3 Talheres - Gastronomia na Capital

Como foi inventado o vinho?

Redação

Como foi inventado o vinho? – Uma Breve História da Bebida Favorita do Mundo

Poucas coisas são mais evocativas do que um copo de vinho. A visão, o cheiro e o sabor de uma boa garrafa podem nos transportar para lugares e épocas diferentes. Quer estejamos saboreando um copo de tinto com uma refeição saborosa ou bebendo um rosé espumante em uma festa de verão, o vinho está sempre presente para dar um toque de requinte. Mas você já parou para se perguntar como surgiu essa adorada bebida? Continue lendo para saber mais sobre a história do vinho e como ele veio a ser uma parte tão importante de nossas vidas.

As primeiras provas da produção de vinho vêm dos georgianos, que estavam produzindo vinhos em 8.000 a.C. Estes primeiros vinicultores utilizavam recipientes de barro chamados qvevri para fermentar seus vinhos. Os qvevri eram enterrados no subsolo, o que ajudava a mantê-los a uma temperatura constante. Os georgianos pisavam as peles das uvas com seus pés para liberar o suco, que depois era deixado a fermentar por vários meses antes de ser consumido.

Rapidamente alguns milhares de anos, e vemos as primeiras evidências da viticultura, ou cultivo da uva, no mundo antigo. Os egípcios cultivavam uvas já em 3.000 a.C., e as utilizavam não apenas para fazer vinho, mas também para passas, vinagre e até mesmo remédios. Por volta de 1.500 a.C., os minoanos migraram para a Grécia atual e trouxeram a viticultura com eles. Não demorou muito para que os gregos começassem a produzir seus próprios vinhos utilizando castas indígenas como Assyrtiko e Xerthimi.

A produção de vinho se espalhou por todo o Mediterrâneo durante o Império Romano. Graças às extensas redes comerciais dos romanos, o vinho se tornou amplamente disponível em toda a Europa. E à medida que o cristianismo começou a se espalhar pelo continente, o vinho se tornou uma parte importante das cerimônias religiosas. De fato, só mais tarde é que o vinho começou a ser visto como uma bebida puramente recreativa.

Hoje, o vinho é apreciado por pessoas de todo o mundo. Seja bebendo um copo de pinot noir em um restaurante chique ou desfrutando de uma caixa de Franzia com nossos amigos em um churrasco no quintal, o vinho se tornou parte integrante de nossas vidas. Da próxima vez que você levantar um copo, reserve um momento para pensar sobre toda a história que foi feita desde aqueles primeiros vinicultores georgianos pisados em peles de uva há milênios. Saúde!

Deixe um comentário