguínea, que pode levar a doenças cardíacas. Quando você come alimentos ricos em açúcar, seu corpo libera insulina para ajudar a processá-la. Isto pode fazer com que sua pressão arterial suba e contribuir para o desenvolvimento da placa nas artérias, o que pode eventualmente levar a um ataque cardíaco ou derrame.

Diabetes

O açúcar refinado também pode contribuir para o desenvolvimento da diabetes. Quando você come alimentos adocicados, seu corpo libera insulina para ajudar a processá-la. Entretanto, se você comer muitos alimentos adocicados, seu corpo torna-se resistente à insulina, o que pode eventualmente levar ao diabetes tipo 2.

Cáries e doenças gengivais

Você não só corre risco de ganho de peso e problemas de saúde crônicos quando consome muito açúcar refinado – você também corre o risco de cáries e doenças gengivais. Isso porque ele alimenta as bactérias da boca, o que pode levar a cavidades e doenças gengivais. Para evitar estes problemas, certifique-se de escovar os dentes regularmente e consulte seu dentista para check-ups regulares.

Como você pode ver, há muitos riscos sérios associados ao consumo de açúcar refinado em excesso. Se você estiver preocupado com a ingestão de açúcar refinado, considere conversar com um dietista ou nutricionista registrado que possa ajudá-lo a desenvolver um plano alimentar saudável que atenda às suas necessidades individuais.

 

acucar

Como substituir o açúcar branco

Há muitas maneiras de substituir o açúcar branco por um açúcar mais saudável. Você pode usar mel, xarope de bordo (maple syrup ou xarope de ácer) ou néctar de agave (xarope de agave ou xarope maguey) como adoçante nas receitas. Você também pode usar edulcorantes naturais como stevia ou extrato de frutas.

Para comer menos açúcar, você pode tentar evitar alimentos, como doces e refrigerantes. Você também pode se certificar de incluir muitos alimentos saudáveis em sua dieta, como frutas e vegetais. Você pode precisar fazer algumas mudanças em sua dieta e estilo de vida. Tente também substituir alimentos ultraprocessados, que muitas vezes contêm altos níveis de açúcar.

Se você estiver lutando para parar comer melhor, fale com seu médico ou com um nutricionista. É importante compreender que o poder aditivo dos adoçantes e o estilo de vida moderno, muito acelerado e com muitos alimentos açúcarados prátios e disponíveis a um preço baixo, cuidar da saúde é muito mais difícil que antigamente. Lembre-se que você não precisa enfrentar nenhum obstáculo sozinho. Seus médicos podem ajudá-lo a criar um plano que se adapte às suas necessidades individuais e ao seu estilo de vida.

Comer menos açúcar pode ser um desafio, mas vale a pena para sua saúde. A redução da ingestão de açúcar pode ajudá-lo a reduzir o risco de desenvolver obesidade, diabetes tipo 2 e outras doenças crônicas.

 

6 Dicas para ter uma vida mais saudável

Preparamos uma lista com 6 hábitos que lhe ajudaram ter uma vida mais saudável e a reduzir de peso:

– Convide comer alimentos processados, que contêm altos níveis de açúcares.

– Substitua os alimentos açucarados por alternativas mais saudáveis, como mel, xarope de bordo ou agave.

– Inclua frutas e vegetais em sua dieta diária.

– Beba água em vez de refrigerantes ou sucos industrializados.

– Mastigue bem seus alimentos antes de engolir.

– Faça exercícios regularmente.

 

doce

O risco dos alimentos ultraprocessados

Quando você está tentando comer saudável, é importante estar ciente de todas as fontes potenciais de açúcar em sua dieta. Muitas pessoas assumem que doces e frutas são os únicos alimentos que o contém, mas a verdade é que alimentos processados e industrializados podem ter tanto – se não mais – açúcar quanto alguns tipos de doces. Na verdade, alguns alimentos processados e industrializados podem ser terríveis para sua saúde, mesmo que não tenham sabor doce.

Um dos maiores problemas com os alimentos processados e industrializados é que eles estão muitas vezes cheios de açúcares. Embora o açúcar seja natural e necessário para que nosso corpo funcione adequadamente, ingerir de muito pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e cáries.

Os alimentos ultraprocessados frequentemente têm adicionado açúcares e outros químicos e conservantes, que são particularmente prejudiciais à nossa saúde. Os açúcares adicionados são definidos como qualquer forma de adoçar ou xaropes que são acrescentados aos alimentos durante o processamento ou preparação.

Esses açúcares não fornecem nenhum valor nutricional e podem contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas. De fato, a American Heart Association recomenda que as pessoas não consumam mais do que 6 colheres de chá (24 gramas) ao dia. O que é mais difícil do que parece porque até mesmo o pão (de cada dia) ou o molho de tomate são adoçados.

Muitas pessoas não se dão conta da quantidade de açúcar em seus alimentos ultraprocessados favoritos porque nem sempre está listado nos rótulos nutricionais. No entanto, há algumas maneiras de dizer se um alimento é prejudicial. Primeiro, verifique a lista de ingredientes – se o açúcar é um dos primeiros ingredientes, é provável que o alimento seja muito calórico.

Segundo, procure por qualquer tipo de xarope na lista de ingredientes, pois estes também são geralmente piores. Finalmente, verifique no rótulo nutricional o “% de valor diário” – um alimento com 5% ou menos é considerado baixo em açúcar enquanto um alimento com 20% ou mais é considerado alto.

Alimentos ultraprocessados podem ser terríveis

Além de serem carregados com açúcar, muitos alimentos ultraprocessados também podem ser terríveis para sua saúde, graças ao seu alto teor de gordura. Muitas carnes processadas como bacon e salsicha, por exemplo, são ricas em gordura saturada – o tipo de gordura que pode elevar seus níveis de colesterol e aumentar seu risco de doenças cardíacas.

Outros alimentos processados como batatas fritas e bolachas muitas vezes contêm gorduras trans – um outro tipo de gordura que pode elevar seus níveis de colesterol e aumentar seu risco de doenças cardíacas. De fato, as gorduras trans são tão prejudiciais à nossa saúde que a FDA americana as proibiu de serem usadas na produção de alimentos.

No entanto, as empresas ainda estão autorizadas a vender produtos que contenham gorduras trans e elas vão seguir usando materias ruins para o corpo porque isso barateia o preço de fabricação. Portanto, certifique-se de verificar cuidadosamente os rótulos nutricionais quando estiver comprando – se um produto contiver gorduras trans, coloque-o de volta na prateleira!

Alguns alimentos industrializados podem parecer inofensivos porque não têm sabor doce, mas na verdade carregados com ingredientes que podem afetar negativamente sua saúde. Na próxima vez que você estiver no mercado, dê uma olhada nos rótulos nutricionais antes de colocar alimentos em seu carrinho de compras – o seu corpo e sua família lhe agradecerão!

Deixe um comentário